Foto de Game of Thrones

Créditos da imagem: Game of Thrones/HBO/Reprodução

Séries e TV

Lista

Especial Game of Thrones | As principais mortes da série até agora

História de George R.R. Martin é conhecida por não poupar ninguém

Camila Sousa
07.02.2019
18h09
Atualizada em
08.02.2019
09h42
Atualizada em 08.02.2019 às 09h42

Quando a primeira temporada de Game of Thrones terminou, os fãs perceberam que a série não teria medo de matar ninguém, já que o até então protagonista Ned Stark é decapitado no episódio nove. Mas esse era só o começo da perda de vários personagens queridos (e outros nem tanto).

Como preparação para a última temporada, reunimos abaixo as principais mortes do seriado até aqui. [Claro, cuidado com muitos spoilers abaixo e algumas cenas fortes]:

Jon Arryn

Essa morte não aparece em tela, mas é importante porque é o que dá o pontapé inicial para Game of Thrones. É por causa da morte de Jon Arryn que Robert vai até Winterfell oferecer o cargo de Mão do Rei a Ned Stark. Há muitas dúvidas sobre o motivo da morte de Jon, mas na quarta temporada sua esposa Lysa revela que o envenenou para provar seu amor a Petyr Baelish.

Viserys Targaryen

Irmão de Daenerys e herdeiro dos Targaryen, Viserys fica cada vez mais insano em sua ideia de reunir um exército e marchar para Westeros. Após ameaçar a irmã grávida, ele é morto por Khal Drogo com uma “coroa de ouro”.

Robert Baratheon

Não é segredo que Cersei não era feliz em seu casamento com Robert. Durante uma caçada do rei, Lancel Lannister deixa Robert bêbado a mando da rainha e por isso o rei se distrai e é atingido por um javali. Ele volta para Porto Real e ainda tenta se recuperar, mas morre ainda na primeira temporada.

Syrio Forel

Quando Robert morre e Ned Stark é traído, sua comitiva é atacada pelos Lannisters e isso inclui Syrio Forel, professor de esgrima de Arya que fica para trás para salvar a garota. Muitos fãs ainda acreditam que Syrio possa estar vivo (já que seu corpo não foi mostrado), mas por enquanto isso não passa de especulação.

Eddard Stark

Cersei prende Ned e quer que ele vá para a Muralha. O que ela não esperava é que Joffrey ordenaria a execução sangrenta do personagem pelas mãos de Ilyn Payne.

Khal Drogo

Apesar de ser um grande guerreiro, Drogo é envenenado durante uma disputa e o ferimento o faz ficar gravemente doente. Ao perceber que ele ficará em estado vegetativo, Dany o mata.

Rhaego

Antes disso, ao tentar salvar o marido, Dany é enganada por Mirri Maz Duur, o que causa a morte de seu bebê Rhaego.

Renly Baratheon

A segunda temporada de Game of Thrones não foi tão sangrenta quanto a anterior. Vários personagens morreram, porém uma das mais significativas é a de Renly, morto pela criatura da sombras criada por Melisandre.

Jeor Mormont

O Comandante da Patrulha da Noite é morto por Rast e os demais companheiros de patrulha durante um motim na Fortaleza de Craster.

Talisa Stark

A terceira temporada da série foi uma das mais sangrentas, principalmente pelo Casamento Vermelho. Quando os Frey criam uma emboscada para os Starks, a primeira a morrer ainda grávida é Talisa, que se casou com Robb.

Robb Stark

Após ver a esposa morrer, Robb é a próxima vítima. O primogênito Stark tinha sido declarado como “Rei do Norte” pelos aliados e era considerado uma ameaça pelos inimigos.

Catelyn Stark

Ainda chorando pela morte do filho, Catelyn tem a garganta cortada e morre. Nos livros, sua personagem volta em busca de vingança como a Senhora Coração de Pedra (Lady Stoneheart), mas a série não adaptou essa parte.

Joffrey Baratheon

Se os fãs dos Starks ficaram tristes com o Casamento Vermelho, a quarta temporada já começou com redenção quando Joffrey morre envenenado logo no segundo episódio. Tyrion é acusado pelo crime, mas depois é revelado que o plano foi de Olenna Tyrell.

Lysa Arryn

Lysa sempre teve ciúmes da irmã e transmitiu esse sentimento ruim para Sansa. Quando ameaça a sobrinha, ela é morta por Mindinho, que a joga do Ninho da Águia.

Oberyn Martell

O carisma de Pedro Pascal transformou Oberyn em um dos personagens mais queridos de Game of Thrones. O Víbora Vermelha está prestes a vencer o Montanha, mas sua confiança excessiva o fez perder a concentração e simplesmente ter a cabeça estourada pelo rival.

Ygritte

A amada de Jon Snow é morta pelo garoto Olly, que lembra da invasão do Povo Livre à sua aldeia. Fora das telas, a atriz Rose Leslie se casou com Kit Harington, que interpreta Snow.

Jojen Reed

Jojen ajudou Bran a entender seus sonhos e visões e encontrar seu caminho até o Corvo de Três Olhos. Infelizmente o garoto é morto com várias facadas por uma das Criaturas.

Shae

Tyrion teve muitas decepções em sua vida, mas a maior foi a traição de Shae. O Lannister a manda embora para protegê-la, mas a personagem retorna, testemunha falsamente contra ele e ainda tem um caso Tywin. Ao encontrá-la nos aposentos do pai, Tyrion a mata com as próprias mãos.

Tywin Lannister

Tyrion foi condenado à morte pelo próprio pai e conseguiu escapar com a ajuda do irmão Jamie. Mas antes de ir embora de Porto Real, ele visita os aposentos do pai e o mata enquanto este está no banheiro.

Mance Rayder

Mance Rayder morre logo no começo da quinta temporada, ao ser condenado por Stannis, que continua na Muralha. Sob as orientações de Melisandre, Stannis o coloca em uma pira para ser queimado vivo, mas Jon Snow acaba com seu sofrimento atirando uma flecha e o matando de uma vez.

Sor Barristan Selmy

Ainda vivo nos livros de George R.R. Martin, Sor Barristan abandona a Guarda Real na série e atravessa o Mar Estreito para se unir a Daenerys. Ele é morto em uma emboscada feita pelos Filhos da Harpia.

Meistre Aemon

É muito raro Game of Thrones ter uma morte tão tranquila quanto a do Meistre Aemon. Revelado como um Targaryen, Aemon morre de causas naturais e passa seus últimos dias sendo cuidado por Sam e Gilly.

Shireen Baratheon

Poucos imaginariam que Stannis seria capaz de queimar sua única filha viva para ter sua vitória na guerra. A cena é uma das mais impactantes de toda a série.

Selyse Baratheon

Após ver a filha queimar viva, Selyse se enfoca em uma árvore perto do acampamento de Stannis.

Stannis Baratheon

Stannis perde a guerra e toda a família antes de também morrer pelas mãos de Brienne. A cavaleira de Tarth nunca perdoou Stannis por ter participação na morte do irmão mais jovem Renly, por quem ela era apaixonada. Por algum tempo os fãs questionaram a morte, já que o corpo em si de Stannis não é mostrado, mas sua morte foi confirmada.

Myrcella Baratheon

No meio do caos de Game of Thrones, uma das personagens mais inocentes é Myrcella Baratheon. Única filha de Cersei e Jaime, ela morre nos braços do pai/tio ao revelar que aceita o amor entre ele e a irmã gêmea. Myrcella é envenenada por Ellaria Sand e as Serpentes da Areia como vingança pela morte de seu amante Oberyn.

Jon Snow

Ao fim da quinta temporada, Jon Snow é morto pelos companheiros da Patrulha da Noite ao ser acusado de traição por apoiar os Selvagens. O golpe de misericórdia é dado pelo garoto Olly e o personagem agoniza na neve. No entanto, Snow é revivido na temporada seguinte por Melisandre.

Doran Martell

Doran não concorda quando descobre que Ellaria matou Myrcella, mas ele mesmo acaba morto pela personagem.

Trystane Martell

Filho mais velho do Príncipe Doran, Trystane é apaixonado por Myrcella, mas é morto pouco depois de sua amada. Como parte do plano de Ellaria, ela manda as Serpentes da Areia no barco para acabar com o herdeiro de Dorne.

Roose Bolton

Roose é morto pelo filho bastardo Ramsay, que já tinha sido legitimado, mas teve ciúmes quando a nova esposa do pai teve um filho homem. Além do pai, Ramsay também mata o bebê e sua mãe, Walda.

Balon Greyjoy

O lord de Pyke, mas morre jogado de uma ponte quando seu irmão mais jovem Euron retorna para casa.

Olly

Quando Jon Snow ressuscita, ele sabe que precisa executar aqueles que o mataram, sob a acusação de traição. A decisão mais difícil de tomar é sobre o garoto Olly, que teria a mesma idade de Bran, mas ele prossegue mesmo assim.

Osha

Interpretada por Natalia Tena, Osha foi uma amiga fiel de Bran e também cuidou de Rickon como pôde. Quando os dois são traídos pelos Umbers e entregues aos Boltons, Osha tenta seduzir e enganar Ramsay, mas é morta por ele.

Corvo de Três Olhos

Interpretado por Max Von Sydow, o Corvo de Três Olhos é morto em sua caverna pelo Rei da Noite, depois que Bran comete um erro e entrega a localização deles.

Hodor

Na mesma batalha que mata o Corvo de Três Olhos, Hodor se sacrifica para que Bran escape ao lado de Meera. A morte foi especialmente traumática por mostrar como Hodor adquiriu o trauma de apenas repetir a palavra “Hodor”, que no fim das contas significa “Hold The Door” (segure a porta).

Rickon Stark

Após se entregue aos Bolton, Rickon é morto no campo de batalha por Ramsay pouco antes da Batalha dos Bastardos.

Ramsay Bolton

Após ser derrotado na Batalha dos Bastardos, Ramsay é morto pros seus próprios cães, soltados por Sansa.

Lancel Lannister

Lancel Lannister se torna um apoiador do Alto Pardal e morre junto com ele na explosão do Septo de Baelor.

Alto Pardal

Também presente no Septo, o Alto Pardal interpretado por Jonathan Pryce também morre.

Margaery Tyrell

Margaery também estava no Septo e morreu junto com os demais.

Loras Tyrell

O irmão de Margaery morreu ao lado dela.

Mace Tyrell

O patriarca da família morreu junto com os demais no Septo.

Tommen Baratheon

Ao ver a explosão do Septo de Baelor e saber da morte da esposa Margaery, Tommen se joga da janela ainda com a fumaça ao fundo.

Walder Frey

Arya retorna para Westeros e começa sua vingança já matando Walder Frey.

Nymeria Sand

Após Ellaria se reunir com Daenerys, Nymeria parte ao lado da irmã para atacar Porto Real. Mas o barco da comitiva é atacada por Euron Greyjoy e ele a mata.

Obara Sand

O mesmo acontece com Obara, que está no mesmo barco e é morta na batalha.

Tyene Sand

Já Tyene é levada como refém e entregue para Cersei, que quer se vingar de Ellaria pela morte de Myrcella. A jovem é envenenada e deixada para morrer na frente da mãe.

Olenna Tyrell

Após a morte de toda a família, Olenna não resiste quando Jamie chega com um veneno para matá-la. Após tomar o líquido, ela confessa que foi responsável pela morte de Joffrey.

Thoros de Myr

O sacerdote responsável por sempre reviver Beric Dondarrion morre congelado na jornada além da Muralha. A importância disso é que a próxima morte de Dondarrion será definitiva.

Viserion

O dragão de Daenerys é morto pelo Rei da Noite quando vai além da Muralha para salvar a comitiva de Jon Snow.

Benjen Stark

Apesar de ter sobrevivido por muito tempo além da Muralha, Benjen se sacrifica para salvar por uma última vez o sobrinho Jon Snow.

Petyr Baelish

Mindinho tenta controlar as irmãs Stark, mas é condenado por seus crimes, incluindo a morte de Lysa Arryn e executado por Arya.

Bônus - Lobos

Os Lobos são parte importante de Game of Thrones, mas infelizmente muitos já morreram sozinhos ou ao lado dos donos. O status atual de cada um é:

  • Vento Cinzento (Robb) - morto junto com o dono
  • Lady (Sansa) - morta por Ned na primeira temporada
  • Nymeria (Arya) - possivelmente viva e mandada embora pela dona
  • Verão (Bran) - morto pelas Criaturas ao lado de Hodor
  • Cão Felpudo (Rickon) - morto quando o dono é entregue aos Bolton
  • Fantasma (Jon Snow) - vivo e sumido da série de TV