Crunchyroll/Reprodução

Créditos da imagem: Crunchyroll/Reprodução

Mangás e Animes

Artigo

Guia de One Piece | O que são as akuma no mi?

Fruto é faca de dois gumes para piratas e marinheiros do anime

Omelete
7 min de leitura
14.09.2023, às 17H29.
Atualizada em 29.09.2023, ÀS 13H45

A estreia do live-action de One Piece na Netflix trouxe novos fãs para a grande frota do Chapéu de Palha e, após o fim da primeira temporada, muitos decidiram acompanhar o anime do zero, pegando o barco andando. Com um universo tão gigantesco, é normal ficar perdido nos vários conceitos e regras criadas por Eiichiro Oda. Por isso, o Omelete vai te ajudar a entender os principais elementos da obra com uma série de textos especiais.

[IMPORTANTE: Os Guias de One Piece têm como objetivo ajudar fãs iniciantes do anime sem estragar a experiência deles. Se você já coleciona centenas de episódios assistidos ou está em dia com o anime/mangá, não dê spoilers nos comentários deste artigo nas redes sociais]

Um dos pontos básicos para se aventurar no anime ou mangá é entender o que são e como funcionam as akuma no mi, ou frutos do diabo. São eles que dão habilidades sobrenaturais para os personagens do anime. Logo no início da obra, nos deparamos com dois usuários desses poderes: Luffy, o homem-borracha e protagonista do anime, e Buggy, um palhaço pirata que se divide em vários pedaços e os controla livremente, um dos primeiros adversários do Chapéu de Palha. 

Com isso, percebemos que as akuma no mi dão poderes diversos quando ingeridas. Elas crescem em vários lugares do mundo e não existem duas iguais, logo, não temos dois usuários do mesmo fruto vivendo na mesma era. No máximo, as habilidades são semelhantes. De tempos em tempos, após o último usuário de determinada fruta morrer, ela reaparece. Esse intervalo é aleatório, podendo levar anos ou até séculos para vermos algumas habilidades ressurgindo. Além disso, não é possível adquirir o poder de duas frutas. Após comer a primeira, uma segunda se tornaria mortal para a pessoa em questão.

Ainda assim, as habilidades provenientes dos frutos são muito cobiçadas por piratas e soldados da marinha. Durante os anos, o anime já apresentou personagens que se esticam, como o caso de Luffy, outros que se transformam em animais e até dinossauros, e alguns que podem mudar completamente o espaço ao redor. Cada uma dessas características se encaixa em uma única categoria específica, como listamos a seguir:

  • Paramecia: esse é o tipo mais comum de akuma no mi . No geral, as frutas do tipo paramecia concedem habilidades sobre-humanas para quem as come, às vezes, mudando a composição do corpo da pessoa e fazendo com que ela produza substâncias não-naturais, como cera, bolhas de sabão e tinta. Com isso, durante One Piece vemos homens-bomba, metamorfos e várias outras habilidades malucas. Outras frutas ainda permitem que usuários multipliquem membros, aumentem livremente o próprio peso, comam qualquer coisa e, em casos específicos, que manipulem objetos ao seu redor. Em resumo, as habilidades da paramecia se limitam ao corpo.

  • Zoan: já os usuários do tipo zoan podem se transformar em vários animais — ou o contrário. Essa categoria de frutas é a mais cobiçada pelos que almejam o combate corpo a corpo. Além de permitirem que a pessoa se transforme em um híbrido de humano e animal, elas aumentam muito as habilidades físicas do corpo humano. No arco de Water 7, vemos Luffy e seus amigos batalharem contra a CP9, uma divisão secreta do governo na qual todos os agentes eram usuários de zoan. Entre eles havia um homem-leopardo, um homem-lobo, um homem-girafa, entre outros. As zoan também são as únicas que possuem modelos diferentes para mesma fruta, isso porque algumas espécies possuem variações. Por exemplo, existe a fruta da cobra e essa fruta possui os modelos jararaca, cascavel, jiboia e anaconda, um para cada cobra. Além disso, esse tipo de fruto ainda possui três subcategorias:

    • Ancestral: permite que o usuário se transforme em um ser extinto, como um dinossauro. Zoan ancestrais também concedem muito mais força física aos usuários, sendo as mais cobiçadas dentre as zoan.
    • Mítica: as do tipo mítica dão habilidades de criaturas mitológicas aos usuários, como as de um dragão ou de uma fênix. Esses frutos são extremamente raros e seus usuários acabam conquistando fama pelos poderes que eles concedem. 
    • Artificial: as zoan do tipo artificial, como o nome já indica, são frutas criadas sob manipulação. Elas possuem uma taxa de sucesso muito inferior às zoan convencionais e permitem que o usuário adquira permanentemente uma característica animal. Diferente das frutas convencionais, é raro que o usuário de uma zoan artificial possa mudar completamente de forma. Algumas dessas frutas criadas em laboratório são conhecidas como “smile” (sorriso, em inglês), porque inibem emoções negativas, deixando os usuários sempre com uma expressão de sorriso no rosto.
  • Logia: o terceiro tipo é o mais raro e poderoso. Os frutos do tipo logia permitem que os usuários criem, controlem e se transformem em elementos e forças da natureza. Esse fruto aparece pela primeira vez em Loguetown, onde Luffy e seus companheiros tiveram que enfrentar o capitão Smoker. Ele pode se transformar em fumaça e controla-la, livremente. Durante o anime, vemos ainda a logia das chamas, de Ace, o irmão mais velho de Luffy; a do trovão, com o deus Enel, de Skypiea; a das trevas, de Barba Negra, entre outras. Todas elas se mostraram extremamente poderosas e poucos usuários desse tipo de fruto aparecem durante a obra.

Crunchyroll/Reprodução
Crunchyroll/Reprodução

Esses poderes, no entanto, sempre vêm acompanhados de um nêmesis — a água. Por melhor nadador que o usuário seja, ele perde a capacidade de se movimentar quando está na água, e afunda como uma pedra — Luffy teria morrido afogado se Shanks não o tivesse resgatado na icônica cena do arco de Romance Dawn. Essa fraqueza pela água se expande em diferentes cenários. Alguns usuários, como Crocodile, um pirata poderoso e o vilão da saga de Alabasta, perdem suas habilidades quando entram em contato com apenas algumas gotículas de água. . Ele tem a habilidade de controlar a areia e se transformar nela, mas apenas em ambientes secos. Na luta entre ele e Luffy, o Chapéu de Palha descobre essa fraqueza e desce o cacete no inimigo com os punhos molhados. 

Outros casos em que os poderes da akuma no mi podem ser anulados é quando usuários entram em contato com oceanite, um minério fictício que “carrega a energia do mar”. Se um personagem com essas habilidades for preso em uma algema de oceanite, por exemplo, ele perderá as forças e não poderá usar seus poderes. Um terceiro caso que aparece lá pela metade do anime é o efeito negativo do sal marinho. No universo de One Piece, o tempero carrega consigo minerais presentes na água do mar e isso pode anular ou enfraquecer habilidades — é assim que Luffy e seus amigos enfrentam Gekko Moriah em Thriller Bark. 

Por esses e outros motivos que as frutas recebem o nome de “fruto do diabo”, já que ela cobra um preço altíssimo pelos poderes que concede, como em um pacto macabro. 

Bom, como o texto ficou enorme, vamos te ajudar um pouco mais. Separamos abaixo algumas perguntas frequentes que podem surgir enquanto estudamos as akuma no mi. 

  • Quantas akuma no mi existem?

Existem pelo menos 132 frutas do diabo catalogadas em One Piece, sendo a maioria do tipo paramecia, que faz alterações no corpo do usuário. 

  • É possível conseguir o poder sem comer a fruta?

Seres vivos precisam ingerir a fruta para o poder surgir, mas o poder se manifesta apenas na primeira pessoa que engole, então não adianta tentar dividir com os amigos, pois ela não terá efeito em todos.

  • É possível comer mais de uma akuma no mi?

Não. Durante o arco de Water 7, os agentes da CP9 conversam entre si sobre os perigos de se comer uma segunda fruta. Segundo eles, apenas uma já causa mudanças assustadoras no corpo humano e uma segunda fruta acabaria destruindo o usuário completamente.

Crunchyroll/Reprodução
Crunchyroll/Reprodução
  • Objetos podem comer akuma no mi?

Sim. Parece loucura, mas objetos inanimados podem sim “comer as frutas”. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo gênio cientista Dr. Vegapunk, que conseguiu colocar os efeitos das frutas em coisas, como espadas. Quase toda ciência moderna de One Piece foi descoberta por Vegapunk.

  • É possível criar uma akuma no mi?

Durante a saga de Dressrosa descobrimos que sim. As frutas artificiais existem e são todas do tipo zoan. Elas dão características permanentes aos usuários com uma taxa de sucesso extremamente inferior à das frutas naturais.

Em quase 30 anos de publicação semanal, One Piece é um dos mangás mais importantes da história e possui mais de 490 milhões de cópias em circulação no mundo todo. Além disso, o live-action se tornou uma das principais séries da Netflix no mundo e o anime se mantém como um dos mais populares da TV japonesa. Todo esse sucesso se justifica pelo universo extremamente bem construído por Oda, que com tiras bem-humoradas e riqueza de detalhes, consegue manter o hype constante da obra. Curtiu? Fique de olho no Omelete para conferir os próximos guias de One Piece.

Com informações do One Piece Fandom Brasil e EUA

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.