Fotos de Game of Thrones

Créditos da imagem: Game of Thrones/HBO/Divulgação

Séries e TV

Lista

Especial Game of Thrones | A evolução dos irmãos Stark durante as temporadas

Série termina este ano

Camila Sousa
15.02.2019
15h24
Atualizada em
15.02.2019
15h50
Atualizada em 15.02.2019 às 15h50

A família Stark é uma das importantes de Game of Thrones e também a que teve mais mudanças durante as temporadas.

Isso aconteceu porque a maioria dos personagens ainda eram crianças no primeiro ano e cresceram junto com os atores. Como preparação para a última temporada do seriado, mostramos a abaixo a evolução dos irmãos Stark durante as sete temporadas:

Robb Stark

Filho mais velho da família, Robb jurou vingança aos Lannisters após a morte do pai, Ned, em Porto Real. Na segunda temporada, foi nomeado como o Rei do Norte pelos seus aliados e ganhou várias batalhas. Mas ele rompeu sua promessa de se casar com uma das filhas de Walder Frey e ficou com Talisa, por quem se apaixonou durante os conflitos.

Os dois estavam felizes e Talisa estava grávida de um filho (que seria batizado em homenagem a Ned), mas tanto ela quanto Robb foram assassinados na terceira temporada durante o Casamento Vermelho, em uma traição dos Frey e Boltons, que se uniram aos Lannisters.

Status atual: morto

Sansa Stark

Sansa é a filha mais velha da família e evoluiu muito durante as temporadas. No começo ela era uma garota sonhadora e romântica, que queria se casar com Joffrey e ser mãe de vários príncipes. Mas após testemunhar a morte do pai em Porto Real, ela sofreu bastante no lugar e aprendeu que a realidade é muito diferente de seus sonhos.

Liberada do compromisso de casamento com Joffrey, ela imagina que poderá se casar com Loras Tyrell, mas os Lannisters temem por uma possível aliança entre Starks e Tyrells e por isso ela se casa com Tyrion. A união não é consumada e Sansa até cria uma boa relação com o personagem, que acaba quando ela fica sabendo do Casamento Vermelho.

Quando Joffrey morre envenenado e Tyrion é incriminado, ela foge de Porto Real ao lado de Mindinho para o Vale de Arryn, procurando a proteção de Lysa. Mas quando Mindinho rouba um beijo da garota, sua tia se enche de ciúme e quase a atira da Porta da Lua. Mindinho intervém na discussão e mata a própria Lysa.

Na quinta temporada, Mindinho leva Sansa para se casar com Ramsay em Winterfell. A personagem encontra Brienne no caminho, que a avisa sobre os perigos de sua decisão, mas ela acredita que a união pode lhe ajudar a ter vingança e recuperar sua casa. Sansa se casa e é estuprada por Ramsay na noite de núpcias. Com a ajuda de Theon, transformado por tortura em Fedor, ela pula o muro de Winterfell e foge de Ramsay. Enquanto Theon vai para as Ilhas de Ferro, Sansa segue com Brienne e Pod para a Muralha e lá reencontra Jon Snow. Ela o convence a atacar Winterfell, criando a Batalha dos Bastardos. Jon quase perde a luta e tudo só acaba bem porque Sansa consegue o apoio dos cavaleiros do Vale ao lado de Mindinho. Ao final da temporada, ela solta os cachorros em Ramsay e o deixa morrer.

Na temporada atual, Sansa administra Winterfell e reencontra Arya. Quando Jon vai encontrar Daenerys no Sul, ela fica no comando da cidade e Mindinho tenta constantemente colocá-la contra a irmã mais nova. No final, Sansa acusa o Lord Baelish pelos crimes que ele cometeu e autoriza que Arya o mate.

Status atual: viva

Arya Stark

Segunda mulher entre os irmãos, Arya sempre teve uma personalidade diferente de Sansa. Ela atirava flechas junto com Bran e sempre sonhou mais em se tornar uma guerreira do que uma lady. No primeiro ano, Arya ganha a espada Agulha do irmão Jon Snow e vai para Porto Real com o pai Eddard.

Lá, ela começa seu treinamento com Syrio Forel, mas precisa fugir da cidade após a morte do pai. Arya tenta ir para a Muralha encontrar Jon, mas no caminho é levada para Harrenhall e conhece Jaqen H’ghar, que lhe apresenta ao Homens sem Rosto. Ele se oferece para levá-la a Braavos, mas ela rejeita e continua em Westeros. Em sua jornada, ela encontra a Irmandade sem Bandeiras e o Cão de Caça.

Ela o acusa pela morte do amigo Mycah, ainda na primeira temporada. Sandor Clegane entra em julgamento por combate e vence, deixando Arya enfurecida, e ela decide fugir da Irmandade de uma vez depois que Gendry é entregue a Melisandre. Mas em seu caminho ela volta a encontrar o Cão de Caça, que quer uma recompensa por ela. O plano dá errado e Sandor dá de cara com Brienne, que quer cumprir a promessa feita a Catelyn de salvar suas filhas. Os dois brigam, mas como Arya não quer seguir seu caminho com nenhum dos dois, ela foge e finalmente faz sua viagem de barco para Braavos.

Lá ela encontra a Casa do Preto e do Branco e começa o treinamento para se tornar uma Pessoa sem Rosto. Mas ela comete um erro e fica cega como punição. Depois de ficar pedindo esmolas pelas ruas de Braavos, ela derrota a Criança Abandonada e volta para Westeros, começando sua vingança pela morte de Walder Frey. Atualmente Arya está em Winterfell e após ter (possivelmente) encontrado sua loba Nymeria, ela chega em Westeros. Apesar de alguns desentendimentos com Sansa, ela se une com a irmã mais velha e mata Mindinho por seus crimes.

Status atual: viva

Bran Stark

Bran era conhecido desde pequeno por sua habilidade de escalar as torres de Winterfell com facilidade. Mas quando ele encontra Jaime Lannister fazendo sexo com sua irmã Cersei, é empurrado e cai, ficando inconsciente por alguns dias e perdendo para sempre o movimento das pernas.

Desde então, Bran passou a ter vários sonhos com corvos e também na pele de seu lobo, Verão. Quando Robb e Catelyn deixam Winterfell para vingar a morte de Ned, o garoto fica encarregado de cuidar do local e faz isso até a invasão de Theon. Com sua morte forjada pelo ex-protegido da família, ele foge ao lado de Rickon, Osha e Hodor para tentar chegar à Muralha. No caminho eles encontram Jojen e Meera Reed, que os ajudam em sua jornada e também nas visões de Bran. Eles vão além da Muralha e são capturados por desertores da Patrulha no castelo de Craster. Bran “troca de peles” com Hodor e mata uma pessoa pela primeira vez. Jojen morre em um ataque dos mortos-vivos, mas Bran finalmente encontra o Corvo de Três Olhos e começa seu treinamento.

Com essa orientação, o jovem Stark vê a origem dos Caminhantes Brancos e como eles saíram do controle das Crianças da Floresta. Ele também vê a origem de Jon Snow e seu pai jovem, mas deixa sua localização visível para o Rei da Noite, que invade o local em que eles estão, resultado nas mortes de Hodor e Verão. Meera foge junto com Bran e eles só não são mortos porque o tio Benjen os encontra. A dupla chega a Winterfell e, com a ajuda de Sam, Bran descobre a verdadeira origem de Jon Snow.

Status atual: vivo

Rickon Stark

Filho mais novo dos Stark, Rickon era praticamente um bebê durante os acontecimentos da primeira temporada. Ele fica ao lado de Bran quando Ned morre e Catelyn deixa Winterfell para seguir Robb até a guerra.

Quando Bran vai além da Muralha, ele envia Rickon junto com Osha para o castelo dos Umber, para protegê-lo. Mas a família, que antes era vassala dos Stark, fica ao lado dos Bolton e por isso Rickon é entregue a Ramsay e seu lobo Cão Felpudo é morto.

Ramsay mata Osha e usa Rickon para provocar Jon Snow. Antes do começo da Batalha dos Bastardos, Ramsay “liberta” Rickon em campo aberto, para ele correr até Jon, mas o acerta com várias flechas antes de o garoto chegar ao irmão.

Status atual: morto

Jon Snow

Jon sempre soube que não era querido por todos em Winterfell (principalmente Catelyn), por isso ele começa a série com o objetivo de se tornar um membro da Patrulha da Noite. Seu plano dá certo, mas ele fica frustrado ao descobrir que a patrulha não é mais a instituição respeitosa de antes e agora recebe ladrões e abusadores.

Apesar desse desafio inicial, Jon fica amigo de Sam e conquista o respeito do Comandante Mormont. Por isso ele ganha a espada Garra Longa, feita de aço valiriano, com a qual mata um morto-vivo, revivido pelos Caminhantes Brancos. Quando sabe da morte de Ned, Jon pensa em desertar da Patrulha para se unir a Robb na guerra, mas muda de ideia e fica no local.

Ele vai além da Muralha para procurar o tio Benjen e lá conhece Ygritte e Mance Rayder, líder dos Selvagens. Ainda fiel à Muralha, Jon finge estar ao lado dos Selvagens, mas não concorda com os métodos deles e por isso foge. Ygritte o fere com três flechas, já que os dois se apaixonaram durante esse período e ela está triste com a partida dele. Jon volta para a Patrulha e descobre tudo o que aconteceu com os Starks nesse período. Ele é acusado de traição por Alliser Thorne, mas o meistre Aemon o inocenta. Jon vai até o castelo de Craster e derrota os membros da Patrulha que fizeram motim e mataram o Comandante Mormont. Ele volta para a Muralha e enfrenta o ataque dos Selvagens comandados por Tormund. Nessa batalha, Ygritte é morta por Olly.

Stannis vai até a Muralha e sua presença causa problemas para Jon. Ele tenta fazer Mance Rayder se unir ao irmão Baratheon, mas o selvagem se nega e é morto em uma fogueira. Jon é eleito Comandante da Patrulha, mas causa discórdia entre os irmãos juramentados ao ajudar os selvagens. Ele é traído e morto pelos companheiros. Melisandre ressuscita Jon, que executa os companheiros que o mataram por traição. Ele reencontra Sansa e, com a ajuda dela, vence a Batalha dos Bastardos contra Ramsay Bolton.

Jon é nomeado Rei do Norte e vai até Daenerys porque sabe que o Vidro de Dragão é crucial na batalha contra o Rei do Norte. Eles fazem uma aliança e Jon vai com um grupo além da Muralha para capturar um morto-vivo e assim convencer Cersei a ser uma aliada também. Dany vai ajudá-los quando o grupo e encurralado e o dragão Viserion é morto pelo Rei da Noite. Jon convence Cersei a se aliar a eles, sem saber que a Lannister está mentindo. Jon faz sexo com Daenerys na volta para o norte, enquanto sua origem como Aegon Targaryen é mostrada.

Status atual: vivo