Outlander/Fox/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Outlander | Conheça Fraser’s Ridge, o novo lar dos protagonistas na 5ª temporada

Série movimenta indústria na Escócia com a construção de um dos mais importantes cenários do novo ano

21.02.2020, às 14H03.

Há aproximadamente 1h de Glasgow, na Escócia, existe uma bela colina, rodeada por uma floresta e um rio, criando uma paisagem bela e bucólica. Este foi o local escolhido pela produção de Outlander para dar vida à Fraser’s Ridge, o novo lar de Claire, Jamie, Brianna e Roger na 5ª temporada. Se na Escócia o clã de Jamie tinha locações icônicas, como Lallybroch, agora o desafio era criar um lugar que os protagonistas pudessem chamar de lar na Carolina do Norte.

Existe um grande cuidado por parte da produção para preservar a área verde ao redor, especialmente dos fãs da série. Durante nossa visita ao set, havia lugares específicos para caminhar, para evitar o desgaste da vegetação em volta, e um pedido que chamou a atenção dos jornalistas: não tirar fotos muito abertas para que os fãs não saibam a exata localização de Fraser’s Ridge na vida real. Segundo os produtores, o cuidado é para evitar uma aglomeração de pessoas em um espaço que deve ser conservado.

Mesmo com toda essa proteção, é impossível não se emocionar já ao longe, quando a casa cenográfica construída no local é avistada. Tudo o que os fãs veem na série existe de verdade: as escadas, os andares, o quarto de Jamie e Claire, a cabana que será o lar de Brianna, Roger e Jeremiah e até a clínica médica de Claire, com leitos para atender às pessoas que buscam ajuda. Parte disso pode ser visto já no primeiro episódio da quinta temporada, com o casamento de Brianna, que é realizado neste belo ambiente.

Outro detalhe importante é que o Ridge também se torna uma sociedade que vai além da família Fraser. “Temos um novo local em que os Frasers formarão sua comunidade. Na quarta temporada o tema foi realmente de formar um lar. E este ano o tema é, agora que um lar foi estabelecido, o que você faria para proteger esse lar e sua família? Esse é realmente o foco no decorrer da temporada”, explica o showrunner Matthew B. Roberts.

Novo lar com gostinho clássico

Claire e Jamie estão estabelecendo seu novo lar na América do Norte, mas isso não quer dizer que eles - especialmente Jamie - deixaram de lado suas origens da Escócia. Em nossa visita ao set, o designer de produção Jon Gary Steele e o decorador de set Stuart Bryce explicaram que há vários detalhes no Ridge que remetem à terra natal da família Fraser.

“Há esse detalhe escocês, que eu não conhecia antes, chamado de Linenfold. É algo usando também na Inglaterra, no parlamento, em locais importantes. E pensamos em colocar algo escocês aqui, apesar de estarmos na América do Norte colonial. Depois combinados tudo ao redor. É apenas um detalhe, mas há várias outras coisas na casa”, diz Steele. 

Casamento de Brianna no Ridge

Outlander/Fox/Divulgação

Para dar vida ao local, a equipe de design e decoração também faz muitas pesquisas sobre a cultura da época. Steele e Bryce explicam que, se há um tempo maior entre as temporadas, são feitas até viagens para ver museus e ter a certeza de que tudo o que está em tela - e até fora dela - corresponde com o período do século 18 na América do Norte. Se não há esse tempo hábil, a pesquisa é feita em livros e mais livros, para garantir que o Fraser’s Ridge seja o mais verdadeiro possível. 

“Vemos uma evolução nesta temporada, tivemos até mesmo que ilustrar como Fraser’s Ridge foi construído. Fizemos o design de muitas coisas como se elas ainda não estivessem prontas. Então há vários estágios e também o detalhe de fazer tudo se parecer com o século 18, com as pessoas fazendo esse trabalho. Tudo evolui. Nada em relação ao design termina da forma que começa”, completa Bryce, orgulhoso de dar vida a um dos locais mais importantes do novo ano.

A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.