Foto de O Senhor dos Anéis

Créditos da imagem: O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Amazon Prime Video

Lista

O Senhor dos Anéis | Tudo o que já sabemos sobre a série de TV da Amazon

Projeto promete levar os fãs de volta para a Terra Média

Camila Sousa e Mariana Canhisares
03.08.2021
10h16
Atualizada em
08.08.2021
15h48
Atualizada em 08.08.2021 às 15h48

Os fãs de J.R.R. Tolkien voltarão à Terra Média! Não em novos livros ou filmes, mas em uma série de TV com várias temporadas. A notícia do desenvolvimento da produção inédita de O Senhor dos Anéis veio em novembro de 2017 e, desde então, o Amazon Prime Video tem divulgado informações sobre o projeto em pequenas doses.

Por isso, para saciar sua curiosidade sobre o que pode rolar nessa série, confira a seguir tudo o que já sabemos:

Qual é a história?

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

O universo da Terra Média é vasto, então uma das dúvidas dos fãs é qual será o tema da série de TV. A Amazon adquiriu os direitos da Segunda Era das histórias de Tolkien, depois do surgimento da Terra Média, mas bem antes dos acontecimentos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Segundo uma suposta sinopse, "A vindoura série da Amazon Studios levará às telas, pela primeira vez, os lendários heróis da Segunda Era da Terra Média. O drama épico se passa milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, e levará os espectadores à uma era em que grandes poderes foram forjados, reinos ascenderam à glória e caíram em ruínas, improváveis heróis foram testados, a esperança esteve por um fio e o maior vilão que já saiu da caneta de Tolkien ameaçava cobrir todo o mundo em escuridão.

Se iniciando em um tempo de relativa paz, a série segue uma série de personagens, tanto familiares quanto novos, enquanto eles confrontam um mal histórico que ressurgiu na Terra Média. Das profundezas das Montanhas Nebulosas, até as florestas majestosas da capital elfa de Lindon, e a magnífica ilha do reino de Númenor até o fim do mapa, estes reinos e personagens deixarão legados que permanecerão muito além de suas vidas."

Esse texto deixa bastante claro que a série deve mostrar a forja dos Anéis de Poder, além do Um Anel em si, e a queda de Númenor, algo já indicado em mapas divulgados pela Amazon

Mapa da Terra-Média

A Amazon já criou as redes sociais oficiais da série e lançou um mapa da Terra-Média em comemoração. Além da foto em si, a empresa também disponibilizou um mapa online para os fãs explorarem o continente - saiba mais.

Data de estreia

Foto de O Senho dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Depois de muita espera, o Amazon Prime Video revelou que a série chega ao streaming em 2 de setembro de 2022.

A data é talvez um pouco mais tarde do que os fãs desejavam, já que a presidente do estúdio Jennifer Salke havia afirmado anteriormente que a produção estrearia em 2021. No entanto, é preciso lembrar que, assim como diversas outras produções, a série teve suas filmagens afetadas pela pandemia do coronavírus. Logo, é natural que seu lançamento tenha sido adiado.

PRIMEIRA PRÉVIA

Série de O Senhor dos Anéis
Amazon Prime Video/Divulgação

Por enquanto, a série ainda não ganhou nenhum teaser, apenas uma imagem misteriosa com um personagem, de costas, contemplando uma das paisagens magníficas da Terra Média; confira acima. Não se sabe ainda quem ele é, ou qual ator o interpreta.

Elenco principal

Josheph Mawle em Game of Thrones e Morfydd Clark em His Dark Materials
HBO/Divulgação

A Amazon já anunciou o elenco completo da série. Entre os nomes mais conhecidos estão dois atores de Game of Thrones: Josheph Mawle, que interpretou o Tio Benjen, e Robert Aramayo, o jovem Ned Stark. Vale lembrar que este último substituiu Will Poulter, que teve que deixar a produção por conflitos de agenda. Assim, Aramayo interpretará o jovem herói Beldor, enquanto Mawle dará vida ao vilão Oren.

Outros destaques incluem a atriz Morfydd Clark, que interpretará a icônica Galadriel, e Markella Kavenagh. A australiana será Tyra, descrita até o momento como uma das protagonistas da produção.

Elenco dos filmes pode voltar?

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Como a nova série se passará antes de A Sociedade do Anel, é improvável que os atores reprisem os papéis do cinema. Além disso, é possível que a Amazon queira desvencilhar a imagem da série dos longas, para ter sucesso com um novo público. Sean Astin e Andy Serkis, que interpretaram Sam e Gollum, respectivamente, disseram que não pretendem atuar na série. Ian McKellen, o Gandalf, mostrou interesse em aparecer novamente como o mago, mas disse que não recebeu nenhum convite. 

Também é provável que a série escolha novos atores para nomes conhecidos, como já aconteceu com a personagem Galadriel, que retorna com uma nova atriz.

Quem está fazendo?

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

John D. Payne e Patrick McKay são os showrunners da produção. Ambos já trabalharam como roteiristas de Star Trek: Sem Fronteiras e estão escalados para o futuro longa de Flash Gordon.

Na equipe de roteiristas estão: Gennifer Hutchison (Breaking Bad, Better Call Saul), Helen Shang (Hannibal, 13 Reasons Why), Jason Cahill (Família Soprano), Glenise Mullins (Gray, Mine), Justin Doble (Stranger Things), Bryan Cogman (Game of Thrones) e Stephany Folsom (Toy Story 4).

J.A. Bayona (O Impossível, Jurassic World 2: Reino Ameaçado) vai dirigir os dois primeiros episódios. Além dele, espera-se que Wayne Che Yip (Preacher, Hunters) e Charlotte Brändström (The Witcher, Outlander) também comandem episódios.

Belén Atienza, que já trabalhou com ele em diversos projetos, assina a produção executiva. Outros produtores executivos são Bruce Richmond (Da Terra à Lua), Callum Greene (O Hobbit: A Desolação de Smaug) e Lindsey Weber (Rua Cloverfield, 10).

Kate Hawley (Esquadrão Suicida) é a figurinista, o vencedor do Oscar Rick Heinrichs (Star Wars: Os Últimos Jedi) assina o design de produção, o também vencedor do Oscar Jason Smith (Os Vingadores, Super 8) é o supervisor de efeitos visuais.

Tom Shippey será o consultor de Tolkien e John Howe, que trabalhou na trilogia de filmes, volta como ilustrador e artista conceitual.

Ou seja, sem Peter Jackson

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Peter Jackson deu vida à Terra Média nos cinemas e por isso sua possível participação na série de TV gerou muita expectativa nos fãs. Entre idas e vindas e informações de que ele estava (ou não) envolvido no projeto, Jackson disse em outubro de 2018 que realmente não trabalharia no seriado. Na época, ele afirmou que estava ansioso para ver a obra de Tolkien na tela pela primeira vez como fã, já que até agora seu envolvimento foi, antes de tudo, profissional.

Serão quantas temporadas?

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Antes mesmo da estreia, já foi confirmado que a série deve ter cinco temporadas.

Mais de uma série?

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Quando o anúncio foi feito, uma das primeiras coisas confirmadas pela Amazon é o plano de fazer mais de uma série. Por enquanto essa atração derivada não foi confirmada -- somente um longa em anime --, mas se o primeiro projeto tiver sucesso, não será surpresa ver outros seriados situados na Terra Média. 

Locações

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Tolkien sempre descreveu a Terra Média como um local de natureza vasta e por isso a Nova Zelândia segue com o local perfeito para as filmagens. Segundo os showrunners, o local é perfeito não só por conta dos belos cenários, mas também pela boa estrutura que oferece para produções desse porte.

Orçamento

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

A série da Amazon de O Senhor dos Anéis custará em torno de US$ 465 milhões por temporada (NZD$ 650 milhões), quantia que quebra recordes de gasto de produção na televisão. Para comparação, a temporada final de Game of Thrones custou US$ 90 milhões à HBO, valor muito abaixo desse. 

A POLÊMICA: NUDEZ

O seriado deve ter cenas de nudez. Embora parte do público tenha se posicionado contra essa decisão, afirmando que as criações de Tolkien sempre foram "para toda a família", fontes do site TheOneRing.net dizem que estes momentos não terão nada de sexual. Na realidade, serão cenas "esparsas" e usadas apenas para mostrar a transformação de elfos em Orcs. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.