Montagem da coluna Geekidz

Créditos da imagem: Omelete/Divulgação

Filmes

Lista

Geekidz | Quais filmes do MCU podemos ver com as crianças?

De Homem de Ferro a Homem-Aranha Longe de Casa, como deixar os pequenos em dia no universo da Marvel

Marcelo Forlani
13.06.2020
10h00
Atualizada em
12.06.2020
17h04
Atualizada em 12.06.2020 às 17h04

Com os 40 anos de Star Wars - O Império Contra-Ataca (1980), me lembrei que uns anos atrás (antes da estreia da última trilogia!) dei início a esta coluna justamente fazendo uma lista com a minha sugestão de como mostrar a Saga Skywalker para as crianças. Agora, enquanto esperamos a estreia de Viúva Negra e as séries da Marvel na Disney+, fui intimado por um amigo com a seguinte pergunta: qual a melhor ordem de mostrar os filmes do MCU para a molecada? 

Embora o mais indicado seja mesmo ver os filmes na ordem em que eles foram lançados, a gente pode combinar que tem umas aventuras ali no meio que não precisam necessariamente serem vistas, né? Principalmente para as crianças de hoje em dia, que já conhecem as origens dos personagens de trás para frente. 

Dito isso, começar por qualquer filme que não seja o primeiro Homem de Ferro (2008) é um erro. Embora o longa tenha classificação indicativa 12 anos, qualquer criança a partir dos 10 anos deve conseguir ver o filme sem problema. Ele é divertido na medida certa, tem ação e apresenta de uma forma certeira o herói que acabou virando o símbolo da Marvel para esta geração. 

Depois disso, a gente pula O Incrível Hulk (2008) sem pensar duas vezes. Homem de Ferro 2 (2010) já é um pouco mais polêmico. Muita gente adora e a própria crítica do Omelete estampa 5 ovos, mas eu acho o longa uma enrolação sem fim. Se fosse ver hoje, colocaria em fast forward, vendo só as partes legais (corrida de Mônaco, apresentação da Viúva Negra, a conversa com Nick Fury na loja de Donuts e a invasão da Hammer Industries). O primeiro Thor (2011) também dá para pular e deixo Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) novamente a critério do cliente. Eu acho o filme bem chato e o Caveira Vermelha talvez assuste as crianças menores. 

E, encerrando a Fase Um, dê o play em Os Vingadores (2012) - sob o risco de ter que ver uma segunda vez logo em seguida, porque ele é muito bom e é o que eu faria se tivesse meus 10, 12 anos. Confira abaixo as dicas sobre as demais fases:

Fase Dois

Imagem de Homem-Formiga
Divulgação

Embora eu ache que Homem de Ferro 3 (2014) seja mais corajoso em suas apostas e, por isso, mais divertido que o segundo, sua história acaba sendo ignorada, então também podemos pular, assim como Thor: O Mundo Sombrio (2013) - apenas porque este seja provavelmente o pior dos longas-metragens da MCU até agora. 

Se eu não tenho medo de dizer que dormi vendo o primeiro Capitão América, confesso também sem vergonha alguma que vi Capitão América 2 - O Soldado Invernal (2014) umas três vezes e acho um dos melhores filmes do MCU. Não foi à toa que os Irmãos Russo caíram nas graças de Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios, e foram chamados para comandar os principais filmes-evento da Casa das Ideias no cinema. 

E chega a hora de dar achar novos ares. E lá no espaço, onde ninguém pode ouvir você gritar, estão os Guardiões da Galáxia (2014), que vão te fazer rir, ou melhor gargalhar, e ainda dançar ao som da melhor trilha sonora do MCU

Eu pularia Vingadores: Era de Ultron (2015) sem dó também. No máximo mostraria no trailer ali quem são a Feiticeira Escarlate e o Visão

Para fechar a Fase Dois, mais um filme divertido: Homem-Formiga (2015). Como não gostar de uma aventura que tem seu clímax no quarto de uma criança? E ainda tem o Luis (Michael Peña), um dos melhores personagens secundários de todo o Universo Marvel

Fase 3

Foto de Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Divulgação

Se consegui reduzir as fases anteriores pela metade, aqui a coisa ficou séria. Começando de forma polêmica, eu aceitaria pular Capitão América: Guerra Civil (2016). Sim, ele é importante e vai ter desdobramentos importantes para o MCU, mas é looooongo e não acaba nunca… mas tem a cena do aeroporto, que tem o Homem-Aranha, que é o que vale de verdade. Doutor Estranho (2016)? Médico arrogante. Não é um bom exemplo para as crianças. Pode passar também. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) tem o Baby Groot (e, para os pais, Tango & Cash), mas também não é essencial, vai… 

E chegamos a Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), o primeiro filme completo do cabeça-de-teia com seus amiguinho da Marvel. Se quiser ver logo depois do primeiro Vingadores também funciona muito bem, porque é onde ele se encaixa cronologicamente. 

Thor: Ragnarok (2017): Enfim um filme solo realmente bom para o Deus do Trovão!! Aliás, ótimo!! Taika Waititi trouxe humor e deu liberdade a Chris Hemsworth brincar com o personagem. E tem Led Zeppelin! Aula de mitologia e da história do Rock num filme só? Tem que ver! 

Em seguida veio o maravilhoso e necessário Pantera Negra (2018). Ryan Coogler na direção, Chadwick Boseman e Michael B. Jordan liderando o elenco e Kendrick Lamar nas picapes. É uma aula de história, cidadania, tolerância e, claro, de cinema. De tão importante, pela sua mensagem e representatividade, gerou uma série de campanhas mundo afora para angariar fundos que bancaram os ingressos de muita gente que nunca tinha entrado em uma sala de cinema até então. 

Chegou a hora de passar de novo tudo aquilo que tínhamos sentido no primeiro filme dos Vingadores, lá em 2012. Toda a preparação, a apresentação dos personagens, suas falhas e virtudes, suas vaidades colocadas à prova, tudo isso seria finalmente confrontado com a chegada de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita (2018). O mundo não seria mais o mesmo depois daquele primeiro encontro com o Titã Louco. Para as crianças menores, certamente este não é um filme por onde começar, pois são muitos personagens e muita ação barulhenta. 

Logo em seguida temos Homem-Formiga e Vespa (2018), que é divertido e apropriado para crianças, mas pode ser muito complicado para os pequenos. Depois disso temos o filme da Capitã Marvel (2019), que é um filme bem legal de ação dos anos 1990 que vale pelo Girl Power envolvido. Ótima pedida principalmente para mostrar para as meninas, mas não só para elas. A expectativa depois disso era que a personagem, mostrada como uma das criaturas mais poderosas do universo, ia chegar e mudar tudo no segundo encontro com Thanos.

Não foi o que vimos nas telas em Vingadores: Ultimato (2019), que mostra a Terra derrotada e os heróis se reerguendo até que voltam a cruzar o caminho do queixo roxo. E se a revanche era “inevitável", aquele desfecho também era. Agora sim, com um novo estalar de dedos, o Universo Cinematográfico da Marvel como conhecíamos mudava para sempre. Vai demorar para termos outro filme-evento como este nos cinemas. Era como uma final de Copa do Mundo. Teve gente vibrando, pulando, chorando de soluçar nos cinemas. Mas isso não quer dizer que seu filho ou filha vai poder ver Ultimato numa boa. A pancadaria come solta e é bom pensar bem se faz bem deixar os pequenos expostos a tanto barulho… sem contar que é longo para caramba. 

E enfim temos Homem-Aranha: Longe de Casa (2019), que não é excelente como Homem-Aranha no Aranhaverso, mas é mais uma divertida aventura do Amigão da Vizinhança nessa versão jovem e as crianças curtem, né? Pode dar o play sem medo. 

Resumo

Gif do Capitão América
Reprodução

Resumindo, então, para quem ficou com preguiça de ler todo o longo e árduo trabalho que tive para escrever esta coluna, esta é a lista final do que eu recomendo para as crianças e porquê: 

  • Fase Um
Homem de Ferro (2008) - que início! 
Homem de Ferro 2 (2010) - ver em fast forward 
Os Vingadores (2012) - ver várias vezes 
  • Fase Dois
Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014) - Podemos fingir que ele começou de verdade aqui? 
Guardiões da Galáxia (2014) - vendo e dançando na sala de casa 
Homem-Formiga (2015) - Luis = melhor personagem 
  • Fase Três
Homem-Aranha: De Volta Ao Lar (2017) - que retorno! 
Thor: Ragnarok (2017) - Enfim um filme do Thor bom!! Aliás, ótimo! 
Pantera Negra (2018) - Maravilhoso e necessário.  
Vingadores: Guerra Infinita (2018) - TENSO! 
Capitã Marvel (2019) - Vale pelo Girl Power 
Vingadores: Ultimato (2019) - Inevitável 
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) - É Homem-Aranha e as crianças curtem, né?