Quarta temporada de Mr Robot

Créditos da imagem: Mr. Robot/USA Network/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Mr. Robot | Episódio surreal do ano final explora emocional dos personagens

"404 Not Found" mostra experimentação narrativa ao colocar protagonistas em situações inusitadas para testá-los

Arthur Eloi
29.10.2019
19h03
Atualizada em
30.10.2019
16h53
Atualizada em 30.10.2019 às 16h53

A temporada final de Mr. Robot começou empenhada em esclarecer dúvidas pendentes, mas sempre introduzindo elementos ao fundo que se tornarão importantes para a conclusão. O quarto episódio deixa as respostas de lado para se focar nesse aspecto, criando novas situações para testar os personagens.

[Cuidado! Spoilers do S04E04 de Mr. Robot abaixo]

404 Not Found” dá sequência ao ótimo gancho do anterior, em que Elliot (Rami Malek) e Tyrell Wellick (Martin Wallstrom) descobrem que um capanga do Darm Army monitora sua conversa a partir de uma van na rua. A dupla engana o agressor com sucesso, o que resulta nos protagonistas rumo ao meio do nada para sumir com o corpo e veículo. A partir daí a série desacelera em ritmo e carrega sua trama nas interações entre os dois e Mr. Robot (Christian Slater), o que funciona muito bem para melhor entender o estado emocional de cada um enquanto cresce o conflito contra o exército hacker chinês. O arco também acerta a mão na tensão ao acompanhar o trio caminhando por uma floresta congelada com abordagem de suspense. Considerando o quão pé no chão a série é, tudo soa um pouco surreal - especialmente seu fechamento, com Tyrell sendo baleado pelo capanga ferido.

O restante do episódio tem uma pegada parecida. O lado de Darlene (Carly Chaikin), por exemplo, segue sua busca por Elliot, revoltada por ainda se importar com o irmão que a trata tão mal. No meio disso, ela encontra um bêbado vestido de Papai Noel e - em um momento de compaixão - oferece uma carona. No caminho, os dois conversam, o que faz Darlene se abrir sobre sua confusão em meio ao caos que está sua vida. Assim como o arco principal, a situação é um pouco bizarra mas demonstra sentimento genuíno na personagem. Em menor escala, algo parecido ocorre com Dominique DiPierro (Grace Gummer), cuja paranoia de ser perseguida pelo Dark Army afeta até seus sonhos, e também suas relações familiares.

O capítulo dá uma segurada no ritmo dos anteriores e sua escrita soa destoante do restante da série. Mas o resultado final compensa, e ajuda a melhor entender o que está em jogo para os protagonistas durante o confronto final. Em outros seriados isso pode ser um considerado um filler mas, se tratando de Mr. Robot, só demonstra o compromisso com a experimentação - não só visual, como também narrativa.

Não há previsão de estreia para a quarta temporada de Mr. Robot no Brasil. As três temporadas anteriores estão disponíveis no catálogo do Amazon Prime Video.