Toei Animation/Reprodução

Créditos da imagem: Toei Animation/Reprodução

Mangás e Animes

Lista

Guia de One Piece | O que é o Haki e quais são suas variações?

Habilidade é uma das grandes vantagens do anime, às vezes superando as Akuma no Mi

Omelete
5 min de leitura
17.10.2023, às 12H33

Em todo anime com “poderzinho” há sempre uma energia comum que pode ser acessada pelos personagens durante as lutas. Em Dragon Ball, por exemplo, temos o Ki, em Naruto, o Chacra, em Bleach, a Reiatsu e, em One Piecetemos o Haki. Todas essas fontes de energia funcionam de maneiras bem distintas: umas concedem habilidades únicas aos personagens, enquanto outras apenas ampliam seus dons naturais, como é o caso de One Piece. Por outro lado, elas têm em comum a dependência de um treinamento árduo para serem acessadas.

[IMPORTANTE: Os Guias de One Piece têm como objetivo ajudar fãs iniciantes do anime sem estragar a experiência deles. Se você já coleciona centenas de episódios assistidos ou está em dia com o anime/mangá, não dê spoilers nos comentários deste artigo nas redes sociais]

O Haki de One Piece é baseado na energia vital de cada ser humano, o que significa que cada usuário pode ter mais proficiência para um dos três tipos (mais sobre isso abaixo) que para o outro, enquanto alguns dominam completamente todos eles. Na teoria, com o treinamento adequado, todas as pessoas podem dominar o Haki, porém, há habilidades que só despertam em pessoas especiais. 

Inclusive, alguns usuários de Haki são mais ou tão poderosos quanto os melhores usuários de Akuma no Mi. Alguns exemplos são o próprio rei dos piratas, Gol D. Roger, o Shanks, e o vice-almirante Garp, o avô de Luffy. Apenas com Haki, esses personagens conseguem feitos tremendos, inclusive lutar em pé de igualdade com os usuários de Akuma no Mi mais fortes, como os Almirantes e os Imperadores, os piratas mais fortes do Novo Mundo — Shanks é o único deles a não possuir os poderes de uma fruta. 

Entre as principais vantagens do Haki está a capacidade de ferir fisicamente usuários de Akuma no Mi. Mesmo se o adversário possuir um corpo de composição anormal, como luz, borracha ou fumaça, é possível atingi-lo com um golpe corpo a corpo ou uma arma imbuída com Haki.

Existem três categorias básicas de Haki: da observação, do armamento e do conquistador. Abaixo explicamos o funcionamento de cada um deles:

 

Haki da Observação ou Kenbunshoku Haki

Toei Animation/Reprodução
Toei Animation/Reprodução

Como o nome sugere, esse tipo de Haki amplia a sensibilidade sensorial do usuário. Com ele, é possível sentir a presença de outros indivíduos mesmo a longas distâncias ou se eles estiverem escondidos. Os lutadores mais experientes também podem prever os movimentos dos inimigos durante uma briga.

A primeira vez que essa habilidade foi mostrada em One Piece foi no arco de Skypiea, com o vilão Enel. Porém, na Ilha do Céu essa habilidade recebia o nome de mantra. Com sua Akuma no Mi do trovão, Enel podia intensificar sua sensibilidade através das ondas eletromagnéticas presentes no ambiente.

O Haki da Observação só apareceu com esse nome no arco de Amazon Lily, quando Luffy lutou contra as irmãs de Boa Hancock, Sandersonia e Marigold. Por desconhecer essa habilidade, Luffy ficou sem entender o motivo das duas saberem exatamente como ele as atacaria.

Haki do Armamento ou Busoshoku Haki

Toei Animation/Reprodução
Toei Animation/Reprodução

Já sabemos que o Haki da Obervação nos permite localizar os inimigos e prever seus movimentos. Mas e depois disso? Bom, para liquidar os adversários é preciso utilizar o segundo tipo de Haki, o do Armamento. Após adquirir essa habilidade, o usuário aprende a usar seu espírito para criar uma espécie de armadura invisível em volta do seu corpo. Também é possível usar essa “aura” como forma de ataque.

Com o Haki do Armamento, os personagens aumentam potencialmente o dano de seus ataques físicos, podendo, inclusive, ferir usuários de Akuma no Mi que possuem corpos com composição diferente. Normalmente, não é possível ferir esses personagens com um ataque físico ou de balas, a menos que eles estejam em contato com a água do mar ou presos com oceanite. Além disso, é possível imbuir esse tipo de Haki em armas, como flechas, balas, espadas, etc., fazendo com que esses objetos também sejam eficazes contra usuários de Logia.

A primeira vez que essa técnica apareceu no anime, o termo “Haki” ainda não havia sido mencionado. Quando Garp visitou os Chapéus de Palha no arco de Water 7, ele acertou um soco em Luffy, que é de borracha. Normalmente um soco não surtiria tanto efeito no protagonista, mas como Garp é usuário de Haki, o pirata que estica sofreu um grande dano.

Haki do Rei/Conquistador ou Haoshoku Haki

Toei Animation/Reprodução
Toei Animation/Reprodução

Por fim, temos o tipo mais raro de Haki. Em média, uma pessoa a cada um milhão é capaz de despertá-lo. Isso porque essa é uma habilidade inata de pessoas com espíritos extremamente fortes. Por esse motivo, é normal vermos os personagens mais robustos utilizando essa técnica no anime. 

O Haki do Rei ou Conquistador, diferentemente dos demais, influencia diretamente outras pessoas. Através dele, os personagens têm o poder de exercer sua força de vontade sobre outros indivíduos, os nocauteando sem contato físico. Essa habilidade funciona tanto em uma única pessoa quanto em uma área, porém, só é eficaz contra inimigos de espírito fraco — em geral, as buchas de canhão que fazem volume durante as batalhas.

Esse Haki também é capaz de controlar animais, sendo possível dominar até as feras mais fortes, como os Reis dos Mares e o próprio Kraken. 

Vale notar que o protagonista Monkey D. Luffy domina todos os tipos de Haki.

Com informações do One Piece Fandom e One Piece EX.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.