Imagem de Outlander

Créditos da imagem: Outlander/Fox Premium/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Claire e os desafios de ser uma médica na 5ª temporada de Outlander

Personagem de Caitriona Balfe terá clínica em Fraser’s Ridge, mas atender pacientes no passado ainda é um desafio

Camila Sousa
19.02.2020
18h12
Atualizada em
20.02.2020
18h29
Atualizada em 20.02.2020 às 18h29

Desde que viajou pela primeira vez ao passado em Outlander, Claire (Caitriona Balfe) sentiu as diferenças de estar em outro período, especialmente em relação à sua profissão. Agora uma médica cirurgiã de sucesso, a personagem volta mais uma vez para reencontrar Jamie (Sam Heughan), o amor de sua vida, e monta uma clínica em Fraser’s Ridge para colocar em prática suas habilidades como médica. “Claire tem muito conhecimento moderno, que não está disponível naquele tempo, mas ela pensa bastante em como incorporar tal conhecimento neste tempo”, afirmou Caitriona Balfe ao Omelete, durante visita ao set da 5ª temporada na Escócia.

Desde a primeira temporada, a personagem usa seus conhecimentos para ajudar aos que precisam e Balfe revela que é fascinada pelo conhecimento natural da medicina que foi passado de geração em geração: “É muito interessante quando você pensa sobre remédios naturais e coisas assim que usamos na série, que ainda são efetivos atualmente e as pessoas usam. Essa é uma das coisas mais interessantes dessa série, essas histórias antigas, que foram testadas ao longo dos anos. Não sabemos quem foi a primeira pessoa que percebeu que certa erva tinha certo efeito, mas é incrível que adquirimos esse conhecimento ao longo dos séculos. E muita dessa medicina tradicional ainda é muito efetiva. Foi uma das coisas mais divertidas de aprender”.

O teaser de “Between Two Fires”, segundo capítulo da 5ª temporada, também indica que a protagonista ficará frustrada com a medicina da época. Ao ver pacientes morrendo em sua mesa de cirurgia, Claire se lamenta ao saber que, em condições diferentes, poderia salvar aquela vida. A fala remete novamente ao grande conflito de Outlander, que é o constante desejo de voltar para um futuro mais seguro e com mais recursos. 

Ajuda inesperada

Com a clínica pronta em Fraser’s Ridge, Claire percebe que precisa de ajuda e convoca ninguém menos do que Marsali, filha de Laoghaire que agora também é esposa de Fergus (César Domboy). Durante nossa visita ao set, a atriz Lauren Lyle explica que sua personagem não tem nojo ou medo de lidar com os corpos e por isso se torna a aprendiz perfeita. “Claire precisa de uma aprendiz e nota as habilidades de Marsali. Claire não consegue fazer uma cirurgia sozinha e, ao procurar alguém, ela vê Marsali lidando com animais até maiores do que ela e indo muito bem. Como uma mulher daquela época, ela precisa saber fazer tais coisas”.

Imagem de Outlander
Outlander/Fox Premium/Divulgação

Sobre as diferenças entre as duas, especialmente repercutindo o ódio que Laoghaire sente por Claire, a intérprete de Marsali garante que a relação das duas vai evoluir na quinta temporada: “Marsali se sente incrivelmente lisonjeada e também confiável por receber tal proposta de alguém com a qual ela não se dá muito bem. Marsali e Claire são bem parecidas e acho que é por isso que elas brigam. Mas acho que nesta temporada os fãs verão as duas superando isso e se unindo. Marsali não tem nojo das coisas e essa é uma das diferenças dela em comparação com Brianna. Claire gostaria de ver sua filha envolvida de alguma forma, mas ela não consegue lidar com isso. Enquanto para Marsali não há nenhum problema”.

A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.