Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

WandaVision | Sete perguntas sobre o futuro do MCU deixadas pela série

A identidade da misteriosa testemunha de Jimmy Woo, o futuro da família dos heróis e mais!

09.03.2021, às 12H45.

[Cuidado! Spoilers de WandaVision a seguir]

Assim como foi toda a temporada, o último episódio de WandaVision deixou os espectadores com várias perguntas e, claro, cheios de especulações. Além de deixar em aberto o futuro da Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), que termina a série estudando o Darkhold, também conhecido como o Livro dos Condenados, algumas pistas sobre os próximos passos do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) podem estar nessas supostas “pontas soltas”. Confira sete questões interessantes para ficar de olho nos próximos filmes e séries do Marvel Studios:

Quem é a testemunha de Jimmy Woo?

Marvel Studios/Divulgação

Jimmy Woo (Randall Park) só foi investigar o que estava acontecendo em Westview porque uma testemunha importante sumiu. Porém, no meio do turbilhão de descobertas, que incluíram o hex criado por Wanda, as ambições escusas do diretor da E.S.P.A.D.A. e os recém-adquiridos poderes de Monica Rambeau (Teyonah Parris), o tal desaparecido ficou em segundo plano e sua identidade nunca foi de fato revelada. Seria essa desculpa um pretexto só para levar o agente do FBI para a cidade ou essa história ainda vai se desenvolver?

Por enquanto, não dá para saber, mas há quem diga que “Fietro”, isto é, Ralph Bohner (Evan Peters) pode ser essa pessoa. Uma teoria afirma que ele é sim o Mercúrio da Fox e está no programa de proteção a testemunhas justamente porque veio de outro universo. A principal pista para essa especulação está no seu codinome: Ralph Bohner soa muito como half boner (ereção parcial, em tradução livre), um trocadilho bobo de teor sexual que condiz com a personalidade do mutante. Será?

Por que a Monica não gosta de falar na Capitã Marvel?

Marvel Studios/Divulgação

Toda vez que Carol Danvers foi citada em WandaVision, Monica Rambeau ficou incomodada, uma reação inesperada, tendo em vista que a última vez que a vimos juntas, em Capitã Marvel, as duas estavam felizes, brincando com as cores do uniforme da heroína. O que aconteceu dos anos 1990 até a guerra contra Thanos para mudar sua opinião sobre a “tia”? A irritação é apenas uma demonstração da decepção por não vê-la durante anos, sobretudo no período em que sua mãe adoeceu, ou há mais coisa nessa história? Essa resposta deve vir em Capitã Marvel 2 - afinal, Monica foi intimada por um “velho amigo” de Maria Rambeau (Lashana Lynch) a ir para o espaço e deve reencontrar Carol em algum canto da galáxia. Além dos seus recém-adquiridos poderes, Monica deve ter muito o que colocar em dia com a Capitã Marvel.

Qual é a missão da Monica no espaço?

Marvel Studios/Divulgação

A cena pós-crédito de WandaVisionsugere que Monica Rambeau não deve ser apenas mais uma coadjuvante na história de Carol Danvers. Na realidade, ela deve ter um papel relevante na construção do futuro do MCU, principalmente se forem confirmadas as suspeitas de quem é o tal amigo de sua mãe.

A skrull mandada para recrutá-la se refere a esta pessoa como “he” (“ele”, em inglês), o que abre brecha para duas possibilidades: ou se trata de Nick Fury (Samuel L. Jackson) ou de Talos (Ben Mendelsohn). Enquanto o líder dos Skrulls foi visto pela última vez na Terra, brincando de mentor do Peter Parker (Tom Holland) em Homem-Aranha: Longe de Casa, o idealizador da iniciativa Vingadores estava justamente em uma base espacial. Enquanto não se revela a identidade desse amigo misterioso, o anúncio da série da Invasão Secreta, que deve contar com os dois personagens, abre espaço para especular sobre ao menos uma participação de Monica na introdução dessa famosa trama das HQs - além, é claro, do seu inevitável reencontro com a tia Carol.

Existe alguma explicação para o sumiço da Darcy?

Marvel Studios/Divulgação

A astrofísica Darcy Lewis teve um papel importante para ajudar Monica Rambeau e Jimmy Woo a entenderem o que a Feiticeira Escarlate estava fazendo em Westview. Logo no início da série, ela descobriu a transmissão da sitcom estrelada por Wanda e Visão (Paul Bettany) e, mais tarde, hackeou os arquivos do diretor Tyler Hayward (Josh Stamberg) e revelou o conteúdo do tal projeto Catarata, também conhecido como a versão branca do sintozóide. No entanto, no último episódio de WandaVision, ainda que ela estivesse dentro do hex, seu papel foi muito pequeno. Depois de impedir a fuga do líder da E.S.P.A.D.A., ela simplesmente desapareceu. Por quê? É verdade que ela não quis lidar com a papelada ou esse argumento foi apenas uma desculpa?

O diretor Matt Shakman revelou que originalmente Darcy faria parte de um plano para roubar o Darkhold do porão de Agatha Harkness, trama que acabou cortada do episódio final por causa dos desafios de fazer a pós-produção da série no meio da pandemia. Em outras palavras, o final da astrofísica pode ter sido picotado justamente por causa desse empecilho técnico e, consequentemente, seu desaparecimento pode ser nada mais do que uma solução simples para amarrar essa mudança. Essa justificativa parece ainda mais plausível considerando que a atriz Kat Dennings não deve dar as caras em Thor: Love and Thunder, quarto filme da franquia que a introduziu no MCU. Mas, como tudo que diz respeito a Casa das Ideias, teremos que esperar para ver.

Para onde foi o Visão branco?

Marvel Studios/Divulgação

O embate entre Visões foi um dos pontos altos do finale de WandaVision. Mais do que a ação, a resolução no diálogo, a partir do Paradoxo do Navio de Teseu, foi muito condizente com a personalidade do sintozóide nos quadrinhos e surpreendeu muitos espectadores. No entanto, não se pode esquecer que, embora um Visão tenha se desfeito com o fim do hex, o personagem reconstruído pela E.S.P.A.D.A. sobreviveu e saiu sem rumo pelo mundo. Para onde ele foi? O que ele fará agora que tem as memórias do Visão original? Ele vai se reencontrar com Wanda? Essas respostas com certeza vão render desenvolvimentos interessantes no universo compartilhado.

Wanda vai reencontrar sua família?

Marvel Studios/Divulgação

A última cena pós-crédito de WandaVision dá um lampejo de esperança não apenas para a heroína, mas também para os fãs que se apaixonaram pelos gêmeos Billy (Julian Hilliard) e Tommy (Jett Klyne). Afinal, enquanto estuda o Darkhold, a Feiticeira Escarlate escuta os filhos pedindo ajuda. Mas como? Tendo em vista que as crianças que ela criou no hex tiveram o mesmo destino do seu amado, a duplinha não sobreviveu aos eventos da série naquela realidade. No entanto, em algum lugar do multiverso, eles podem ter saído vivos dessa. Com a confirmação da presença de Wanda em Doutor Estranho 2, cujo subtítulo é justamente o Multiverso da Loucura, dá para sonhar com o reencontro da heroína com os filhos.

Agatha pode voltar ao MCU algum dia?

Marvel Studios/Divulgação

Agatha Harkness (Kathryn Hahn) é definitivamente um ponto fora da curva no MCU quando o assunto é vilania. Além de seu lado mágico e sua falta de escrúpulos, a bruxa é uma das poucas antagonistas que saiu viva após um confronto contra os heróis da Casa das Ideias. A decisão de mantê-la em Westview, porém, pode significar mais que uma chance de redenção para a Feiticeira Escarlate. Assim como aconteceu antes com Loki, essa resolução deixa uma brecha para o retorno da personagem de Hahn, principalmente se você lembrar que Agatha diz com todas as letras que a heroína pode precisar dela. A resposta, então, nem se fala: "se precisar”, diz Wanda, “sei onde te encontrar".

Hahn diz não saber qual será o futuro da bruxa, mas adoraria reprisar o papel. "Quero [ter outra oportunidade]. Agora que tive um gostinho de como é, fico pensando 'eu realmente amei isso'."