Tudo sobreOscar 2021

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood entrega anualmente o maior prêmio da indústria do cinema de Hollywood, o Oscar.

Este ano, o cenário da pandemia de Covid-19 que afetou o cinema também levou a uma lista de indicados dominada por serviços de streamings e cheia de diversidade étnica e de gênero, com filmes como NomadlandMinariJudas e o Messias Negro etc.

História do Oscar

Oscar é o mais conhecido e cobiçado prêmio do cinema hollywoodiano. Oferecido anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (no original: Academy of Motion Picture Arts and Sciences ou AMPAS) desde 1929, o prêmio foi uma idéia de Louis B. Mayer, chefe do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM). No primeiro ano, os ganhadores do troféu iam para a noite de cerimônias já sabendo quem tinha ganhado em cada categoria. Depois, a Academia passou a liberar os vencedores para a imprensa, que poderia estampar suas manchetes na manhã seguinte. Mas tudo mudou depois que o Los Angeles Times publicou a lista antes da premiação, estragando as surpresas. E assim, desde 1941, os envelopes são abertos apenas na cerimônia de entrega dos prêmios.

A votação é feita em dois turnos. No primeiro membros da Academia, pessoas ativas no processo de produção de cinema, votam dentro da sua área de atuação e têm direito a um voto também na categoria Melhor Filme. É daí que saem os indicados. Com a lista de candidatos em mãos, os jurados recebem cédulas de votação que vão decidir os ganhadores.

Para ser elegível ao prêmio, em geral o filme deve ter ao menos 40 minutos (exceto nas categorias de curtas-metragens), ser exibido em Los Angeles entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro e ter cópias em 35mm ou 70mm ou digitais de 24 ou 48 quadros por segundo. No entanto, a pandemia de Covid-19 levou a Academia a adotar mudanças para 2021: pela primeira vez desde o sexto Oscar, filmes de dois anos diferentes poderão concorrer, com o período de elegibilidade se estendendo de 1º de janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021.

Ainda, com o fechamento de cinemas de Los Angeles - onde filmes precisavam ser exibidos para se tornarem elegíveis ao Oscar - as regras de lançamento também mudaram. Este ano, filmes que estrearam em drive-ins, e longas que pretendiam ser lançados nos cinemas mas foram impedidos e portanto disponibilizados diretamente em formato digital também poderão concorrer.

As duas alterações são temporárias, implementadas apenas pelo impacto da pandemia de Covid-19.

Ganhadores do Oscar

Oscar 2010 | Oscar 2009 | Oscar 2008 | Oscar 2007 | Oscar 2006 
Oscar 2005 | Oscar 2004 | Oscar 2003 | Oscar 2002 | Oscar 2001

Indicados ao Oscar 2021

Últimas notícias de Oscar 2021

últimas notícias

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.