Imagem de Outlander

Créditos da imagem: Outlander/Fox/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Outlander volta relembrando o passado e preparando personagens para a guerra

5ª temporada começa com momento feliz, mas não esconde a melancolia

Camila Sousa
17.02.2020
16h44
Atualizada em
20.02.2020
12h36
Atualizada em 20.02.2020 às 12h36

Desde que começou em 2014, Outlander é uma série que mistura com maestria momentos bons e ruins de seus personagens. Isso foi mostrado ao final da quarta temporada, quando Brianna (Sophie Skelton) e Roger (Richard Rankin) têm um belo momento de reencontro, enquanto Jamie (Sam Heughan) recebe a notícia de que precisará caçar Murtagh (Duncan Lacroix), seu padrinho e uma das pessoas mais importantes de sua vida. Esses altos e baixos retornam no começo da quinta temporada, que tem momentos intensos de felicidade, com um toque de melancolia.

[Spoilers leves de “The Fiery Cross” abaixo]

Um dos destaques do capítulo é o casamento entre Brianna e Roger. Juntos desde a temporada anterior, os dois celebram a união em Fraser’s Ridge, a nova morada da família Fraser, que estabelece também uma comunidade ao seu redor. A festa é bonita, cheia de tradições e danças felizes, estabelecendo tal momento como uma grande conexão entre todos. Misturada à isso está a já conhecida sensualidade da série, que volta para enfatizar o amor entre os casais Brianna e Roger, Claire (Caitriona Balfe) e Jamie e Jocasta (Maria Doyle Kennedy) e Murtagh. A sequência é bonita e faz parecer que tudo vai ficar bem.

Mas é nesta mesma festa que Brianna descobre que Stephen Bonnet (Ed Speleers), o homem que a estuprou, ainda está vivo. O trecho, junto com outros momentos do episódio, deixa claro que a jovem começará a lidar mais diretamente com o trauma causado pelo abuso. Ela teve forças para seguir com sua gravidez e tenta ser feliz ao lado dos pais e de Roger, mas isso nem de longe quer dizer que esqueceu - ou superou - o que aconteceu naquela noite. A sombra de Bonnet promete pairar sob a família Fraser durante a temporada e ser uma constante lembrança ruim.

Voltando para o outro ponto deixado em aberto na temporada anterior, Jamie precisa se preparar para começar a caçar Murtagh e enfrentar o conflito que está iminente. Isso rende um momento bonito entre o protagonista e seu padrinho. “The Fiery Cross” começa com um flashback dos dois mostrando que Murtagh prometeu à mãe de Jamie que cuidaria dele a vida toda. Mas a verdade é que agora é Jamie que precisa cuidar de seu amigo de longa data e deixá-lo partir. A cena é intensa e Sam Heughan, especialmente, entrega uma performance emocionante, mas não exagerada, que mostra no olhar a dor de se separar de seu companheiro.

Outro ponto que merece destaque no capítulo é a clínica montada por Claire em Fraser’s Ridge para atender seus pacientes. A cena é rápida, mas mostra a protagonista reclamando sobre a falta de recursos no passado para cuidar dos doentes. O mesmo assunto é citado mais cedo por Roger, que fala para Brianna sobre a possibilidade de voltar ao presente. Com a iminência dos conflitos da Revolução Americana, há um temor de que os anos 1970 sejam mais seguros para os jovens, especialmente para a criação de Jeremiah, filho de Brianna. No entanto, isso também pode significar uma nova separação entre a família, seja de Brianna e os pais, ou de Roger e Brianna, ou mesmo do bebê e algum de seus pais. A tensão disso é sentida principalmente pela filha de Jamie e Claire, que prevê uma briga com seu marido para se manter perto daqueles que ama, mesmo que isso signifique arriscar sua segurança.

Com pouco mais de 1h de duração, a estreia da quinta temporada de Outlander é intensa e estabelece que o futuro da família Fraser não será nada fácil. A união entre os protagonistas é de suma importância, mas, na mesma medida em que o amor entre eles é grande, os desafios serão cada vez maiores. Misturando tudo isso, a temporada tem tudo para corrigir o curso da confusa 4ª temporada, mostrando que a produção pode voltar à qualidade que já teve um dia. O caminho, assim como o dos Frasers, não será fácil, afinal a história está cada vez mais complexa e com tramas paralelas, mas o resultado vale a pena.

A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.