Tudo o que sabemos sobre Star Wars: A Ascensão Skywalker

Créditos da imagem: Annie Leibovitz/Vanity Fair/Reprodução

Filmes

Lista

Tudo o que sabemos sobre Star Wars: A Ascensão Skywalker

Último filme da saga estreia em dezembro

Mariana Canhisares
24.05.2019
17h04
Atualizada em
24.05.2019
17h03
Atualizada em 24.05.2019 às 17h03

Os primeiros detalhes concretos de Star Wars: A Ascensão Skywalker, o último filme da saga espacial iniciada na década de 1970, começam a ser divulgados e, agora, já dá para ter alguma noção do que se pode esperar do filme. Confira a seguir tudo o que sabemos: 

PRIMEIRO TEASER

A primeira prévia do longa foi divulgada durante a Star Wars Celebration deste ano, dando um panorama de como estarão Rey, Kylo Ren e companhia neste capítulo final. Além do retorno de outros rostos conhecidos e várias referências a momentos anteriores da saga, há um claro tom de passagem de bastão, como se Leia e Luke realmente estivessem dando espaço para essa nova geração de guerreiros. Confira a nossa análise detalhada aqui.

O TÍTULO

Lucasfilm/Divulgação

Como o próprio diretor J.J. Abrams admitiu em entrevista ao Entertainment Tonight, o título do longa é provocativo e deixa diversas questões, sendo a principal certamente quem é este Skywalker que ascenderá. Desde a revelação, muitas teorias surgiram entre os fãs. As mais óbvias especulam sobre as jornadas da General Organa e de Kylo Ren.

Tendo em vista que O Despertar da Força focou no Han Solo e Os Últimos Jedi no Luke, é de se esperar que a personagem de Carrie Fisher realmente tenha um protagonismo no capítulo final. Porém, como a história também se trata da nova geração de guerreiros, parece pouco provável que ela seja a razão para a escolha desse título. Por outro lado, se Kylo Ren encontrar a redenção na história e abandonar o lado sombrio da Força, talvez o retorno à identidade Ben Solo justifique a menção à família Skywalker.

Há outra teoria bastante popular envolvendo a Rey. Caso a jovem siga o conselho de Luke e abandone a ideia de uma ordem dos Jedi, a personagem de Daisy Ridley poderia começar uma nova era de cavaleiros, levando o nome do seu mentor. Em outras palavras, ela assumiria o sobrenome de Luke e o transformaria em um símbolo de esperança também para o futuro galáxia - saiba mais.

O FINAL DA SAGA SKYWALKER

Lucasfilm/Divulgação

Além de encerrar a nova trilogia da franquia, A Ascensão Skywalker precisa também botar um ponto final na saga iniciada em Uma Nova Esperança. Por isso, o diretor J.J. Abrams sentou com George Lucas para entender a melhor maneira de amarrar os nove filmes, mas ainda garantindo que o novo lançamento da Lucasfilm funcionasse como uma obra fechada.

“Essa trilogia é sobre a nova geração que precisa lidar com toda a dívida que veio de antes. [Tanto] a sabedoria e as conquistas daqueles que tiveram grandes feitos, mas também daqueles que cometeram atrocidades”, explicou Abrams à Vanity Fair.

Embora ninguém do estúdio tenha revelado publicamente como encontrará o equilíbrio entre as tramas das duas gerações, uma fonte da Vanity Fair garantiu que o filme trará o clímax do conflito milenar entre a Ordem Jedi e os Sith - saiba mais. Símbolos desse embate aparecem na primeira prévia, isto é, a medalha que Luke e Han Solo receberam ao final de Uma Nova Esperança e a carcaça da Estrela da Morte.

O PÓS-ÚLTIMOS JEDI

Star Wars:A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

Star Wars: A Ascensão Skywalker não começa imediatamente após Os Últimos Jedi. Durante a Star Wars Celebration, J.J. Abrams revelou uma imagem que reunia Rey, Finn, Poe Dameron, Chewbacca, BB-8 e C-3PO (veja aqui), ou seja, diferente do cenário em que o filme de Rian Johnson acaba.

Neste período, a Resistência terá passado por um processo de recuperação após as perdas do último embate contra a Primeira Ordem. Por isso, Poe Dameron precisará agir mais como um líder, de acordo com o ator Oscar Isaac.

RETORNO DE PALPATINE

Lucasfilm/Divulgação

A misteriosa risada ao final do teaser é do Sith mais poderoso de todos os tempos, Palpatine. Sim, o personagem está de volta e, por mais que a aparição do ator Ian McDiarmid na Star Wars Celebration tenha pego os fãs de surpresa, a presidente da Lucasfilm Kathleen Kennedy garante que isso sempre esteve nos planos do estúdio. "Ainda não tínhamos decidido sobre como poderíamos fazer isso, mas o plano sempre foi o personagem estar no Episódio IX", disse.

Mas como o Darth Sidious está vivo? Em A Vingança dos Sith, Palpatine conta ao jovem Anakin que é possível enganar a morte, citando como exemplo o Darth Plagueis, que sabia como evitar o falecimento de outras pessoas. Talvez, o próprio Palpatine também conheça essa técnica e isso seja abordado em A Ascensão Skywalker.

De todo modo, especula-se que o vilão terá um papel importante até a batalha final. Entenda como Palpatine pode influenciar o destino de Kylo Ren clicando aqui - mas atenção: texto contém possíveis spoilers.

O QUE ESPERAR DE REY

Star Wars:A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

Rey começará A Ascensão Skywalker com seu treinamento Jedi praticamente concluído e, depois dos eventos de Os Últimos Jedi, a personagem estará mais confiante do que nunca. No entanto, ela ainda precisará lidar com suas questões mal resolvidas, sobretudo considerando sua origem.

Embora Kylo Ren tenha falado para a jovem que os pais dela não eram ninguém, talvez isso não seja verdade. O diretor J.J. Abrams afirmou ao Good Morning America que "há mais nessa história do que o que vocês já viram”, sem dar nenhum detalhe.

Além disso, Rey tem nas mãos todos os ensinamentos de Luke Skywalker e, portanto, precisará decidir como usá-los para garantir a liberdade e um futuro melhor para a galáxia.

O QUE ESPERAR DO KYLO REN

Annie Leibovitz/Vanity Fair/Reprodução

Assim como Rey, Kylo Ren também tem pendências para resolver. Embora tenha matado o Líder Supremo Snoke e assumido o comando da Primeira Ordem, o personagem de Adam Driver pode não estar necessariamente convencido a seguir pelo lado sombrio da Força. De acordo com fonte consultada pela Vanity Fair, o filme revelará uma conexão ainda mais profunda entre Kylo Ren e Rey relativa à Força. Então, talvez a estranha relação entre os personagens possa trazer algum tipo de redenção ao Skywalker renegado e, quem sabe, até ajudá-lo a fazer as pazes com seus dramas familiares do passado.

Entretanto, o início do filme não deve mostrar essa faceta dele. Kylo Ren voltará a usar seu capacete, uma maneira de simbolicamente seguir os passos do seu avô, Darth Vader. Com o retorno de Palpatine, a força deste lado do legado da família Skywalker pode pesar na trajetória de Kylo Ren e até servir de combustível os planos do Darth Sidious - entenda. Os Cavaleiros de Ren, que primeiro foram apresentados em O Despertar da Força, também estarão de volta, mais um sinal da escolha do antigo Ben Solo após Os Últimos Jedi.

FINN DECIDIDO

Star Wars:A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

Se Finn tinha alguma dúvida sobre o seu lugar na luta contra a tirania da Primeira Ordem, em A Ascensão Skywalker ela se foi de vez. "Acho que ele é um membro ativo da Resistência agora", explicou John Boyega à Vanity Fair. "Desde então [Os Últimos Jedi] ele tomou uma decisão clara". Durante a Star Wars Celebration, o ator revelou que sua escolha fica evidente até no seu novo visual; veja acima.

POE DAMERON COMO LÍDER

Star Wars:A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

Como há um intervalo de tempo entre Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker, Poe Dameron começará o novo filme já dando seus primeiros passos como líder dentro da Resistência. “Se nos outros filmes Poe era uma espécie de lobo solitário, agora ele é realmente parte do grupo. Eles estão saindo em missões e têm uma dinâmica muito mais familiar”, afirmou Oscar Isaac à Vanity Fair.

A evolução faz sentido, não apenas pelos próprios aprendizados do personagem ao longo da trilogia, mas também pelas numerosas perdas da Resistência no seu último embate contra a Primeira Ordem.

RETORNO DA LEIA

Star Wars:A Ascensão Skywalker/Lucasfilm/Reprodução

O diretor J.J. Abrams afirmou em diversas ocasiões que não via maneira de continuar o capítulo final da Saga Skywalker sem a atriz Carrie Fisher, que faleceu em dezembro de 2016. "É impossível escalar outra pessoa ou então fazê-la desaparecer. Por sorte, foi um estranho milagre ver que haviam algumas cenas não-utilizadas de O Despertar da Força e perceber que talvez houvesse uma forma de continuar a sua história com ela", explicou.

Assim, Abrams escreveu cenas ao redor do que fora gravado anteriormente, tomando cuidado para que tudo se encaixasse. Durante as filmagens, ele e sua equipe reproduziram a mesma iluminação do filme de 2015 para que não tivesse qualquer diferença no visual - saiba mais.

VOLTA DE LUKE E LANDO

Annie Leibovitz/Vanity Fair/Reprodução

Por mais que Luke tenha se juntado à Força ao final de Os Últimos Jedi, uma imagem do longa o coloca ao lado do R2-D2 em um cenário pegando fogo. Seria um flashback ou uma nova aparição? Lando, por sua vez, reencontrará Chewbacca e voltará a pilotar sua querida Millennium Falcon. Mas, de novo, não se sabe como ele, Poe Dameron e BB-8 vão se conhecer.

Há ainda um rumor que considera possível o retorno de Harrison Ford à franquia. De acordo com o site Making Star Wars, o ator teria sido visto no set do longa, gravando ao lado de Adam Driver. A sequência em questão seria uma aparição do personagem a Kylo Ren, tentando convencê-lo de que não é tarde demais para voltar para o lado da luz. Porém, nada foi confirmado oficialmente.

PERSONAGENS INÉDITOS

Annie Leibovitz/Vanity Fair/Reprodução

A Ascensão Skywalker introduzirá ao menos três personagens inéditos aos cinemas, todos ainda bastante misteriosos. A atriz Keri Russell, por exemplo, interpreta Zorri Bliss. Não se sabe muito sobre a personagem, mas se especula que ela apareça no planeta Kijimi, conhecido por ser o lar do Quartel dos Ladrões.

Richard E. Grant vive o General Pryde, mais uma liderança da Primeira Ordem. Embora ele apareça ao lado do ator Domhnall Gleeson, Pryde e Hux não são de forma alguma parentes.

Por fim, há a misteriosa Jannah. A atriz Naomi Ackie não pode revelar detalhe algum sobre sua personagem, mas há quem especule que ela possa ser filha do Lando. De todo modo, a única informação concreta sobre ela é que será uma nova aliada da Resistência.

NOVAS CRIATURAS

Annie Leibovitz/Vanity Fair/Reprodução

O longa introduzirá novas criaturas aos cinemas, como a raça alienígena  Aki-Aki e seres semelhantes a cavalos chamados orbaks, ambos nativos do planeta desértico Pasaana. Há ainda Klod, um personagem que lembra uma lesma gigante, que será um amigo da Rebelião.

NOVO DROIDE

Reprodução

O filme também terá como novidade um novo droide. Chamado D.O., por enquanto não se sabe muito sobre sua personalidade.