Detective Conan

Créditos da imagem: Detective Conan/TMS/Divulgação

Séries e TV

Lista

Conheça os animes de maior audiência da atualidade no Japão

Demon Slayer? Que nada, os grandes campeões de audiência são outros lá no Japão

Fábio Garcia
12.05.2021
10h24

Séries como Attack on Titan, Jujutsu Kaisen e Demon Slayer fazem muito sucesso no mundo inteiro, mas você já parou para se perguntar o que realmente dá audiência no Japão? Se prepare, a lista dos animes mais assistidos do país pode surpreender quem espera encontrar os grandes queridinhos do ocidente, pois ela é composta em sua maioria de animes familiares e infantis.

Preparamos uma matéria para mostrar quais são os animes mais assistidos na televisão japonesa, mas vale lembrar que eles são mais assistidos não só por suas qualidades, mas também por acessibilidade: boa parte das produções aqui estão em emissoras abertas e com transmissões em horários acessíveis.

Os dados usados neste levantamento têm como fonte o site Video Research, que faz uma estimativa do percentual da população que assiste a determinado programa, algo parecido com o que o Kantar-Ibope faz no Brasil. Os índices são referentes ao público que assiste ao programa no horário original de exibição, e não gravações. Também é bom lembrar que as vendas em home-video ou audiência em streaming não entram nessa lista.

Vamos lá conhecer o que os japoneses costumam assistir de anime na televisão.

Os clássicos familiares

Sazae-san, Doraemon, Shin-chan e Chibi Maruko-chan
Sazae-san/Eiken Doraemon/Shin-Ei Animation Shin-chan/Shin-Ei Animation/ Chibi Maruko-chan/Nippon Animation /Reprodução

As maiores audiências na televisão japonesa são, indiscutivelmente, as produções feitas para toda a família. Aqui não veremos animes com violência ou cenas de luta, e sim famílias japonesas vivendo histórias cotidianas, e nessa categoria se destaca Sazae-san, o mais longevo anime do Japão. Exibido pela Fuji TV aos domingos e inspirado em um mangá de tirinhas, Sazae-san é uma espécie de sitcom animada com a vida da protagonista Sazae Fuguta, seu marido e filhos. O anime está em exibição ininterrupta desde 1969, com quase 4 mil episódios, superando qualquer marca batida por Os Simpsons.

Outro clássico longevo que sempre aparece entre os mais assistidos no Japão é Doraemon. O anime, na verdade, é composto por três séries de mesmo nome: a primeira foi exibida no ano de 1973 e teve poucos episódios, uma segunda entre os anos de 1979 e 2005 e, por fim, a atual exibida em alta definição desde 2005. Na história conhecida por todos os japoneses, o jovem Nobita recebe a ajuda do gato-robô Doraemon, um visitante do futuro cuja missão é impedir através de invenções malucas que Nobita se torne um adulto fracassado. Doraemon chegou ao Brasil em duas ocasiões: a segunda série teve alguns episódios exibidos pela Manchete dentro do programa da Angélica e a série atual teve uma temporada disponibilizada em serviços de streaming e na Band.

Outras duas séries tradicionais, e de bastante audiência, surgiram nos anos 1990 e fazem sucesso até hoje. Crayon Shin-chan (1992) conta a história de um garoto endiabrado e Chibi Maruko-chan (1995) mostra a vida de uma garotinha e sua família. Dessas duas, apenas Shin-chan teve uma exibição no Brasil e mesmo assim foi polêmica, pois o então prefeito do Rio de Janeiro tentou barrar a exibição por causa do comportamento do garoto: Shin-chan gosta muito de dançar com a bunda de fora.

Detective Conan

Detective Conan
Detective Conan/TMS/Divulgação

Por conta de seu tamanho e importância, Detetive Conan merece um tópico especial nesta matéria. O anime é baseado no mangá homônimo criado por Gosho Aoyama e publicado até hoje na Shonen Sunday (são 99 volumes já lançados e nada de chegar ao final), e faz parte de um gênero pelo qual os japoneses são apaixonados: histórias de detetive.

O protagonista é um adolescente chamado Shinichi Kudo, um investigador genial. Mesmo sendo aluno do ensino médio, Shinichi normalmente é convocado para ajudar a polícia em casos reais, tamanha a sua sagacidade, e isso, claro, causa vários problemas.

Logo no começo da história ele esbarra nos planos de uma organização maléfica e é obrigado a ingerir uma droga misteriosa. Em vez de morrer, esse remédio o transforma em um garoto de 10 anos de idade e, a partir daí, Shinichi assume a identidade de Conan Edogawa (cujo nome é uma homenagem a dois autores de histórias de detetive, Edogawa Rampo e Sir Conan Arthur Doyle). Agora Conan precisa encontrar uma cura, investigar a organização e se aproximar de seus entes queridos sem eles descobrirem que se trata do Shinichi rejuvenescido, tudo isso enquanto resolve trocentos mistérios que vão de roubos a assassinatos.

Detective Conan é um estouro no Japão e seu anime está no ar há décadas sendo um dos mais assistidos no país. Além das histórias inspiradas no mangá e outras criadas apenas para anime, todos os anos é exibido um longa-metragem nos cinemas trazendo o personagem em algum caso grandioso. Três filmes de Detective Conan foram lançados no Brasil e estão disponíveis para aluguel digital. Já o anime teve sua primeira temporada disponibilizada recentemente pela Crunchyroll e vale muito a pena ver para quem curte histórias de mistério e crimes.

Animes da Toei Animation

One Piece e Pretty Cure
One Piece/Pretty Cure/Toei Animation/Reprodução

A Toei Animation é responsável por sucessos atemporais da história do Japão, vide animes como Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Slam Dunk. As pessoas podem até reclamar às vezes da qualidade de suas animações, mas a Toei tem um papel muito grande no mercado de animes e tem o dom de transformar muita série em sucesso.

Atualmente temos duas séries de sucesso produzidas pela Toei: One Piece e Pretty Cure. A primeira dispensa comentários: a Toei é a responsável por animar a aventura criada por Eiichiro Oda desde 1999 e continua sendo um sucesso de audiência no Japão em suas exibições nas manhãs de domingo pela Fuji TV. Já Pretty Cure é exibida na TV Asahi e suas temporadas sempre dão as caras entre os animes mais assistidos do país.

Animes educativos

Reprodução

Você conhece O-Saru no George? Talvez não, mas se eu falar que a série é conhecida por aqui como George, o Curioso você vai saber do que se trata. A animação americana é produzida desde 2006 e faz bastante sucesso no Japão em sua transmissão pelo canal NHK-E, um braço educativo da emissora NHK.

Esse mesmo canal educativo exibe um anime bem inusitado: Oshiri Tantei (Butt Detective, ou então "Detetive Bumbum" em uma tradução livre para o português). Esse anime é mais uma história de investigação, só que o detetive da vez tem uma particularidade: sua cabeça é no formato de uma bunda. Um humor bem peculiar, por assim dizer.

No campo dos animes educativos, vale comentar de uma outra série estrangeira que fez muito sucesso no Japão. Estamos falando de Pingu, aquele desenho em stop-motion sobre a vida de um pinguim. O sucesso foi tanto que foi produzida no Japão uma série nova do personagem em 2017, intitulada Pingu na Cidade. Essa está disponível no Brasil pelo Globoplay.

Animes de monstrinhos

Pokémon Jornadas, Digimon Adventure: e Yo-Kai Watch
Pokémon/TPCI Digimon/Toei Animation yo-Kai Watch/OLM/ Reprodução

Agora chegamos a uma moda bem conhecida por nós brasileiros, os animes de monstros. Pokémon foi um grande sucesso no Japão e inaugurou toda uma onda de animes semelhantes, como Monster Rancher, Digimon, Medabots e por aí vai. No decorrer dos anos, várias séries foram produzidas e algumas conseguiram bastante sucesso na televisão japonesa.

Infelizmente a onda está um pouco em baixa no Japão, e os episódios das representantes atuais do gênero não aparecem com tanta frequência na lista de 10 animes mais vistos. Isso costuma acontecer quando algum dos animes já citados tem um hiato, aí abre espaço para outro anime aparecer na lista.

A atual temporada de Pokémon, por exemplo, não aparece na lista de 10 animes mais vistos desde setembro de 2020. Mesmo assim, os índices de audiência e o potencial de licenciamento garantem a exibição da série. Já Digimon Adventure:, a releitura da primeira temporada do anime de Digimon, teve um pouco mais de sorte e apareceu na lista de mais vistos em 2021, no mês de março.

Quem está meio apagadinho atualmente é Yo-Kai Watch. O anime foi uma febre em sua estreia, mas isso foi desgastando rapidamente. No momento está em exibição uma releitura do anime original, uma tentativa de ressuscitar a mania, mas o esforço ainda não foi o bastante para aparecer na lista de animes mais vistos. A última vez da franquia no ranking foi em 2019, com a exibição de Yo-Kai Watch Shadowside (uma continuação com o filho do Nate como protagonista).

Pokémon Jornadas pode ser visto no Cartoon Network, Digimon Adventure: está no catálogo da Crunchyroll e Yo-Kai Watch tem sua primeira temporada na Netflix.

Sucessos no Ocidente

My Hero Academia, Yashahime e Attack on Titan
My Hero Academia/Bones Yashahime/Sunrise Attack on Titan/Mappa/ Divulgação

Embora pareça que somente animes infantis ou familiares tenham destaque no Japão, a verdade é produções de bastante sucesso aqui no ocidente também são bem assistidas do outro lado do mundo, principalmente quando os animes são exibidos no período diurno.

Atualmente a quinta temporada de My Hero Academia tem conquistado ótimos índices de audiência e normalmente figura entre os 4 animes mais vistos da semana. Seu antecessor no horário, o anime de Yashahime (a continuação de InuYasha), também fez bastante sucesso e garantia um índice parecido.

Mas se é mais fácil um anime de exibição diurna ter sucesso, há um importante ponto fora da curva. Attack on Titan tinha seus episódios exibidos após a meia noite, mas isso não foi empecilho para que os episódios finais da mais recente temporada aparecessem entre os mais vistos. Um sucesso provando o tamanho da obra de Hajime Isayama dentro do Japão.

E sabe o grande sucesso Demon Slayer, anime de fama estratosférica? Em sua exibição ele pode não ter dado as caras na lista de mais vistos, mas a coisa mudou após a explosão de vendas do mangá. Os japoneses produziram um especial compilando cenas do anime como forma de refrescar a memória de quem fosse assistir ao filme, e a transmissão televisiva desse especial deu uma audiência fenomenal, praticamente o dobro de Sazae-san.

Aqui no Brasil todos esses animes citados neste item estão disponíveis oficialmente: My Hero Academia (Crunchyroll e Funimation, neste com dublagem), Yashahime (Crunchyroll e Funimation, em ambos com dublagem), Attack on Titan (Crunchyroll e Funimation, neste com dublagem) e Demon Slayer (na Crunchyroll com legenda, na Netflix e Funimation com dublagem). O especial de Demon Slayer citado no artigo está no catálogo da Funimation, com legendas em português.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.