Netflix

Lista

La Casa de Papel | 10 perguntas deixadas para a 5ª temporada

Atenção: lista contém spoilers dos novos episódios da série

Mariana Canhisares
04.04.2020
17h51
Atualizada em
10.04.2020
12h08
Atualizada em 10.04.2020 às 12h08

[Atenção: como o próprio título sugere, o texto a seguir contém spoilers da Parte 4 de La Casa de Papel. Logo, se você ainda não assistiu, guarde esse texto para mais tarde]

Ao final da Parte 4 de La Casa de Papel, a sensação predominante é de que a série deixou mais perguntas do que realmente deu respostas. Embora a grande dúvida, isto é, o destino de Nairóbi (Alba Flores) tenha ficado bem claro, o roubo ao Banco da Espanha parece estar longe de terminar. O último episódio da série deixa o Professor (Álvaro Morte) na mira da inspetora Sierra (Najwa Nimri) e o bando segue sem um plano sólido para deixar o edifício com toneladas e toneladas de ouro. Bem, pelo menos agora eles têm a ajuda de Lisboa (Itziar Ituño).

Oficialmente, a quinta temporada não foi confirmada - por enquanto, só há rumores de que a série ganhará mais 16 episódios. Ainda assim, não continuar a série com tantos ganchos deixados para trás parece pouco provável. Confira a seguir 10 perguntas que La Casa de Papel precisa responder:

Quais são os planos de Sierra?

La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

A inspetora Sierra encerra a quarta temporada com um mandado de prisão no seu nome. Contrariando a vontade do Coronel Tamayo (Fernando Cayo), a policial não assumiu individualmente a responsabilidade pela tortura de Rio (Miguel Herrán), mas sim revelou à toda imprensa como o governo espanhol e todas as grandes instituições não apenas estavam cientes, como mandaram-na fazer o que fez.

Com seus antigos aliados transformados em inimigos, Sierra toma a curiosa decisão de prosseguir a investigação e encontrar o paradeiro do Professor. Com um faro impecável, ela cumpre brilhantemente seu objetivo. Mas o que ela tem a ganhar o fazendo de refém?

Pode-se especular que ela torça para que a captura do mentor do assalto seja seu passe de volta ao trabalho. No entanto, tendo humilhado Tamayo publicamente, parece pouco provável que seu antigo colega vá ser tão receptivo. Logo, há de considerar também a possibilidade da inspetora querer se aliar ao Professor - ou, pelo menos, coagi-lo a usar seus recursos para fazê-la sumir do mapa.

Porém, há chances de que ela só esteja em busca de respostas. Tendo a persistência como uma de suas grandes características, ela é o tipo de pessoa que iria até as últimas consequências para resolver algum mistério. Não à toa, ela foi parar justamente na toca do Professor.

Como o Professor sairá da mira de Sierra?

La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

Os planos do Professor transcorreram quase que perfeitamente. Ele apenas não previu que Sierra, tendo sido afastada do cargo de inspetora, trabalharia como um lobo solitário até encontrá-lo. Com uma arma apontada à cabeça e um assalto ainda em andamento, o líder do bando precisará encontrar mais uma saída mirabolante para derrotar sua adversária.

A resposta mais provável é com a ajuda de Marselha (Luka Peros). Depois de levar Lisboa para o Banco da Espanha, ele em teoria voltaria à companhia do Professor no esconderijo. Talvez, portanto, fique nas mãos dele render a inspetora. Pode-se especular ainda que os mineiros que ajudaram no resgate de Lisboa também possam voltar, mas é mais provável que cada um tenha seguido um rumo justamente para despistar a polícia.

Como o bando deixará o Banco da Espanha?

La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

Assim como na Parte 3, ainda não há muitas pistas sobre como os ladrões deixarão o Banco da Espanha. Sabe-se que é preciso fundir todo o ouro do cofre, mas por que isso é importante não é claro. Com o Professor temporariamente imóvel por causa da Sierra, ao que tudo indica eles terão que se virar - pelo menos por um tempo.

Há de se considerar, porém, que agora eles têm a ajuda de Lisboa e de Manila (Belen Cuesta), que já parou de fingir ser mais uma refém e, com uma pistola, já controla os funcionários do Banco da Espanha.

O que eles vão fazer com Gandía?

La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

Com esperteza, o grupo conseguiu não apenas neutralizar Gandía (José Manuel Poga), como também usá-lo para enganar a polícia e trazer Lisboa sã e salva para dentro do Banco da Espanha. O chefe da segurança até tentou escapar, mas Bogotá (Hovik Keuchkerian) aproveitou a chance para socar o inimigo com gosto, uma pequena vingança pela morte de Nairóbi. No entanto, os golpes foram suficientes para matá-lo? Se sim, como eles vão lidar com esse fato, já que pelas regras do Professor assassinatos mancham a imagem pública deles? Caso contrário, como o grupo garantirá que Gandía não voltará a tentar bancar o herói novamente?

Como ficam os relacionamentos?

La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

As Partes 3 e 4 trouxeram conflito para relacionamentos até então firmes. Denver (Jaime Lorente) e Estocolmo (Esther Acebo) entraram no Banco da Espanha já em crise por causa de comentários machistas do ladrão, mas a situação só se agravou no curso das duas temporadas. Ao final, Denver e Estocolmo parecem ter restabelecido a harmonia de antes, mas será que vai durar?

Outra incógnita está no antigo casal Rio e Tóquio (Úrsula Corberó). A princípio, ela não aceitou bem a separação, mas o cenário pareceu mudar depois que a resgataram do bunker do Gandía. Será que os dois voltarão a ser amigos agora? Ou ainda há uma faísca aí?

Por fim, há Helsinki (Darko Perić) e Palermo (Rodrigo de La Serna). Os dois nunca foram propriamente um casal, embora Helsi tivesse interesse. O grandão superou toda a história do “Boom Boom Ciao” e perdoou o argentino pela sua parcela de culpa na morte de Nairóbi. Porém, Palermo os traiu uma vez, ele seria capaz de fazê-lo de novo? Se sim, Helsinki aguenta mais essa perda?

Nairóbi voltará em flashbacks, como Berlim?

La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

Apesar de Berlim ter morrido ao final da Parte 2, ele seguiu como uma presença constante na série através de flashbacks. Será que os showrunners pretendem fazer o mesmo com Nairóbi? O principal empecilho para isso pode ser a justificativa. O retorno do ladrão está intimamente ligado à elaboração do plano e, por isso, ele está em todos os episódios com bastante destaque. Por não estar tão na base da estratégia, talvez ela não tenha tanto tempo de tela nas próximas temporadas. Mas isso não descarta a possibilidade de Nairóbi voltar a aparecer nos momentos na sala de aula e nas memórias de Tóquio.

Vale notar apenas que Flores afirmou no documentário La Casa de Papel: El Fenómeno que a Parte 4 era sua despedida...

Onde está Tatiana?

La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

A misteriosa quinta esposa de Berlim, Tatiana (Diana Gómez), voltou a aparecer em flashbacks em La Casa de Papel, mas ainda sem um papel muito claro. Isso não deve durar muito tempo. O fato de ela ter conhecimento dos planos da Casa da Moeda e do Banco da Espanha é importante demais para que isso não se torne um elemento na próxima temporada.

Além de explicar seu paradeiro, é preciso saber como terminou seu relacionamento com Berlim. Até agora só vimos os pontos positivos, mas no primeiro roubo do grupo o ladrão falava dela no passado, frustrado. Essa informação pode ser crucial para definir se ela é uma ameaça ou uma potencial aliada.

Tamayo segue no comando da operação?

La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

O coronel Tamayo tomou duros golpes ao final da quarta temporada. Sua imagem está completamente desacreditada na imprensa, seus superiores foram todos comprometidos por sua culpa e, bem, no jogo de gato e rato com os ladrões ele está perdendo. É preciso saber, então, se permitirão que ele fique por mais tempo tentando tirar o bando do Banco da Espanha ou se vem aí um novo comandante, talvez uma figura até mais dura que seu antecessor. Caso ele permaneça, como estará seu ânimo? Ele estará em busca de vingança?

O que será de Antoñanzas?

La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

Antes cumprindo papel de mordomo da inspetora Sierra, Antoñanzas (Antonio Romero) acabou se tornando um importante informante para o Professor montar seus planos. No entanto, ao final da Parte 4, sua antiga chefe descobre que ele foi comprometido e, portanto, o grande responsável para que Lisboa não topasse o acordo que ela propora. Assim, fica a dúvida: Sierra tentará se vingar, denunciando-o à polícia, ou ele poderá seguir como aliado do bando? 

Arturito finalmente aprenderá uma lição?

La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

Arturito (Enrique Arce) sempre foi uma figura odiável, mas na nova temporada ele realmente foi além, estuprando uma das reféns e ainda tentando fazer o mesmo com Manila. Porém, ele foi denunciado na frente de todos e, dessa vez, parece que mais ninguém cairá no seu papo fajuto de heroísmo. Será que a próxima temporada ensinará ao agora coach uma lição? E mais: ele receberá alguma punição pelos seus atos ali mesmo, dentro do Banco da Espanha?