Filmes

Lista

Liga da Justiça | As maiores diferenças entre o Snyder Cut e a versão final

Versão de Zack Snyder para Liga da Justiça será lançada em 2021 no serviço de streaming HBO Max; entenda como seria o filme originalmente

Gabriel Avila
20.05.2020
15h19
Atualizada em
22.08.2020
19h59
Atualizada em 22.08.2020 às 19h59

Antes mesmo de chegar aos cinemas, o filme da Liga da Justiça já estava coberto de polêmicas. Durante as filmagens, o diretor Zack Snyder deixou a produção para cuidar de sua família após o falecimento de uma de suas filhas. Para não atrasar o lançamento do longa, a Warner contratou Joss Whedon, cineasta responsável pelos dois primeiros filmes dos Vingadores, para concluir o projeto.

Após meses de refilmagens e mudanças no filme original, Liga da Justiça chegou aos cinemas e o resultado não agradou à crítica e muito menos os fãs, que passaram a exigir que a Warner lançasse a versão de Zack Snyder. A campanha foi endossada pelo próprio diretor, que não apenas passou a pedir uma chance de mostrar o chamado “Snyder Cut” (Corte do Snyder, em tradução livre), como também passou a revelar alguns pedaços do que seria seu filme através de seu perfil na rede social Vero.

Abaixo reunimos as principais diferenças entre a versão de Snyder, que será lançada no HBO Max em 2021, incluindo novos vilões, apresentação de heróis inéditos no cinema e até uma morte chocante, e a que chegou aos cinemas:

A presença de Darkseid

Montagem contendo imagens de Darkseid divulgadas por Zack Snyder
Reprodução/Zack Snyder/Vero

Grande vilão do Universo DC nos quadrinhos, o Darkseid teria uma grande participação no Liga da Justiça de Zack Snyder. Ao contrário de sua quase inexistente presença no filme, que apenas o cita, na versão do diretor ele seria responsável por dar trabalho aos terráqueos. Imagens compartilhadas por Snyder mostram que o vilão seria o líder do grande exército que invade a Terra em busca Caixas Maternas, gerando a união entre Amazonas, Atlantes, deuses, humanos e até um membro da Tropa dos Lanternas Verdes. Segundo Kevin Smith, o antagonista apareceria também na conclusão do longa, encarando a Liga através de um Tubo de Explosão.

Ciborgue seria o fio condutor da trama

Montagem contendo imagens de Ciborgue divulgadas por Zack Snyder
Reprodução/Zack Snyder/Vero

Assim como Darkseid, o Ciborgue (Ray Fisher) teria uma importância maior na trama de Liga da Justiça. Muitas imagens compartilhadas por Zack Snyder revelam que sua jornada teria maior duração no longa. Seu passado como habilidoso jogador de futebol americano, passando pelo acidente que destruiu grande parte de seu corpo - e matou sua mãe -, e até batalhas individuais contra o Lobo da Estepe foram planejadas na versão final. Em uma sequência, o herói chegaria a entrar na Caixa Materna que lhe conferiu poderes, onde teria uma alucinação com sua família.

O traje preto do Superman

Foto de Henry Cavill vestindo o traje preto do Superman
Reprodução/Zack Snyder/Vero

Desde a conclusão de Batman vs Superman, em que o Homem de Aço tomba na batalha contra o Apocalipse, os fãs esperavam que o herói voltaria à vida vestindo um traje preto. A referência, que prestaria homenagem à HQ A Morte do Superman, não chegou à versão final de Liga da Justiça, mas chegou a ser filmada por Zack Snyder, que compartilhou uma imagem do visual alternativo de Henry Cavill com a legenda “meu Superman”.

Mulher-Maravilha mataria o Lobo da Estepe

Foto de Gal Gadot como Mulher-Maravilha divulgada por Zack Snyder
Reprodução/Zack Snyder/Vero

A batalha final de Liga da Justiça se encerra quando o Lobo da Estepe (Ciarán Hinds) passa a sentir medo da equipe, sendo atacado pelos seus próprios Parademônios - criaturas que se alimentam de pavor. No Snyder Cut, o vilão teria outro fim, morrendo pelas mãos da Mulher-Maravilha (Gal Gadot). Em uma imagem que mostra a heroína em posição de ataque, Zack Snyder revelou que não sabe como ele foi derrotado, mas que sua versão usaria “deuses para matar deuses”.

Novos heróis

Montagem reunindo um storyboard com o Caçador de Marte e uma foto de Ryan Zheng como Ryan Choi
Reprodução/Zack Snyder/Vero

O Caçador de Marte é um dos heróis mais queridos pelos fãs da Liga da Justiça. Graças à sua participação nos quadrinhos e no desenho animado da equipe, J'onn J'onzz foi uma ausência muito sentida pelo público, mas a história quase foi diferente. Segundo Snyder, estava em seus planos filmar uma cena que revelaria que o General Swanwick, de Homem de Aço e Batman vs Superman, seria secretamente o marciano. O cineasta lamentou que não teve tempo de filmar essa cena com o ator Harru Lennix antes de se desligar do projeto.

Além do Caçador de Marte, o filme apresentaria Ryan Choi, diretor de nanotecnologia dos Laboratórios STAR, que no futuro viria a se tornar o herói Eléktron. Foram gravadas cenas em que Ryan Zheng vivia o cientista, mas elas não chegaram ao corte final do filme.

Mais espaço para as Amazonas

Foto das Amazonas em Liga da Justiça
Divulgação/Warner Bros.

As Amazonas, povo da Mulher-Maravilha que vive na paradisíaca ilha de Themyscira, teria mais espaço em Liga da Justiça. A atriz Connie Nielsen, que vive a rainha Hipólita no DCEU, revelou que sua participação incluiria movimentos impressionantes que não chegaram ao corte final. “Literalmente treinei por semanas para conseguir fazer os movimentos e aí eles não colocaram [no filme]”, relembrou a atriz.

Elenco de apoio

Montagem reunindo fotos de Willem Dafoe, Ezra Miller e Kiersey Clemons em Liga da Justiça
Reprodução/Zack Snyder/Vero

Com a missão de apresentar heróis como Aquaman, Ciborgue e Flash, que até então haviam aparecido brevemente em uma cena de Batman vs Superman, Liga da Justiça teria maior participação de personagens ligados a eles. Pelo lado do Rei dos Mares, Mera (Amber Heard) teria uma participação maior e seu mentor Vulko (Willem Dafoe) seria apresentado. Já o Velocista Escarlate teria cenas com Iris West, interesse amoroso interpretado por Kiersey Clemons.

Ganchos para o futuro

Imagens de Ben Affleck como Batman em Batman vs Superman
Divulgação/Warner Bros

Os planos de Zack Snyder para Liga da Justiça consistiam em uma trilogia. De acordo com o cineasta Kevin Smith, o primeiro filme seria parecido com o que chegou aos cinemas, já sua sequência mostraria a equipe indo para Apokolips para destruir Darkseid e seu exército longe da Terra. Nessa etapa, aconteceriam dois grandes eventos: não apenas o Flash voltaria no tempo para alertar sobre os perigos do futuro - que pôde ser visto em Batman vs Superman -, como o próprio Homem-Morcego retornaria ao passado. Além disso, o Batman seria morto por Darkseid, o que possivelmente tem ligação com alguma dessas incursões. Com a derrota da equipe, o vilão conseguiria vir à Terra, levando ao terceiro filme. Parte da conclusão da trilogia seria ambientada no futuro distópico que Bruce Wayne viu no pesadelo de Batman vs Superman, quando é atacado por parademônios em um deserto.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.