Daisy Ridley em pôster de Star Wars - A Ascensão Skywalker

Créditos da imagem: Lucasfilm/Divulgação

Filmes

Notícia

Star Wars | Grupo promove boicote solidário contra A Ascensão Skywalker

Fãs incomodados com rumos da franquia após compra da Disney doarão valor dos ingressos a instituições de caridade

Nicolaos Garófalo
17.12.2019
00h51
Atualizada em
17.12.2019
10h46
Atualizada em 17.12.2019 às 10h46

Aparentemente, a raiva nem sempre leva ao Lado Sombrio da Força. Às vésperas da estreia de Star Wars – A Ascensão Skywalker, um grupo de fãs irritados com as decisões tomadas por J.J. Abrams, Rian Johnson e os demais cineastas contratados pela Disney desde que a Casa do Mickey passou a produzir filmes da franquia vêm usando o grupo do RedditSaltier than Crait” (“mais salgado do que Crait”, em inglês) para promover uma campanha de boicote contra o Episódio IX.

Apesar da intensão ser ferir a bilheteria do longa que encerra a saga Skywalker, o “golpe” terá um objetivo bondoso: ao invés de gastar o dinheiro com ingressos, os insatisfeitos simplesmente doarão o valor da compra com doações à Aliança Nacional pela Doença Mental (NAMI, em inglês), em homenagem à falecida Carrie Fisher, a eterna Leia Organa, e sua constante luta contra distúrbios mentais.

Em inglês, a palavra “salgado” pode significar também “ressentido” ou “rancoroso”. Aliando o significado ao nome do planeta rico em sal apresentado em Os Últimos Jedi, Crait, tem-se a origem do nome do grupo, que vem comandando a campanha desde 30 de novembro, quando a pré-venda de ingressos para o Episódio IX foi aberta. De acordo com a postagem fixada no fórum, identificada como “Salt to Gold” (ou “do sal ao ouro”), o plano inicial é que as doações sigam até 1º de janeiro de 2020.

Além de promover a campanha pela NAMI, o Salter Than Crait ainda afirma que não é necessário identificar a si mesmo ou o grupo ao fazer a doação, mas encoraja tanto seus membros quanto fãs da “trilogia Disney” a citar Fisher após a boa ação, criando uma forma de reunir os fãs de Star Wars.

Star Wars: A Ascensão Skywalker foi um dos destaques durante a CCXP19O painel reuniu Daisy Ridley, John BoyegaOscar Isaac e o diretor J. J. Abrams para celebrar o lançamento do último capítulo da saga.

Ainda não há detalhes sobre a história, descrita apenas como "os sobreviventes da Resistência encaram a Primeira Ordem mais uma vez no capítulo final da saga Skywalker". O filme estreia no Brasil em 19 de dezembro.