Filmes

Lista

Star Wars | Como Palpatine sempre influenciou a família Skywalker

Quadrinhos e livros dão pistas sobre o futuro do vilão

Leonardo Botelho
12.04.2019
20h07
Atualizada em
12.04.2019
20h45
Atualizada em 12.04.2019 às 20h45

O trailer recém divulgado pela Disney na Star Wars Celebration, indica que teremos a volta do maior vilão da franquia: Sheev Palpatine.

O icônico personagem esteve sempre presente durante toda a história dos Skywalkers, principalmente no universo expandido de livros e HQ's. Por isso, listamos abaixo momentos que mostram esse impacto de Palpatine durante a história de uma das famílias mais queridas da Cultura Pop:

Palpatine foi o início da Saga Skywalker

Recentemente foi revelado na HQ #25 de Darth Vader que Palpatine "criou" Anakin, manipulando a força e gerando a gravidez de sua mãe com o objetivo de usar a criança como uma arma para os Sith.

Dessa forma, o vilão foi o grande responsável pelo surgimento da família Skywalker no universo de Star Wars, a partir do nascimento de Anakin.

Adota Anakin como seu aprendiz

Durante toda a primeira trilogia conhecemos mais da transição do jovem Jedi Anakin Skywalker à figura vilanesca de Darth Vader por meio de manipulações e mentiras de Sheeve Palpatine. Como contamos no item #1, o Imperador sempre teve em mente adotar Anakin como seu aprendiz e criá-lo para ser sua arma pessoal.

O Retorno de Darth Vader para a luz

Um dos momentos mais importantes da história da franquia foi quando Darth Vader decide trair seu antigo mestre e salvar a vida de seu filho, Luke Skywalker. Entretanto, para isso acontecer, a figura de Palpatine como verdadeiro vilão foi muito importante para os desfechos de acontecimentos. É apenas pelos atos cruéis e pelas palavras ditas pelo Imperador que Darth Vader cria coragem e volta para o lado da luz. Novamente um exemplo de como a história dos Skywalkers é moldada pelas ações do vilão.

O Plano de Contingência

A trilogia de livros Aftermatch aborda eventos após a destruição da segunda estrela da morte. Nessa saga conhecemos mais sobre um plano de contingência que o Imperador deixa em uma eventual morte.

Resumindo, "A Contingência" consistia em garantir que o Império Galáctico não vivesse mais que o próprio Imperador por meio de uma autodestruição do Império para a reformulação de uma nova ordem nas regiões desconhecidas da galáxia, a qual descobrimos mais tarde que se trata da Primeira Ordem.

Presença de Palpatine na criação de Ben Solo

Essa parte se trata de uma teoria criada a partir do trailer visto hoje e de fatos que encontramos no segundo livro da trilogia Aftermatch.

No livro "Life Debt", Leia deixa claro que sente uma presença maligna ao redor de seu filho recém nascido. Na época, se imaginava ser Snoke, mas depois do trailer de hoje, seria possível que essa figura fosse o antigo Imperador? Poderia ter Palpatine, desde cedo, influenciado o pequeno Ben Solo para o lado negro, fingindo ser o fantasma de Darth Vader? Sabemos que Kylo Ren é fanático pela ideia de terminar o legado construído por Anakin, mas e se fosse Palpatine dentro da sua mente sugerindo tudo aquilo? Afinal, o legado de Darth Vader como vilão existe apenas graças ao Imperador.