Carly Chaikin como Darlene em Mr. Robot

Créditos da imagem: Mr. Robot/USA Network/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Mr. Robot | Violência toma conta do Episódio 8 da temporada final

Série volta do estado de choque para explorar os efeitos devastadores do trauma e agressão

27.11.2019, às 20H44.

Mr. Robot se colocou em uma situação complicadíssima: como continuar após um dos melhores, mais importantes e reveladores episódios da série? A resposta é investir na ação e mergulhar de cabeça no caos, não para exaltar a ação, mas sim para discutir o seu peso.

[Cuidado! Spoilers do S04E08 de Mr. Robot abaixo]

408 Request Timeout” começa esclarecendo a grande reviravolta do capítulo anterior, e mostra momentos de outras temporadas que agora ganham novo significado ao saber que Elliot (Rami Malek), assim como as pessoas ao seu redor, é disfuncional e cicatrizado do jeito que é pelos vários abusos que sofreu pelo pai na infância. Quando a trama retorna ao presente - com o hacker e a psiquiatra Krista (Gloria Reuben) diante do cadáver de Fernando Vera (Elliot Villar) - espectador e protagonista compartilham um estado de choque em perfeita sintonia. É assim que o seriado prepara o solo para discutir violência, seja mostrando-a em ação ou então suas terríveis consequências.

Elliot é quem entra para manifestar os efeitos da agressão. Quando reganha sua consciência, ele é tomado por todas as questões que tornam o assunto tão complexo, como o que fez para merecer isso, e o que podia ter feito para impedir os atos de seu pai. O personagem então parte em uma jornada para descobrir essas respostas, guiado por uma figura improvável: sua versão mais nova.

O jovem Elliot traz à tona um elemento sobrenatural que corria de fundo durante toda a temporada apenas, na trilha sonora de Mac Quayle, evocando tons de terror. Aqui isso é levado a outro nível pela presença fantasmagórica do garoto, e casa perfeitamente com a temática do episódio. Depois de uma descoberta traumática, faz sentido que o protagonista seja perseguido por outros fantasmas da violência, seja ele mesmo ou então Tyrell Wellick (Martin Wallstrom), que brevemente dá as caras no capítulo.

Se o arco de Elliot demonstra os efeitos da violência, o de Dominique DiPierro (Grace Gummer) e Darlene (Carly Chaikin) nas mãos do Dark Army mostra a causa. Após a agente se recusar a assassinar a hacker, as duas são levadas por Janice (Ashlie Atkinson) para serem torturadas. A frieza da vilã assusta, e toda a situação é bastante tensa, especialmente após DiPierro ser esfaqueada, deixando-a com os minutos de vida contados.

Tudo é muito bem conduzido e agonizante, com a fotografia se destacando: a câmera varre e se movimenta pelo claustrofóbico cenário com fluidez e agilidade, o que reforça a intensidade da briga entre as reféns e a sequestradora. A dupla parece ter entrado em um beco sem saída, e a tendência da temporada de matar personagens importantes cria angústia genuína no público. Por sorte, DiPierro parece ter planejado uma escapatória com antecedência, mas mesmo o ponto em que sua trama é concluída - engasgando no próprio sangue após ter baleado Janice e seus capangas - não parece tão esperançoso assim.

Falta de esperança é justamente o que liga as duas metades do episódio. Elliot até chega a ter certa resolução quando descobre que deu um jeito de confrontar o pai abusivo, o que permite o retorno de Mr. Robot (Christian Slater). A figura, em um diálogo realmente tocante, discute então como nunca foi semelhante ao pai de Elliot, mas sim de quem o garoto realmente queria ser filho. Os dois terminam abraçados, e Mr. Robot conforta o protagonista completamente desiludido de sua luta contra forças maiores, ao som do choro de que não consegue seguir em frente. Seja lá o que acontecer daqui para frente, é a prova de como Mr. Robot, por baixo de toda a atitude descolada, hacking realista e comentário social, ainda tem um enorme coração batendo no centro de tudo.

Não há previsão de estreia para a quarta temporada de Mr. Robot no Brasil. As três temporadas anteriores estão disponíveis no catálogo do Amazon Prime Video.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.