Por Nomadland, Chloe Zhao se torna 2ª mulher a levar o Oscar de Melhor Direção

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

Por Nomadland, Chloe Zhao se torna 2ª mulher a levar o Oscar de Melhor Direção

Diretora chinesa comandará Os Eternos, vindouro longa do Marvel Studios

Julia Sabbaga
25.04.2021
21h58
Atualizada em
26.04.2021
01h06
Atualizada em 26.04.2021 às 01h06

Chloe Zhao levou o Oscar de Melhor Direção por seu trabalho em Nomadland na cerimônia da 93ª edição do Oscar. A diretora chinesa, primeira mulher não branca a ser indicada na categoria, também foi a primeira mulher a receber quatro indicações no mesmo ano, nas categorias de Direção, Montagem, Roteito Adaptado e Melhor Filme.

Com a estatueta, Zhao se tornou a segunda mulher na história do Oscar a levar o prêmio - depois de Kathryn Bigelow levar a categoria em 2010 - além de ser a primeira mulher não-branca com o Oscar de Melhor Direção. 

Chegando em sua 93ª cerimônia em 2021, o Oscar só havia indicado cinco diretoras em melhor direção. São elas Lina Wertmüller por Pasqualino Sete BelezasJane Campion por O PianoSofia Coppola por Encontros e DesencontrosGreta Gerwig por Lady Bird: A Hora de Voar e Bigelow, que venceu a categoria em 2010 por Guerra ao Terror.

Este ano, pela primeira vez, duas mulheres foram indicadas no mesmo ano. Zhao concorria ao lado de Emerald Fennell, diretora de Bela Vingança.

Nomadland está atualmente em pré-estreia no Brasil, e tem previsão de lançamento nos cinemas do país em 29 de abril

A 93ª edição do Oscar acontece neste final de semana, elegendo os melhores filmes lançados em 2020. Confira a live do Omelete no YouTube, além da cobertura no Instagram, Twitter e Facebook.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.