Liga da Justiça: quem é o Caçador de Marte e como ele pode se encaixar no Snyder Cut

Créditos da imagem: Divulgação/DC Comics;Divulgação/Warner Bros

Filmes

Artigo

Liga da Justiça: quem é o Caçador de Marte e como ele pode se encaixar no filme

Querido pelos fãs, personagem pode definir o curso da guerra contra Darkseid

Gabriel Avila
11.11.2020
13h55

Com o lançamento de Homem de Aço em 2013, a DC iniciou seu universo cinematográfico sob o comando de Zack Snyder, diretor que planejou uma saga que passaria por Batman vs Superman e culminaria em Liga da Justiça. Mas o filme final desse universo, que reuniu a equipe nos cinemas, sofreu uma severa mudança de curso após Snyder deixar o projeto em 2016, tendo sua história radicalmente alterada por seu substituto Joss Whedon (Os Vingadores). Uma das maiores modificações em relação aos planos do cineasta foi a ausência do Caçador de Marte, clássico membro da Liga que acabou de fora do longa e retornará no Snyder Cut - a versão de Zack Snyder para o longa.

Capa de The Brave and the Bold 28

A primeira aparição da Liga da Justiça trazendo o Caçador de Marte como membro fundador

Divulgação/DC Comics

Criado por Jack Miller e Joe Certa em 1955, J'onn J'onzz era um marciano teletransportado para a Terra e impedido de voltar para casa após a morte do cientista que o enviou. No novo lar, ele usava seus poderes - que iam de metamorfose a telecinese - para combater o crime, chegando a integrar a Liga da Justiça. Porém, após a Crise nas Infinitas Terras, J’onzz ganhou uma nova origem que o estabeleceu como o último sobrevivente de sua raça, abrigando-se em nosso mundo como um refugiado, ao melhor estilo Superman, usando seus poderes para combater o mal.

Desde então, o Caçador de Marte sempre se mostrou um personagem querido entre os fãs, mesmo sem a popularidade de medalhões como Batman, Mulher-Maravilha e o próprio Superman. Tanto pela vasta gama de superpoderes, quanto pela personalidade fria e distante, o personagem se mostrou membro valioso da Liga da Justiça e do Universo DC em geral. Ele cairia de vez no gosto do público fora dos quadrinhos, graças às séries animadas Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, além de participações em produções live-action como Smallville e Supergirl.

O Caçador de Marte no Snyder Cut

Zack Snyder revelou em outubro de 2019 que o Caçador de Marte não apenas estaria em sua versão de Liga da Justiça, como seria um personagem apresentado ainda em Homem de Aço. O herói marciano seria revelado como o alter-ego do General Swanwick, militar vivido por Harry Lennix desde o filme que iniciou o DCEU. Na época, Snyder divulgou um storyboard da cena que revelaria a presença do personagem, afirmando que não tinha conseguido filmar sua participação no longa. Na noite de ontem, o cineasta revelou o visual finalizado do herói para o Snyder Cut. Além de animar os fãs, a revelação deixou uma grande pergunta: como J’onn J’onzz se encaixa no Snyder Cut?

Montagem com uma arte de Alex Ross e foto de Harry Lennix

Caçador de Marte será interpretado por Harry Lennix

Divulgação/DC Comics;Divulgação/Warner Bros

A principal hipótese é que o herói pode decidir ajudar a Liga da Justiça apenas no final do filme. Em primeiro lugar, Swanwick tem uma participação pequena ao longo da trama principal, o que tornaria muito repentina sua união a uma equipe que nem conhece direito. Além disso, é sabido que Snyder tinha planos para três filmes da Liga, portanto é possível que a apresentação do personagem estivesse planejada como um gancho para a sequência, após o Caçador de Marte se ver obrigado a deixar o anonimato para ajudar os heróis a proteger o planeta que o acolheu.

Essa escolha faz muito sentido até mesmo com a trajetória do personagem nos quadrinhos, em que é deixado de fora de algumas histórias por conta de sua vasta gama de superpoderes. Considerando que ele acumula habilidades que o tornam praticamente invencível, ter J’onn J’onzz em ação desde o início poderia resolver grandes conflitos em questão de minutos, e é por isso que o personagem se faz ausente em diversas oportunidades. Guardá-lo na manga como uma espécie de “arma secreta” contra Darkseid seria certamente um grande chamariz para o segundo filme, que se passaria em Apokolips - o planeta natal do vilão.

No DC FanDome, Zack Snyder anunciou que a sua versão de Liga da Justiça terá quatro horas e será dividido em quatro partes. Prometendo trazer sua visão original para a produção, o diretor vai comandar filmagens adicionais que devem acrescentar ao material bruto que havia rodado antes de se desligar do projeto. Dentre as novidades estão o retorno de Jared Leto como o Coringa e novas cenas com o Exterminador.

O cineasta ainda indicou novas formas de distribuição, ainda mantidas em segredo, para os não assinantes da HBO Max, plataforma que disponibilizará o longa em 2021, ainda sem data confirmada.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.