Filmes

Lista

Parasita domina e Irlandês sai de mãos abanando: o Oscar em números

Filme de Bong Joon Ho levou quatro estatuetas na noite mais importante do cinema mundial

Nicolaos Garófalo
10.02.2020
02h26
Atualizada em
10.02.2020
03h21
Atualizada em 10.02.2020 às 03h21

Oscar 2020 aconteceu na noite deste domingo (9) e teve Parasita como o grande vencedor da premiação, levando quatro estatuetas para casa, todas em categorias consideradas principais.

Apontado como favorito após vencer o Globo de Ouro e o BAFTA1917 ficou com três Oscars, todos em categorias técnicas. Com dois prêmios cada, Coringa, Era Uma Vez Em... HollywoodFord vs Ferrari também subiram ao palco para receber prêmios. Adoráveis Mulheres, História de Um CasamentoJojo Rabbit levaram uma estatueta cada.

Indicado a dez prêmios em nove categorias, O Irlandês, de Martin Scorsese, saiu do Oscar 2020 de mãos abanando.

Confira abaixo a lista completa dos números do Oscar 2020:

Parasita – 4 prêmios

KEVIN WINTER/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Reprodução

Principal vencedor da 92ª edição do Oscar, Parasita ficou com os prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.

1917 – 3 prêmios

Universal Pictures/Divulgação

Grande favotito após vitórias em premiações anteriores e indicado a dez prêmios, 1917 ficou com três Oscars, mas todos em categorias técnicas: Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Fotografia.

Coringa - 2 prêmios

Kevin Winter/AFP/Reprodução

Filme com mais indicações na noite, concorrendo em onze categorias, Coringa saiu do Oscar 2020 com apenas dois troféus: Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix) e Melhor Trilha Sonora Original, mesmos prêmios que já havia conquistado no Globo de Ouro deste ano.

Era Uma Vez Em... Hollywood – 2 prêmios

Sony Pictures/Divulgação

Outro filme que concorria a dez categorias, Era Uma Vez Em... Hollywood ficou também com só duas estatuetas. Repetindo sua vitória no Globo de Ouro e BAFTA, Brad Pitt venceu como Melhor Ator Coadjuvante. O filme de Quentin Tarantino também venceu o prêmio de Melhor Design de Produção.

Ford vs Ferrari – 2 prêmios

20th Century Studios

Com quatro indicações, incluindo melhor filme, Ford vs Ferrari foi mais um a levantar um par de estatuetas no Oscar 2020, ambas em categorias técnicas: Melhor Edição de Som e Melhor Montagem. 

Adoráveis Mulheres – 1 prêmio

Sony Pictures/Divulgação

Concorrendo a seis estatuetas, Adoráveis Mulheres levou apenas o Oscar de Melhor Figurino, embora fosse considerado um dos favoritos a Melhor Roteiro Adaptado, prêmio vencido por Jojo Rabbit.

Jojo Rabbit – 1 prêmio

Searchlight Pictures/Divulgação

Escrito e dirigido por Taika WaititiJojo Rabbit rendeu ao cineasta o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

História de Um Casamento - 1 prêmio

Netflix/Divulgação

Responsável por dar à Netflix sua única vitória no Oscar deste ano, História de Um Casamento rendeu a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante para Laura Dern. O longa ainda estava indicado a Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Filme.

O Irlandês - 0 prêmio

Netflix/Divulgação

Grande esnobado da noite, O Irlandês, filme de Scorsese na Netflix, não conquistou nenhum dos Oscars a que foi indicado, ficando sem nenhuma estatueta na noite.