Elenco de Stranger Things na 3ª temporada

Créditos da imagem: Stranger Things/Netflix/Divulgação

Séries e TV

Lista

Stranger Things | Veja as inspirações e referências da 3ª temporada

Indiana Jones, Enigma de Outro Mundo, Exterminador do Futuro e muito mais!

Oferecimento
Arthur Eloi
08.07.2019
13h10
Atualizada em
08.07.2019
13h35
Atualizada em 08.07.2019 às 13h35

[Cuidado! Spoilers da terceira temporada abaixo]

Stranger Things voltou ao catálogo da Netflix e, com ela, trouxe uma nova coleção de referências e influências de vários clássicos do cinema.

Abaixo, listamos alguns dos filmes que inspiraram o novo ano - assim como uma lista de influências divulgadas pelos criadores Matt & Ross Duffer em entrevista à Entertainment Weekly: "Temos que dizer que esta é nossa temporada mais divertida. Ao mesmo tempo, também é a mais intensa e assustadora. É essa mistura selvagem de tons que realmente faz ela se diferenciar", explicou Ross Duffer. Confira!

Picardias Estudantis (1982)

Filme de 1982 estrelado por Sean Penn e Jennifer Jason Leigh, essa comédia adolescente foi escrita por Cameron Crowe - mesmo autor e roteirista de clássicos como Jerry Maguire, que curiosamente já foi citado durante a primeira temporada da série. A trama acompanha o cotidiano de alunos do ensino médio de colégio na Califórnia.

O programa usa a relação dos adolescentes como base para demonstrar o crescimento do elenco, mostrando-os enfrentando problemas do amadurecimento como relacionamentos, puberdade e mais.

Enigma de Outro Mundo (1983)

Clássico do terror de 1982 pelo diretor John Carpenter, o filme mostra um grupo de pesquisadores no Ártico sendo vítimas do ataque de uma criatura capaz de se disfarçar de humana, criando paranóia entre os sobreviventes isolados. Sangrento e com horrendos monstros criados com efeitos práticos, o longa é um marco do gênero. O Enigma de Outro Mundo já deu as caras antes em Stranger Things, durante uma cena na primeira temporada em que o professor Clarke (Randy Havens) assiste ao filme na TV.

A ideia de monstros infiltrados no grupo foi usada para criar o pânico de ter Billy (Dacre Montgomery), tomado pelo Devorador de Mentes, seguindo "normalmente" sua rotina enquanto sequestra moradores de Hawkins para o exército do Mundo Invertido.

Invasores de Corpos (1978)

Antes mesmo de O Enigma de Outro Mundo, o clássico que popularizou a ideia de Monstros Infiltrados é este clássico de Philip Kaufman, por sua vez remake de Vampiros de Almas, um filme da década de 1950. A trama traz uma invasão alienígena em que as criaturas sequestram, copiam e substituem os humanos. Enquanto Billy tem o diferencial de conseguir fingir emoções - algo que os monstros do filme não conseguem -, a personalidade estranha dos Devorados é uma referência clara.

Tudo Por Uma Esmeralda (1984)

A escolha ressalta a ideia do tom aventuresco com toques românticos da terceira temporada. Filme de 1982 dirigido por Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro), a trama acompanha a improvável união de uma escritora (Kathleen Turner) e um mercenário (Michael Douglas) em busca de um tesouro.

De Volta para o Futuro (1985)

Os Duffer citam Tudo Por Uma Esmeralda como influência mas, curiosamente, outro filme de Zemeckis é visto no programa: De Volta para o Futuro. Enquanto o clássico de 1985 não inspira a trama - além de uma piada aqui e ali -, o filme ganha bastante destaque nos episódios finais.

Indiana Jones

Outro marco da década de 1980, a franquia de Steven Spielberg estrelada por Harrison Ford é a grande responsável por definir a estética e popularizar o gênero de aventuras infantojuvenis.

Jurassic Park (1993)

A adaptação da obra de Michael Crichton por Spielberg também é outra boa indicação do tom que os Duffer queriam no novo ano: a trama sobre um parque de diversões repleto de dinossauros que resulta se torna um pesadelo para seus visitantes após uma falha de segurança combina encanto, fantasia, aventura e também tensão e horror.

O Exterminador do Futuro (1984)

A presença ameaçadora do T-800 de Arnold Schwarzenegger no clássico de James Cameron é praticamente incorporada por inteiro em Grigori (Andrey Ivchenko), assassino soviético que persegue Hopper (David Harbour) e Joyce (Winona Ryder) por toda a temporada. Pela origem russa do personagem, também é possível ver alguns traços de Ivan Drago, personagem de Dolph Lundgren na franquia Rocky.

David Cronenberg

Enquanto é difícil apontar o que exatamente da vasta carreira do cineasta serve como inspiração, Cronenberg é um dos mestres do terror dos anos 70 e 80 com clássicos como A Mosca (1986), Videodrome - A Síndrome do Vídeo(1983), Scanners (1981) e muito mais. O que todos esses têm em comum? Assim como em Engima do Outro Mundo, excelentes e grotescos efeitos práticos, e muito terror corpóreo - algo que é visto nas transformações do Devorador de Mentes.

A Bolha Assassina (1988)

As transformações corporais dos Devorados lembra Cronenberg, mas ver a massa de carne andando e descendo pelo ralo é diretamente inspirado em A Bolha Assassina, que - tal como o nome sugere - mostra uma criatura gelatinosa que derrete carne humana.

Alien - O Oitavo Passageiro (1979)

A obra de Riddley Scott é uma das mais influentes na combinação de ficção científica com terror, logo seu impacto em Stranger Things é visível - ainda mais quando a forma de dominação do Devorador de Mentes, assim como o Face Hugger, é atacando o rosto da vítima.

A História Sem Fim (1984)

Se você maratonou a série toda, há grandes chances de ainda não ter tirado da cabeça a música-tema da aventura infatojuvenil de Wolfgang Petersen, que ganha um número musical por Dustin (Gaten Matarazzo) e sua namorada Suzie (Gabriella Pizzolo) durante o finale.