[recap] Sétimo episódio de WandaVision entrega respostas enquanto a realidade começa a desmoronar

Créditos da imagem: Divulgação/Marvel Studios

Séries e TV

Artigo

WandaVision | Realidade começa a desmoronar em episódio cheio de respostas

No episódio 7, enquanto Wanda encara seus limites e Visão investiga o próprio passado, Monica Rambeau se firma como parte importante do MCU

19.02.2021, às 12H45.
Atualizada em 04.03.2021, ÀS 12H34

Alimentando seus vários mistérios semanalmente, WandaVision finalmente começou a entregar respostas em seu sétimo episódio. Sequência do aclamado capítulo de Halloween, “Derrubando a quarta parede” mostra Wanda lidando com as consequências dos seus atos e, especialmente, a destruição de sua fantasia de família feliz - de forma metafórica e literal.

Seguindo a tradição de homenagear grandes séries de comédia, o novo capítulo começa com a Feiticeira Escarlate desabafando diretamente para o espectador, aos moldes de Modern Family. Mais do que um aceno a uma das comédias mais celebradas dos últimos tempos, o recurso se mostrou útil para finalmente mostrar a personagem fora do véu de mãe/esposa feliz. Se a série já havia deixado claro que ela passa por uma depressão profunda, é especialmente cortante vê-la deixar a negação de lado e admitir que as coisas “estão desmoronando”.

Após Wanda deixar os gêmeos Billy e Tommy sob os cuidados da vizinha Agnes e uma abertura que remete a outra comédia, The Office, a atenção se divide entre os dois núcleos afetados pelo Halloween em Westview: Visão encontrando uma nova aliada em Darcy Lewis e Monica Rambeau encontrando seu contato misterioso para retornar ao hex para avisar sobre os planos da E.S.P.A.D.A.

No primeiro núcleo temos o sintozóide finalmente descobrindo sobre seu passado. Em um diálogo cômico, apesar de seus contornos trágicos, o herói descobre que nasceu como a inteligência artificial Jarvis de Tony Stark (Homem de Ferro), ganhou um corpo no plano maligno de Ultron (Vingadores: Era de Ultron) e morreu nas mãos de Thanos (Vingadores: Guerra Infinita). Ao compreender o tamanho da dor que sua esposa carrega, ele parece entrar em um caminho mais preocupado com o bem-estar de sua amada do que em finalmente entender o que se passa na realidade ao seu redor.

Já o segundo confirma que Monica Rambeau terá um papel importantíssimo no MCU (Universo Cinematográfico Marvel)após WandaVision. No sétimo episódio, ela finalmente consegue retornar ao hex - a realidade criada por Wanda - sem perder suas memórias ou assumir outra identidade, como a Geraldine do início da temporada. Pelo contrário, ela segue consciente e firme em seu propósito de ajudar Wanda a aceitar a realidade como ela é - e não como a heroína quer que seja. Após indicar que Monica finalmente ganhou super-poderes, o episódio coloca a agente da E.S.P.A.D.A. contra a Feiticeira Escarlate em um momento definidor para ambas.

O foco retorna a Wanda, com o mundo exterior literalmente confrontando sua fantasia. Apesar de Monica ter uma uma intenção nobre em alertar sobre os planos da E.S.P.A.D.A. de se apossar do Visão com o projeto Catarata, tudo o que a heroína consegue é se sentir ameaçada. O diálogo evolui para um breve momento de conexão entre as duas, em que a dor de Rambeau serve como ponte para que Wanda ao menos a escute e, aparentemente, repense o que está fazendo com aqueles que ama e consigo mesma. Não é surpresa, então, que esse momento seja rapidamente interrompido, mas a cereja no bolo do episódio vem na forma de quem foi escolhida para atrapalhar.

Ao perceber que a Feiticeira Escarlate está perto de baixar a guarda, Agnes toma a frente e resgata a amiga. Ao chegar no lar da vizinha, que até então estava cuidando de seus gêmeos, Wanda descobre uma verdade assustadora: Agnes é na verdade a bruxa Agatha Harkness. Personagem importante nas HQs, a feiticeira se revela responsável por muitos dos problemas da Vingadora na série, desde a morte do cãozinho Faísca até o aparecimento do “novo Pietro”. Esperada pelos fãs mais atentos, essa revelação abre novas perguntas: quais são os planos de Agatha? Onde estão os gêmeos? O que é aquele livro misterioso?

Foto de Kathryn Hahn como Agnes, o disfarce de Agatha Harkness
Divulgação/Marvel

Essas questões, somadas ao papel de Visão e Monica, colocam a temporada em sua reta final. Ao finalmente confirmar que há forças manipulando Wanda, a Marvel abre as portas para que a produção explore o lado místico do MCU. Ao apresentar a outra “garota mágica da cidade”, a produção aquece para um confronto mágico e aponta para a já confirmada ligação entre WandaVision e Doutor Estranho 2. Não à toa, o comercial desta semana reforça a importância de “consultar um médico”, enquanto faz referência ao Nexus, o portal dimensional onde as realidades se encontram.

Se o final do episódio foi de cair o queixo, a cena pós-créditos - a primeira da temporada - deixou ainda mais questões no ar. Procurando uma brecha para invadir a casa de Agnes e descobrir o que há com Wanda, Monica é surpreendida pelo “Pietro falso”. Depois de ser jogado para longe pela heroína, que neste episódio finalmente aceita que ele não é seu irmão de verdade, era de se esperar que o misterioso personagem de Evan Peters tivesse “deixado o elenco” do mundinho de Wanda. Seria ele um capanga de Agatha ou um aliado improvável? Mais uma das várias perguntas a serem respondidas nos episódios finais de WandaVision.

WandaVision vai ao ar semanalmente no Disney+ e, todas as sextas-feiras, os críticos do Omelete se reúnem na twitch.tv/omeleteve, a partir das 16h30, para discutir o episódio da semana e o futuro da série e do MCU. Venha conversar com a gente!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.