Stranger Things | Tudo que sabemos sobre a 4ª temporada

Créditos da imagem: Stranger Things/Netflix/Divulgação

Netflix

Lista

Stranger Things | Tudo que sabemos sobre a 4ª temporada

Previsão de estreia é para o fim de 2020

Julia Sabbaga
21.11.2019
15h09

A quarta temporada de Stranger Things teve poucos detalhes revelados, mas com algumas dicas espalhadas por aí, através de pronunciamentos dos roteiristas ou especulações da indústria, já dá para ter uma ideia do que esperar dos novos episódios. Para ajudar a conter a ansiedade até a estreia, reunimos abaixo tudo que sabemos até agora:

Previsão de estreia

As filmagens da quarta temporada de Stranger Things começam apenas em janeiro de 2020 e devem durar até agosto, fazendo com que a previsão mais otimista de estreia seja no último trimestre de 2020.

A 2ª temporada da série concluiu suas filmagens em junho e estreou em outubro, mas a IndieWire chegou a especular que, por causa do trabalho pesado em efeitos visuais, é possível que a quarta temporada seja lançada apenas no início de 2021.  

Novos personagens

Assim como a 2ª temporada teve a entrada de Max (Sadie Sink) e Billy (Dacre Montgomery), e a 3ª teve a adição de Robin (Maya Hawke), a quarta temporada de Stranger Things também apresentará novos personagens. As especulações, até agora, incluem quatro personagens masculinhos, bem diferentes entre si. 

Segundo o TVLine, três papeis novos serão jovens, um metaleiro, um atleta metido e um garoto hippie. Já a adição mais velha à equipe seria para o núcleo russo.

Episódios

O número de episódios da quarta temporada ainda não foi confirmado, mas rumores confiáveis indicam que o novo ano será composto de oito capítulos. Sobre eles, apenas o título do primeiro foi confirmado, como "Chapter One: The Hellfire Club".

O nome (em português, Capítulo Um: Clube do Inferno), pode fazer referência aos clubes privados frequentados pela alta sociedade no século XVIII, mas remete também ao nome de uma sociedade do universo de X-Men. Nos quadrinhos, o Clube do Inferno foi apresentado na Saga da Fênix Negra e já contou como nomes como Sebastian Shaw, Emma Frost, Magneto, entre outros.

Viagem no tempo?

As contas oficiais de Stranger Things tem dado algumas pistas que parecem indicar uma viagem no tempo no próximo ano. A primeira destas dicas veio através de uma imagem publicada nas redes sociais, que parecem mostrar um relógio no mundo invertido. 

A possibilidade faz sentido também depois dos acenos da terceira temporada a De Volta para o Futuro, e com a morte (ou melhor, sumiço) de Hopper no fim do último ano, é possível que a série brinque com o tempo para trazê-lo de volta. Afinal, a cena pós-créditos parece indicar que Hopper foi parar em uma gulag soviética. 

Há quem ligue esta teoria também às últimas palavras de Jim, lidas por Eleven no discurso que ele deixou para trás. Na folha, Hopper escreve sobre a vontade de "fazer o relógio voltar, fazer as coisas voltarem a ser do jeito que eram".

As influências

A equipe de roteiristas de Stranger Things tem revelado aos poucos - tradicionalmente às sextas-feiras - uma lista de filmes que serviram, de algum modo, como referências para a quarta temporada. A lista é tão variada, incluindo filmes de gêneros tão distintos, que é difícil entender exatamente o direcionamento que será tomado. 

Estimulando a ideia de viagem no tempo, um dos filmes citados foi Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo. Junto à este, no quesito comédia, foram mencionados filmes como Segurando as PontasAce Ventura: Um Detetive Diferente.

Na lista, também foram citados diversos filmes de terror e suspense como O Silêncio dos InocentesCisne NegroO Anjo MalvadoPossuídos, e filmes infantis e juvenis como A Poção MágicaHarry Potter e a Câmara Secreta O Enigma da Pirâmide.

Alguns dos outros destaques incluem O Pescador de IlusõesMens@gem para VocêO Fabuloso Destino de Amélie PoulainVelozes & Furiosos: Desafio em TóquioSobre Meninos e Lobos.