Imagem de Outlander

Créditos da imagem: Outlander/Fox Premium/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Outlander | O difícil e incrível caminho de Jamie e Claire até a 5ª temporada

Casal passou por grandes dificuldades, mas chega firme e forte no novo ano da série

Camila Sousa
19.02.2020
14h30
Atualizada em
20.02.2020
18h29
Atualizada em 20.02.2020 às 18h29

A ficção é cheia de casais famosos, que encantam com suas histórias de amor em filmes e séries. No caso de Outlander, cuja quinta temporada já está em exibição, quem carrega esse título é Jamie (Sam Heughan) e Claire (Caitriona Balfe). Mas nem de longe a relação deles é perfeita. Desde o começo, os dois não tiveram a “paixão tradicional” e arrebatadora conhecida em muitas produções. Ao invés disso, ambos construíram uma relação aos poucos, baseada em confiança e companheirismo, e também com muitos desafios, incluindo a viagem no tempo.

E claro que quando uma nova temporada começa, os fãs de Outlander já ficam preocupados: será que Jamie e Claire podem se separar novamente? Em entrevista ao Omelete durante uma visita ao set na Escócia, Sam Heughan afirma que agora os desafios são diferentes: “Eles estão dedicados a ficar juntos. Mas agora o problema é o resto da família e aqueles que eles amam. Brianna e Roger definitivamente querem voltar, ou acham que seria mais seguro voltar para o futuro, então sinto que a família está se dividindo para caminhos diferentes. Não é mais uma questão de separar Jamie e Claire, mas sim de Claire tentando proteger a todos”.

Apesar disso, o astro indica que, como sempre, o casal terá desafios na temporada. “O amor deles nunca foi um problema, mas, no final da temporada, sem entregar muito, isso também será questionado de uma forma diferente (...). Há muitas coisas que estamos mantendo escondidas de vocês, é divertido ter esses pequenos segredos. Estou muito feliz com a temporada, que é bem forte e tem muito em jogo. Começamos com o episódio do casamento, que é bem emocionante. Os fãs vão gostar, mas, ao mesmo tempo, é uma distração: o público achará que está tudo bem, mas na verdade não está”.

Heughan no set de Outlander

Imagem de bastidores de Outlander
Outlander/Fox Premium/Divulgação

Tal senso de urgência fica claro já no primeiro episódio, que retoma a missão de Jamie de caçar Murtagh. Porém, além dessa parte difícil, o capítulo de estreia também retoma lindamente um dos pontos principais do seriado, que é o amor entre Claire e Jamie. Durante o casamento de Brianna e Roger, os pais se olham e relembram de seus próprios votos, quase como uma renovação do compromisso feito há tantas temporadas: não importa o que aconteça de agora em diante em Outlander, Jamie e Claire sempre estarão juntos.

“Acho que eles ainda são muito apaixonados. Claro que não há aquele fogo da juventude, mas eles definitivamente estão apaixonados. Tem muito a ver com companheirismo. Eles são um casal muito mais forte agora. Catriona e eu nos conhecemos muito bem, somos como família agora, isso faz parte do seriado e é incrível. Nós crescemos juntos e sabemos como o outro funciona”, completa Heughan.

Evolução fora das telas

Se dentro da história a dupla evoluiu e construiu uma história de amor grandiosa, o mesmo caminho segue nos bastidores, já que agora Sam Heughan e Caitriona Balfe são também produtores do seriado, como fica claro na abertura da quinta temporada. Para o ator, a grande mudança é estar envolvido em todo o processo de desenvolvimento dos episódios: “Recebemos o material mais cedo, opinamos em algumas coisas, temos a chance de participar de reuniões de produção. Ver como tudo isso acontece e quanto trabalho está envolvido nos bastidores da série nos fez entender tudo de verdade. No começo não tínhamos certeza do que esse crédito de produção significaria na prática, mas queríamos nos envolver no processo”.

Além disso, Heughan não descarta a possibilidade de, algum dia, dirigir um episódio de Outlander. “Eu adoraria. É um grande comprometimento e não sei se temos tempo para isso, mas talvez uma cena ou uma sequência, seria realmente divertido. Eu realmente gosto de ter o poder de mudar as coisas e como conhecemos o seriado tão bem, talvez isso aconteça na próxima temporada”.

A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.