Filmes

Lista

Tudo o que sabemos sobre Star Wars: A Ascensão Skywalker

Último filme da saga promete embates épicos e despedidas emocionantes

Mariana Canhisares
22.10.2019
11h57
Atualizada em
22.10.2019
16h11
Atualizada em 22.10.2019 às 16h11

A estreia de Star Wars: A Ascensão Skywalker, o último filme da saga espacial iniciada na década de 1970, está cada vez mais próxima. Com o lançamento do trailer final, repleto de ação com o embate entre Rey e Kylo Ren, além do evidente clima de nostalgia, agora já dá para ter alguma noção do que se pode esperar do filme. Confira a seguir tudo o que sabemos: 

SINOPSE

Star Wars: A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

"Lucasfilm e o diretor J.J. Abrams juntam forças mais uma vez para levar os espectadores a uma jornada épica em uma galáxia muito, muito distante em Star Wars: A Ascensão Skywalker, a fascinante conclusão da saga Skywalker, na qual novas lendas nascerão e a batalha final pela liberdade ainda está por vir".

O MAIOR FILME DA FRANQUIA?

Star Wars: A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

Ao que tudo indica, o filme terá 155 minutos de duração, tornando-se, assim, o mais longo da franquia Star Wars.

O TÍTULO

Lucasfilm/Divulgação

Como o próprio diretor J.J. Abrams admitiu em entrevista ao Entertainment Tonight, o título do longa é provocativo e deixa diversas questões, sendo a principal certamente quem é este Skywalker que ascenderá. Desde a revelação, muitas teorias surgiram entre os fãs. As mais óbvias especulam sobre as jornadas da General Organa e de Kylo Ren.

Tendo em vista que O Despertar da Força focou no Han Solo e Os Últimos Jedi no Luke, é de se esperar que a personagem de Carrie Fisher realmente tenha um protagonismo no capítulo final. Porém, como a história também se trata da nova geração de guerreiros, parece pouco provável que ela seja a razão para a escolha desse título. Por outro lado, se Kylo Ren encontrar a redenção na história e abandonar o lado sombrio da Força, talvez o retorno à identidade Ben Solo justifique a menção à família Skywalker.

Há outra teoria bastante popular envolvendo a Rey. Caso a jovem siga o conselho de Luke e abandone a ideia de uma ordem dos Jedi, a personagem de Daisy Ridley poderia começar uma nova era de cavaleiros, levando o nome do seu mentor. Em outras palavras, ela assumiria o sobrenome de Luke e o transformaria em um símbolo de esperança também para o futuro galáxia - saiba mais.

O FINAL DA SAGA SKYWALKER

Lucasfilm/Divulgação

Além de encerrar a nova trilogia da franquia, A Ascensão Skywalker precisa também botar um ponto final na saga iniciada em Uma Nova Esperança. Por isso, o diretor J.J. Abrams sentou com George Lucas para entender a melhor maneira de amarrar os nove filmes, mas ainda garantindo que o novo lançamento da Lucasfilm funcionasse como uma obra fechada.

“Essa trilogia é sobre a nova geração que precisa lidar com toda a dívida que veio de antes. [Tanto] a sabedoria e as conquistas daqueles que tiveram grandes feitos, mas também daqueles que cometeram atrocidades”, explicou Abrams à Vanity Fair.

Embora ninguém do estúdio tenha revelado publicamente como encontrará o equilíbrio entre as tramas das duas gerações, uma fonte da Vanity Fair garantiu que o filme trará o clímax do conflito milenar entre a Ordem Jedi e os Sith. Símbolos desse embate aparecem na primeira prévia, isto é, a medalha que Luke e Han Solo receberam ao final de Uma Nova Esperança e a carcaça da Estrela da Morte.

O PÓS-ÚLTIMOS JEDI

Star Wars:A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

Star Wars: A Ascensão Skywalker não começa imediatamente após Os Últimos Jedi. Durante a Star Wars Celebration, J.J. Abrams revelou uma imagem que reunia Rey, Finn, Poe Dameron, Chewbacca, BB-8 e C-3PO, ou seja, diferente do cenário em que o filme de Rian Johnson acaba.

Neste período, a Resistência terá passado por um processo de recuperação após as perdas do último embate contra a Primeira Ordem. Por isso, Poe Dameron precisará agir mais como um líder, de acordo com o ator Oscar Isaac.

RETORNO DE PALPATINE

Lucasfilm/Divulgação

A misteriosa risada ao final do teaser é do Sith mais poderoso de todos os tempos, Palpatine. Sim, o personagem está de volta e, por mais que a aparição do ator Ian McDiarmid na Star Wars Celebration tenha pego os fãs de surpresa, a presidente da Lucasfilm Kathleen Kennedy garante que isso sempre esteve nos planos do estúdio. "Ainda não tínhamos decidido sobre como poderíamos fazer isso, mas o plano sempre foi o personagem estar no Episódio IX", disse.

Mas como o Darth Sidious está vivo? Em A Vingança dos Sith, Palpatine conta ao jovem Anakin que é possível enganar a morte, citando como exemplo o Darth Plagueis, que sabia como evitar o falecimento de outras pessoas. Talvez, o próprio Palpatine também conheça essa técnica e isso seja abordado em A Ascensão Skywalker.

De todo modo, especula-se que o vilão terá um papel importante até a batalha final. Entenda como Palpatine pode influenciar o destino de Kylo Ren clicando aqui - mas atenção: texto contém possíveis spoilers.

O QUE ESPERAR DE REY

Star Wars:A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

Rey começará A Ascensão Skywalker com seu treinamento Jedi praticamente concluído e, depois dos eventos de Os Últimos Jedi, a personagem estará mais confiante do que nunca. No entanto, ela ainda precisará lidar com suas questões mal resolvidas, sobretudo considerando sua origem. Embora Kylo Ren tenha falado para a jovem que os pais dela não eram ninguém, talvez isso não seja verdade. O diretor J.J. Abrams afirmou ao Good Morning America que "há mais nessa história do que o que vocês já viram”, sem dar nenhum detalhe. 

Além disso, Rey tem nas mãos todos os ensinamentos de Luke Skywalker e, portanto, precisará decidir como usá-los para garantir a liberdade e um futuro melhor para a galáxia. No entanto, não se pode esquecer do estranho momento em que a personagem aparece como uma Sith no trailer revelado na D23. Como essa cena se encaixa no arco dela? Sobre o assunto, Daisy Ridley apenas disse: "a evidência está na tela. Você a entende como quiser. Mas onde há fumaça, há fogo".

O QUE ESPERAR DO KYLO REN

Annie Leibovitz/Vanity Fair/Reprodução

Assim como Rey, Kylo Ren também tem pendências para resolver. Embora tenha matado o Líder Supremo Snoke e assumido o comando da Primeira Ordem, o personagem de Adam Driver pode não estar necessariamente convencido a seguir pelo lado sombrio da Força. De acordo com fonte consultada pela Vanity Fair, o filme revelará uma conexão ainda mais profunda entre Kylo Ren e Rey relativa à Força. Então, talvez a estranha relação entre os personagens possa trazer algum tipo de redenção ao Skywalker renegado e, quem sabe, até ajudá-lo a fazer as pazes com seus dramas familiares do passado.

Entretanto, o início do filme não deve mostrar essa faceta dele. Kylo Ren voltará a usar seu capacete, uma maneira de simbolicamente seguir os passos do seu avô, Darth Vader. Com o retorno de Palpatine, a força deste lado do legado da família Skywalker pode pesar na trajetória de Kylo Ren e até servir de combustível os planos do Darth Sidious - entenda.

Os Cavaleiros de Ren, que primeiro foram apresentados em O Despertar da Força, também estarão de volta, mais um sinal da escolha do antigo Ben Solo após Os Últimos Jedi. Graças ao livro Ultimate Star Wars New Edition, descobriu-se que esses personagens usam máscaras permanentemente fechadas e nunca as tiram, mantendo suas identidades e espécies em sigilo. Ainda segundo à obra, cada guerreiro é equipado com uma arma única e letal. além de serem habilidosos lutadores.

FINN DECIDIDO

Star Wars:A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

Se Finn tinha alguma dúvida sobre o seu lugar na luta contra a tirania da Primeira Ordem, em A Ascensão Skywalker ela se foi de vez. "Acho que ele é um membro ativo da Resistência agora", explicou John Boyega à Vanity Fair. "Desde então [Os Últimos Jedi] ele tomou uma decisão clara". Durante a Star Wars Celebration, o ator revelou que sua escolha fica evidente até no seu novo visual; veja acima.

POE DAMERON COMO LÍDER

Star Wars:A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

Como há um intervalo de tempo entre Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker, Poe Dameron começará o novo filme já dando seus primeiros passos como líder dentro da Resistência. “Se nos outros filmes Poe era uma espécie de lobo solitário, agora ele é realmente parte do grupo. Eles estão saindo em missões e têm uma dinâmica muito mais familiar”, afirmou Oscar Isaac à Vanity Fair.

A evolução faz sentido, não apenas pelos próprios aprendizados do personagem ao longo da trilogia, mas também pelas numerosas perdas da Resistência no seu último embate contra a Primeira Ordem.

Sabe-se também que o passado do personagem será abordado na produção e, segundo Isaac, os fãs se surpreenderão ao saber que as coisas são mais ambíguas do que se imaginava. Talvez uma personagem inédita, Zorri Bliss, esteja relacionada a isso. Afinal, ela é uma "velha conhecida" do piloto.

RETORNO DA LEIA

Star Wars:A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

O diretor J.J. Abrams afirmou em diversas ocasiões que não via maneira de continuar o capítulo final da Saga Skywalker sem a atriz Carrie Fisher, que faleceu em dezembro de 2016. "É impossível escalar outra pessoa ou então fazê-la desaparecer. Por sorte, foi um estranho milagre ver que haviam algumas cenas não-utilizadas de O Despertar da Força e perceber que talvez houvesse uma forma de continuar a sua história com ela", explicou.

Assim, Abrams escreveu cenas ao redor do que fora gravado anteriormente, tomando cuidado para que tudo se encaixasse. Durante as filmagens, ele e sua equipe reproduziram a mesma iluminação do filme de 2015 para que não tivesse qualquer diferença no visual.

VOLTA DE LUKE E LANDO

Annie Leibovitz/Vanity Fair/Reprodução

Por mais que Luke tenha se juntado à Força ao final de Os Últimos Jedi, uma imagem do longa o coloca ao lado do R2-D2 em um cenário pegando fogo. Seria um flashback ou uma nova aparição? Lando, por sua vez, reencontrará Chewbacca e voltará a pilotar sua querida Millennium Falcon. Mas, de novo, não se sabe como ele, Poe Dameron e BB-8 vão se conhecer.

Há ainda um rumor que considera possível o retorno de Harrison Ford à franquia. De acordo com o site Making Star Wars, o ator teria sido visto no set do longa, gravando ao lado de Adam Driver. A sequência em questão seria uma aparição do personagem a Kylo Ren, tentando convencê-lo de que não é tarde demais para voltar para o lado da luz. Porém, nada foi confirmado oficialmente.

Especula-se ainda que seja possível o retorno de Wedge Antilles, o único piloto da Rebelião a ter lutado e sobrevivido nas batalhas contra as duas Estrelas da Morte. Representantes do ator Dennis Lawson teriam confirmado sua participação no longa.

DESPEDIDA DE MARK HAMILL

O ator Mark Hamill revelou no Twitter que A Ascensão Skywalker será seu último filme na franquia. Ele interpreta Luke Skywalker há mais de 40 anos.

Respondendo a um fã, que o pediu para definir o novo filme em três palavras, Hamill escreveu: "meu episódio final".

PERSONAGENS INÉDITOS

Annie Leibovitz/Vanity Fair/Reprodução

A Ascensão Skywalker introduzirá personagens inéditos aos cinemas, todos ainda bastante envoltos em segredos. A atriz Keri Russell, por exemplo, interpreta Zorri Bliss. Não se sabe muito sobre a personagem, mas se especula que ela apareça no planeta Kijimi, conhecido por ser o lar do Quartel dos Ladrões. Ela é descrita como uma "criminosa misteriosa".

Richard E. Grant vive o General Pryde, mais uma liderança da Primeira Ordem. Embora ele apareça ao lado do ator Domhnall Gleeson, Pryde e Hux não são de forma alguma parentes.

Há ainda Jannah que muitos especulam ser a filha do Lando. De acordo com a atriz Naomi Ackie, porém, ela é uma guerreira e, definitivamente, uma nova aliada da Resistência"Jannah entra em contato com o resto do grupo em um momento em que eles precisam de ajuda. Ela passou um longo tempo adquirindo habilidades que podem ser úteis quando chega a grande conclusão do filme. Então ela aparece na hora certa". 

Sabe-se também que o ator Dominic Monaghan, conhecido por O Senhor dos Anéis e Lost, também viverá um membro da Resistência. No entanto, não há informações sobre seu personagem. Por fim, recentemente uma foto apresentou Babu Frik, um engenheiro de droids que pode reprogramar ou modificar qualquer droid, independentemente das medidas de segurança de seus sistemas. Ele trabalha no planeta de Kijimi.

NOVAS CRIATURAS

Annie Leibovitz/Vanity Fair/Reprodução

O longa introduzirá novas criaturas aos cinemas, como a raça alienígena Aki-Aki e seres semelhantes a cavalos chamados orbaks, ambos nativos do planeta desértico Pasaana. Há ainda Klod, um personagem que lembra uma lesma gigante, que será um amigo da Rebelião.

NOVO DROIDE

Reprodução

O filme também terá como novidade um novo droide. Chamado D.O., por enquanto não se sabe muito sobre sua personalidade.

ESTREIA

Star Wars: A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

Star Wars: A Ascensão Skywalker chega aos cinemas em 19 de dezembro.