Animações para quem gostou de Avatar: O Último Mestre do Ar
Uma lista com animações para jovens e adultos que já estão sofrendo com a ausência de Aang e seus amigos
Créditos da imagem: Netflix/Divulgação
Com Avatar: O Último Mestre do Ar oficialmente renovada até a terceira temporada, muitos fãs da série já devem estar se contorcendo de saudade de Aang (Gordon Cormier), Katara (Kiiawentio), Sokka (Ian Ousley) e companhia. Felizmente, o que não falta hoje nos streamings são histórias tão boas quanto sobre amizade, aventura e autodescoberta.
- [Crítica] Avatar: O Último Mestre do Ar é adaptação pé no chão que se permite sonhar
- [Lista] O que muda no live-action da Netflix?
- [Opinião] Remoção de falas machistas de Sokka não descaracteriza o personagem
Abaixo, separamos algumas animações — uma delas mais adulta do que as outras — que exploram arcos e temáticas similares; confira:
O Príncipe Dragão
Criada e escrita por Aaron Ehasz, showrunner de Avatar: A Lenda de Aang, O Príncipe Dragão traz um tom bem similar à animação da Nickelodeon, alternando momentos de humor e ação com sequências de ternura e um desenvolvimento surpreendente de personagens. A série acompanha dois príncipes humanos, Callum e Ezran, e uma elfa, Rayla, transportando um filhote de dragão de volta à sua mãe, na esperança de encerrar uma guerra que domina seu continente há décadas.
Assim como Avatar, O Príncipe Dragão se destaca pelos laços de seus personagens, que precisam superar preconceitos, medos e oponentes poderosos para salvar o mundo e as pessoas que amam. Não bastasse isso, a animação também conta com o fofíssimo Zym, um filhote de dragão carismático, cujo nascimento, assim como o de Aang, traz a esperança de uma nova era de paz.
O Príncipe Dragão está disponível na Netflix
A Casa Coruja
Já perdi as contas de quantas vezes falei de A Casa Coruja nesse site. E, sendo bem sincero, não é para menos. O desenho segue Luz, uma garota humana que acidentalmente vai parar nas Ilhas Escaldadas, um mundo definido por magia. Com a ajuda da bruxa Eda e do demônio King, ela supera suas “limitações” para desenvolver feitiços próprios.
Uma das melhores séries infantis que a Disney já lançou na sua história, A Casa Coruja conta também com um discurso moderno sobre aceitação e evolução, investindo em relacionamentos realistas, arcos de redenção e no retrato de personagens pouco representados no mainstream. Com uma construção de mundo riquíssima, a animação enfrentou bastante resistência dentro da Casa do Mickey por ser protagonizada por uma personagem bissexual e foiconcluída com umaterceira temporada reduzida. Mas nem por isso foi menos emocionante.
Se for para escolher uma única série desta lista para assistir, que seja A Casa Coruja. Garanto que você não vai se arrepender, especialmente se assistir na dublagem brasileira.
A Casa Coruja está disponível no Disney+
Samurai de Olhos Azuis
Samurai de Olhos Azuis, recentemente lançada na Netflix, já diverge um pouco dos outros itens desta lista. Feita para o público adulto, a animação é violenta e sombria, com a protagonista procurando vingança dos colonizadores europeus que podem ser seu pai. Passando longe das mensagens de paz dos outros títulos citados, a série ainda tem seus momentos de “quentinho no coração”, a maior parte delas carregada pelo carismático Ringo.
Com vozes de Maya Erskine (Sr. e Sra. Smith), Masi Oka (Heroes) e Darren Barnet (Eu Nunca…), Samurai de Olhos Azuis também conta com cenas de ação de tirar o fôlego e que deixam muitos live-actions de orçamento altíssimo por aí no chinelo. Com uma animação primorosa, a série prende o espectador, que nem sente as mais de seis horas de duração do programa passarem.
Samurai de Olhos Azuis está disponível na Netflix
Steven Universo
Voltando ao público infantil com um dos maiores clássicos modernos da mídia, Steven Universo é outra animação maravilhosa com histórias tão empolgantes, quanto necessárias. Embora tenha um ritmo mais caótico que algumas outras produções contemporâneas, a série se estabeleceu como um dos desenhos mais profundos e divertidos do Cartoon Network e merece todo o clamor que recebe da crítica e dos fãs desde sua estreia.
Assim como A Casa Coruja, Steven Universo não foge de discussões sobre gênero e sexualidade, com um dos elencos de personagens mais diversos das animações. E, caso você esteja no clima de maratonas caóticas, vale acabar a série e já mergulhar em Hora de Aventura, outro grande clássico contemporâneo.
Steven Universo está disponível na Max e na Netflix
O Espetacular Homem-Aranha
Todo mundo tem sua animação favorita do Teioso, mas a que mais respeitou o cânone do personagem ao mesmo tempo em que se permitiu criar coisas novas foi O Espetacular Homem-Aranha. A série acompanha um Peter Parker adolescente tentando equilibrar sua vida dupla como herói e estudante colegial, enquanto esconde seus poderes de amigos e familiares. Claro, essa premissa é igual a outras versões do Amigão da Vizinhança, mas a forma como a animação adapta as HQs tem um carinho todo especial e é uma porta de entrada perfeita para quem conhecer mais do personagem.
Infelizmente, O Espetacular Homem-Aranha foi vítima da aquisição da Marvel pela Disney e acabou cancelada após duas temporadas. No seu lugar, a DisneyXD lançou a medíocre Homem-Aranha da Marvel, que não conquistou o mesmo carinho do público, embora tenha durado três anos.
O Espetacular Homem-Aranha está disponível no Prime Video (apenas 1ª temporada)
Kipo e os Animonstros
De volta à Netflix, temos Kipo e os Animonstros. Criada por Radford Sechrist (Megamente) e Bill Wolkoff (Star Trek: Strange New Worlds), a história mostra um mundo dominado por criaturas mutantes, onde os humanos vivem no subsolo. Dublada por Karen Fukuhara, a Kimiko de The Boys, a protagonista decide deixar seu esconderijo subterrâneo para explorar a superfície ao lado de seus amigos — humanos e animonstros.
Com um ritmo dinâmico e tom divertido, a série é uma das grandes animações que a plataforma lançou nos últimos anos e traz personagens igualmente profundos e divertidos, que rivalizam facilmente com os protagonistas de clássicos da mídia. Com três temporadas, Kipo e os Animonstros merecia um reconhecimento bem maior do que recebeu.
Kipo e os Animonstros está disponível na Netflix
She-Ra e as Princesas do Poder
Outra produção primorosa da Netflix, She-Ra e as Princesas do Poder revolucionou a franquia dos anos 1980. Dando o tempo necessário para desenvolver todos os seus personagens, a animação assume um discurso antimilitarista que casa com os temas explorados em O Último Mestre do Ar. Assim como o live-action tocado por Albert Kim, o desenho tem protagonistas extremamente carismáticos e com histórias cheias de reviravoltas e momentos emocionantes.
Críticas machistas à parte, She-Ra e as Princesas do Poder introduziu a personagem a toda uma nova geração, conquistando um público fiel e que até hoje enaltece a animação sempre que possível (eu incluso).
She-Ra e as Princesas do Poder está disponível na Netflix
One Piece
Um grupo de jovens que luta contra governos autoritários enquanto viajam o mundo e conquistam mais e mais amigos pelo caminho? Ora, se é isso que você mais gostou em O Último Mestre do Ar, One Piece é a animação perfeita para você! É verdade que o anime já tem mais de mil episódios e ficar em dia com os lançamentos parece uma tarefa hercúlea. Mas a obra de Eiichiro Oda é tão boa, emocionante e rica que é raro alguém conseguir largar a produção depois de ser fisgado por Luffy e o Bando do Chapéu de Palha.
Um dos animes mais populares do mundo, One Piece passa por um novo boom depois do lançamento do live-action da Netflix, que apresentou a história para um público mais mainstream e ajudou o desenho a dominar ainda mais a audiência de streamings mundo afora. E mesmo que você não tenha curtido tanto a adaptação de 2023, o anime merece demais sua atenção e, por que não, idolatria.
One Piece está disponível na Crunchyroll e na Netflix
- Guia de One Piece | Entenda as sagas e saiba quais são os episódios de cada uma
- Guia de One Piece | Como funciona a hierarquia do Governo Mundial
- Guia de One Piece | Quem eram os quatro imperadores/yonkou no início da obra?
- Guia de One Piece | As diferenças entre cada marcha de Luffy (com spoilers)
- Guia de One Piece | O que é o Haki e quais são suas variações?
- Guia de One Piece | Quem são os corsários que aparecem na primeira metade anime?
- Guia de One Piece | Grand Line, Red Line e mais; entenda o mapa do anime
- Guia de One Piece | O que são as akuma no mi?
Minhas Aventuras com o Superman
Assim como O Espetacular Homem-Aranha, Minhas Aventuras com o Superman recria o início da carreira do Homem de Aço para introduzir o herói a uma nova geração. Muito influenciada por animes shōnen e slice of life, a animação da Max traz uma fofura ímpar ao Homem do Amanhã sem perder as características que fazem dele o maior super-herói do mundo. Aliada a uma animação muito bem feita, a série reforça a humanidade do Azulão ao mesmo tempo em que explora seu importante papel de defensor da Terra.
Afiada, Minhas Aventuras com o Superman também conta com um elenco coadjuvante muito bem desenvolvido e que povoam a vida de Clark de uma forma que poucas adaptações conseguiram fazer desde o fim de Superman: A Série Animada. Talvez a melhor série infantil de capa e collant da atualidade, a animação deveria servir como padrão de qualidade para todas as outras adaptações animadas de herói que vêm por aí.
Minhas Aventuras com o Superman está disponível na Max
Avatar: A Lenda de Aang e A Lenda de Korra
Agora, convenhamos, se você quer mesmo mais aventuras da Equipe Avatar e ainda não conferiu a animação original, pare tudo o que está fazendo e dê o play imediatamente em Avatar: A Lenda de Aang. Além de entender um pouco mais sobre o mundo de O Último Mestre do Ar, a série também te premiará com histórias que foram (e algumas que provavelmente serão) cortadas do live-action, mas que ainda assim são importantes para o crescimento dos protagonistas. Começando o desenho também te permitirá conhecer a Toph, mestra de dobra de terra do Avatar, antes do público do live-action.
E, encerrando A Lenda de Aang, já engate em A Lenda de Korra, série que se passa cerca de 70 anos após a animação original e conta a história da Avatar que sucede Aang. Com um tom um pouco mais maduro que sua predecessora, a sequência traz debates extremamente pertinentes de opressão social, extremismo religioso e militarismo, tão atuais hoje quanto eram em 2014, quando a série acabou.
Avatar: A Lenda de Aang e A Lenda de Korra estão disponíveis na Netflix e na Paramount+