Foto de Game of Thrones

Créditos da imagem: Game of Thrones/HBO/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Game of Thrones | Emoção, lágrimas e o último dia de gravações

Conversamos com parte do elenco da série em Londres

Camila Sousa
20.03.2019
16h47

Quando a última temporada de Game of Thrones começar a ser exibida em 14 de abril, os fãs iniciam a despedida dos personagens que acompanharam durante tantos anos. Mas meses antes disso, os próprios atores precisaram dar adeus aos habitantes de Westeros e Essos, fosse pela morte do personagem, ou apenas pelo fim da história em si.

Durante nossa entrevista com o elenco em Londres, Liam Cunningham, intérprete de Sor Davos Seaworth, afirmou que a despedida foi emocionante e estranha: “Tivemos muitas últimas vezes, o que foi bem estranho. E o último dia foi como estar na frente de um trem, não dava para evitar. Todo mundo estava chorando. Todos sabíamos que aquele momento era único e que não faremos nada como isso de novo”.

Para alguns atores, o adeus foi ainda mais intenso por conta da indefinição de seus personagens na sétima temporada. Esse foi o caso de Kristofer Hivju, que faz o papel de Tormund: “Tudo poderia acontecer [com Tormund]. Para mim, o último dia de filmagem foi incrível, minha esposa começou a chorar e eu pensei ‘por que ela está chorando?’. Durante seis anos ficamos em Belfast e na Islândia, e quando você tem uma família como eu, nós fazemos isso juntos. É um período da sua vida que acaba, mas foram anos de um trabalho duro e divertido, então quando você entrega tudo, é um bom jeito de terminar”.

Maisie Williams, a Arya Stark, cresceu no set de Game of Thrones e por isso sua despedida teve uma sensação diferente. Atualmente com 21 anos, a atriz compara o término da série com a escolha da carreira para a maioria dos jovens. “Muitas pessoas com a minha idade estão terminando a universidade e tomando grandes decisões de vida, então esse é um momento realmente muito bom para mim. Olho para os lados e para os meus amigos e ninguém sabe o que está fazendo, então está tudo bem. E eu realmente gosto de ter esse tempo para pensar no que farei em seguida. Mas, em termos de encerrar a série, é realmente triste, mas necessário”.

Christie e a difícil despedida de Brienne

Foto de Game of Thrones
Game of Thrones/HBO/Divulgação

Carice van Houten, a Melisandre, e Gwendoline Christie, a Brienne de Tarth, tiveram experiências parecidas em seus últimos dias no set. Ambas acharam que o término seria tranquilo, mas ficaram emocionadas quando chegou a hora H. “Normalmente eu não sou muito chorona, mas foi tão emocionante. É o fim de um período de sete anos da minha vida, um dos períodos mais intensos, e tudo isso passou pela minha cabeça. Foi algo maior do que apenas um último dia de filmagem”, disse Houten.

Já Christie destacou seu apego com Brienne ao longo de tantas temporadas: “Foi confuso. Eu estava uma bagunça. Pensei que ficaria bem, realmente pensei. Na noite anterior e na manhã da filmagem, fiquei pensando em como me sentia sobre aquilo, mas racionalizei e aceitei totalmente. Sabe, era um trabalho e eu tive outros trabalhos antes, e com sorte terei outros trabalhos depois. Mas no dia eu fiquei trêmula. Carreguei essa personagem no meu coração, ela se tornou muito pessoal para mim, não apenas por amá-la, mas por sentir que finalmente havia uma personagem fora dos padrões da sociedade. Uma personagem que conversa comigo e que teria falado com a jovem Gwendoline, com a Gwendoline pré-adolescente, dando a esperança de que o grupo de elementos aleatórios da minha formação não vão me definir”, reflete a atriz, em um tom quase choroso, enquanto olha para a mesa repleta de jornalistas ao seu redor.

Por enquanto há poucas pistas sobre o que acontecerá com os personagens principais de Game of Thrones. Mas seja um final feliz, triste ou agridoce, a certeza é de que Davos, Brienne, Melisandre, Arya e tantos outros continuarão vivos no coração dos fãs.

A temporada final tem transmissão simultânea no Brasil pela HBO.