Filmes

Lista

O que vem depois de Ultimato: os possíveis filmes da fase 4 da Marvel

Pantera Negra 2, filme solo da Viúva Negra e mais!

Mariana Canhisares
05.05.2019
11h06

O presidente do Marvel Studios Kevin Feige deixou claro que o calendário completo da fase 4 do MCU só será anunciado oficialmente após as estreias de Vingadores: Ultimato e Homem-Aranha: Longe de Casa - saiba mais. Porém, já circulam informações sobre alguns projetos em desenvolvimento na Casa de Ideias.

Acima você pode conferir todos os projetos já confirmados na Omelista, e abaixo você encontra os possíveis filmes da fase 4:

Viúva Negra

Marvel Studios/Divulgação

Depois de ser apresentada em Homem de Ferro 2, em 2010, Natasha Romanoff ganhará um filme solo. Por enquanto, são poucas as informações confirmadas pelo estúdio. Sabe-se que Scarlett Johansson reprisará o papel da heroína e Cate Shortland, conhecida por Lore e A Síndrome de Berlin, será a responsável pela direção. Especula-se que o filme terá a designer de produção de Operação Red Sparrow, Maria Djurkovic, e o coordenador de dublês de Pantera Negra, Darrin Prescott.

Tendo adiado as filmagens para junho, em uma tentativa de evitar spoilers de Ultimato, é difícil prever sobre o que será o longa. Uma possível sinopse foi revelada no Reddit, mas não chegou a ser oficializada pela Marvel. Confira:

"Ao nascer, a Viúva Negra (Natasha Romanoff) é entregue para a KGB, que a prepara para se tornar a sua melhor agente. Mas quando a U.R.S.S. acaba, o governo tenta matá-la enquanto a ação se move para o presente em Nova York, onde ele trabalha como freelancer. O filme solo mostrará Romanoff vivendo nos Estados Unidos 15 anos depois da queda da União Soviética".

Desde então, muitos rumores circulam sobre a trama. Há quem diga que a produção seria um prelúdio, retratando o Bug do Milênio, isto é, um problema previsto para os sistemas de computadores na virada de 1999 para 2000 devido à programação apenas dos dígitos “19” para designar os anos. Na história, o bug seria parte de um plano maior e a S.H.I.E.L.D. teria impedido o problema - saiba mais. Rumores ainda apontam para a possível participação do Soldado Invernal e do Gavião Arqueiro.

O lançamento é previsto para 2020, possivelmente no primeiro semestre.

Pantera Negra 2

Marvel Studios/Divulgação

Depois do sucesso de bilheteria e, mais recentemente, de ser premiado em três categorias do Oscar, Pantera Negra ganhará uma sequência. Ryan Coogler, responsável pelo primeiro filme do herói, já foi confirmado como diretor e roteirista da nova história e se espera que as filmagens aconteçam em 2020.

O projeto está em desenvolvimento no estúdio e, ao que tudo indica, a trama ainda não está completamente definida. A expectativa, obviamente, é que T’Challa e outros personagens de Wakanda retornem no filme, novamente indicando que o estalo de Thanos será revertido. A especulação parece ter sido confirmada em uma declaração recente do ator Courtney B. Vance, marido de Angela Bassett, que interpreta a Rainha Ramonda. "Todos estarão lá, incluindo Michael B. [Jordan]”, declarou. Logo, os eventos de Ultimato podem até mudar o destino de Killmonger.

Rumores também circularam de que Donald Glover foi cotado para viver o vilão da sequência, mas nada foi confirmado.

Doutor Estranho 2

Marvel Studios/Divulgação

Feige deu a entender, em 2018, que Stephen Strange também deve voltar para uma continuação e, tendo em vista o papel que ele assumiu em Guerra Infinita, a Marvel realmente deve dar mais espaço para o personagem de Benedict Cumberbatch. Ao que tudo indica, o diretor Scott Derrickson está trabalhando novamente com o roteirista C. Robert Cargill na nova história, que deve ficar pronta ainda neste ano. Sites sugerem que as filmagens também começarão em 2019, com o lançamento ocorrendo no final de 2020.

Com a trama sendo mantida em segredo, são muitas as especulações sobre o que o novo longa pode abordar. A mais segura é o retorno de Mordo, já que o final do longa de 2016 mostra o ex-aluno da Anciã tornando-se um vilão, determinado a reduzir o número de pessoas usando as artes místicas.

Em 2018, Cargill afirmou que adoraria desenvolver o personagem de Chiwetel Ejiofor, tirando o ar caricato dele e o colocando num patamar semelhante ao de Loki. Na ocasião, ele também indicou que estavam considerando trazer para a história Pesadelo, um demônio da Dimensão dos Sonhos que se alimenta do medo dos humanos para sobreviver. Vale lembrar que o Doutor Estranho ainda não assumiu oficialmente o título de Mago Supremo. Logo, a batalha com Mordo e/ou Pesadelo pode ser o ponto fundamental para que ele tome esse posto.

Quanto ao tom do filme, Derrickson afirmou, em 2017, que não descartaria trabalhar mais elementos de horror sobrenatural, como os quadrinhos dos anos 1980, mas essa não seria sua primeira escolha. "As dimensões alternativas e as possibilidades de multiverso que mostramos no primeiro filme já nos dão possibilidades ilimitadas. O que quero dizer é que não queremos subutilizar isso, ou criar algo menos inovador do que o primeiro Doutor Estranho".

De todo modo, o retorno de Benedict Cumberbatch e Benedict Wong é praticamente certo. Rachael McAdams também deve reprisar o papel da médica Christine Palmers.

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Marvel Studios/Divulgação

Originalmente, a Marvel planejava usar Guardiões da Galáxia Vol. 3 para dar base à fase 4. No entanto, com a demissão do diretor James Gunn, o futuro da equipe foi abalado. A continuação, então prevista para começar a ser filmada em fevereiro de 2019, foi adiada - possivelmente, para 2021. Até o momento, o estúdio ainda não anunciou quem comandará o longa. Taika Waititi, de Thor: Ragnarok, foi cogitado por diferentes sites, mas ele já negou qualquer envolvimento com a produção.

Kevin Feige confirmou, porém, que a Marvel usará o roteiro de Gunn, descrito como “emocionante”, segundo fontes do jornalista do /Film, Peter Sciretta. Não se sabe o teor da história, mas considerando que Guardiões da Galáxia Vol. 2 deu a deixa para a introdução de Adam Warlock, não é absurdo considerar que ele terá algum papel na trama. Também se presume que o filme não deve se restringir a Groot, Rocket e Nebulosa, os únicos sobrevivente de Guerra Infinita. Peter Quill, Gamora, Drax e Mantis devem voltar.

Os Eternos

Marvel Comics/Divulgação

O desenvolvimento do filme dos Eternos também já é de conhecimento público. Com direção de Chloé Zhao, de Songs My Brothers Taught Me, a produção deve apresentá-los já como uma equipe formada, em uma história que possivelmente se estende por dezenas de milhares de anos, como fez Jack Kirby nos quadrinhos - saiba mais. Especula-se que a trama possa girar em torno da história de amor de Sersi e Ikaris, mas nada foi confirmado.

Há ainda rumores de que o longa apresentará Eros, o irmão caçula de Thanos, além de Druig, Piper, Elysius, Gilgamesh, Makkari, Thena e Zuras. Os trabalhos de Kirby e Neil Gaiman serviriam de referência.

Não há data de início de filmagem, nem possível lançamento. Mas sites apostam que o filme entrará em produção ainda neste ano.

Criados em 1976, os Eternos são uma raça de super-humanos criados pelos alienígenas Celestiais durante sua visita à Terra. Porém, ao mesmo tempo que conceberam este grupo, os experimentos genéticos dos Celestiais originaram também os Deviantes, uma espécie de face corrompida das suas primeiras criações. Entre os personagens já apresentados no cinema que têm alguma relação com essas raças destaca-se Thanos, que nas HQs é filho de um casal de Eternos e carrega os genes Deviantes.

Shang-Chi

Marvel Comics/Divulgação

A Casa de Ideias trabalha ainda no filme solo de Shang-Chi, o mestre do kung-fu do universo Marvel. O estúdio contratou Dave Callaham, de descendência chinesa, para escrever o projeto, e Destin Cretton, de O Castelo de Vidro, para a direção. Informações do Deadline sugerem que a intenção é fazer um filme com uma abordagem semelhante a de Pantera Negra, já que esta será a primeira produção do estúdio protagonizada por um herói asiático. 

Apresentado nos quadrinhos no início dos anos 1970, como o filho do vilão Fu Manchu, Shang-Chi foi considerado o maior lutador da Marvel e desempenhou um papel importante no arco "Terra das Sombras".

Capitã Marvel 2

Marvel Studios/Divulgação

Carol Danvers mal chegou aos cinemas, é verdade, mas a personagem não deve voltar apenas para Ultimato. Kevin Feige sugeriu que a heroína pode ter um “futuro bem incrível”, então nos resta apenas especular o que pode acontecer em uma eventual sequência.

Tanto Feige, quanto a atriz Brie Larson já manifestaram o desejo de ver Carol e Kamala Khan juntas no MCU. Nos quadrinhos, a jovem é uma inumana de Nova Jersey, de ascendência paquistanesa, que desenvolve poderes e se inspira na ex-Ms. Marvel, Carol Danvers, para fazer o bem. Vê-las lutando lado a lado seria muito interessante.

Larson também já jogou a ideia de colocar Capitã Marvel liderando uma equipe só de heroínas. Este também seria um bom retorno para a heroína.

Vingadores 5

Marvel Studios/Divulgação

Como falou-se muito pouco sobre a fase 4, é difícil prever o que poderia ser um novo filme dos Vingadores. No entanto, certamente um evento ou um vilão voltará a reunir os heróis que sobreviveram a Ultimato. Resta saber quem serão eles.

Cadê os X-Men? E o Quarteto Fantástico?

Marvel Comics/Divulgação

A fusão entre Disney e Fox abre muitas portas para o universo cinematográfico da Marvel com a chegada dos X-Men, do Quarteto Fantástico e, quem sabe, até do Deadpool. No entanto, com o processo ainda em andamento, não se sabe quando o estúdio poderá colocar as mãos nesses personagens.

A Marvel não deve demorar muito tempo para começar a trabalhar estas propriedades. Especula-se que eles podem criar toda uma nova geração de mutantes, escalando até um novo Wolverine. Mas, com tantas incertezas, é difícil apontar que caminho ela seguirá. Ainda assim, podemos esperar pelo menos alguma menção aos heróis nessa fase 4.