Logo da 4ª temporada de Stranger Things

Créditos da imagem: Stranger Things 4/Netflix/Reprodução

Netflix

Lista

Stranger Things | Como pode funcionar viagem temporal na 4ª temporada?

Mundo Invertido e xerife Hopper devem ter papel fundamental caso a série decida ir por este caminho

Arthur Eloi
30.09.2019
13h47

Após brincar com imagens misteriosas, a Netflix oficializou a renovação de Stranger Things para a quarta temporada. O teaser, assim como as fotos que o antecederam, não mostram muita coisa, mas todos têm algo em comum: a presença de um relógio. Isso, é claro, levou o fandom a especular o significado, levantando a possibilidade da série introduzir viagem no tempo.

[Cuidado! Spoilers da terceira temporada de Stranger Things abaixo]

O terceiro ano, ainda que bastante conclusivo, deixa pontas soltas para a trama prosseguir, especialmente quando se trata do destino de Jim Hopper (David Harbour). Durante os momentos finais o xerife é visto entrando no portal aberto em segredo pelos russos em Hawkins. Ele desaparece e, mais tarde, uma cena pós-créditos parece indicar que Hopper foi parar em uma gulag soviética - sem deixar claro se é ele mesmo, já que os guardas apenas mencionam “um americano”. Hopper deve ganhar ainda mais espaço no vindouro quarto ano, talvez como objetivo de uma busca pelas crianças principais, e é aí que a viagem no tempo pode ser introduzida.

O que dá força para as especulações dos fãs vêm tanto do apego da série por De Volta para o Futuro quanto pela carta deixada por Hopper ao fim do ano três, em que ele cita especificamente “fazer o relógio andar para trás” quando conta para Eleven (Millie Bobby Brown) sobre seu medo de mudanças. Assim, é bem possível que essas palavras inspirem a garota a tentar algo novo para trazê-lo de volta, especialmente considerando que já foi estabelecido o seu poder de controlar aberturas para o Mundo Invertido.

A terceira temporada começa estabelecendo que Hawkins não é o único lugar a ter um portal para o Mundo Invertido, já que os russos tentam abrir uma fenda no frio da União Soviética. Como a realidade paralela foi perdendo espaço para dar lugar ao desenvolvimento dos personagens, suas regras ainda não foram completamente estabelecidas. Não é certo, por exemplo, como funciona a passagem de tempo lá dentro, ou mesmo se é possível entrar em um ponto da linha temporal, atravessá-lo e sair em outro completamente diferente - seja passado ou futuro. Seja como for, o local será importante no novo ano, já que logo na declaração de renovação os criadores Ross e Matt Duffer já adiantaram que a trama trará “uma viagem de volta ao Mundo Invertido”.

Mais detalhes sobre a quarta temporada devem vir mais para frente. Enquanto isso, como foi certeiro nos anos anteriores, vale olhar para filmes da época que possam servir como inspiração para a narrativa - listamos alguns abaixo.

As três temporadas de Stranger Things estão disponíveis no catálogo da Netflix. Ainda não há data de estreia para a quarta temporada.

De Volta para o Futuro (1985)

Stranger Things tem um carinho enorme pela franquia de Robert Zemeckis. Não só o tom leve e aventuresco é visível, como também a terceira temporada citou diretamente o filme de 1985 diretamente várias vezes, tanto com Steve (Joe Keery) e Robin (Maya Hawke) assistindo nos cinemas, quanto com o jovem citando-o como seu filme favorito depois.

Exterminador do Futuro (1984)

Outro filme fortemente referenciado na terceira temporada foi o clássico de James Cameron, com o assassino soviético Grigori (Andrey Ivchenko) lembrando várias vezes o icônico matador robótico de Arnold Schwarzenegger.

Os Bandidos do Tempo (1981)

Enquanto é difícil imaginar que Stranger Things chegue ao nível dos absurdos da obra de Terry Gilliam, é bem difícil que o filme não seja referenciado de alguma forma - seja como uma piadinha ou então com a participação de um dos membros do elenco.

A Máquina de Outro Mundo (1985)

Pela temática parecida e por ter saído no mesmo ano, esse filme foi enterrado por De Volta para o Futuro, mas casa perfeitamente com o tom da série ao mostrar um grupo de amigos que causam uma bagunça temporal ao tentar recuperar um trabalho escolar.

Um Passo para o Futuro (1984)

O filme acompanha dois fuzileiros de 1943 que, durante um experimento, são enviados para o ano de 1983, e precisam encontrar uma forma de retornar ao seu tempo original. Stranger Things já tem um laboratório misterioso que conduz experimentos questionáveis. Portanto, caso a viagem no tempo não dependa do Mundo Invertido, essa é uma boa alternativa.