Imagem de Outlander

Créditos da imagem: Outlander/Fox/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Outlander | Como será a relação entre Brianna, Claire e Jamie na 5ª temporada

Família Fraser finalmente está unida, mas novos desafios prometem balançar essa estrutura

Camila Sousa
20.02.2020
18h46

Após o reencontro entre Jamie (Sam Heughan) e Claire (Caitriona Balfe), outro grande momento esperado pelos fãs de Outlander era quando Brianna (Sophie Skelton) conheceria seu pai biológico. Isso foi mostrado em um momento emocionante da quarta temporada, mas é no quinto ano que a relação entre a família finalmente irá se estabelecer. Em entrevista ao Omelete durante uma visita ao set na Escócia, Sophie Skelton diz que, após um estranhamento inicial entre pai e filha, os dois terão uma relação mais madura nos novos episódios.

“Veremos que eles são realmente pai e filha e que ambos têm um respeito mútuo, especialmente porque Brianna sabe atirar e fazer outras coisas que Jamie não espera que uma mulher daquele tempo saiba fazer. Brianna provavelmente tem a melhor pontaria de Fraser’s Ridge e Jamie admira isso”, explica a atriz. “Na temporada anterior vimos os dois tentando encontrar seus lugares nas vidas um do outro. Há essa linda reunião e a expectativa que eles se entendam imediatamente, mas a verdade é que há um espaço de 20 anos e os dois não se conhecem. Então é um pouco estranho e Jamie não se sente imediatamente como pai dela, mas nesta temporada vemos uma evolução e uma dinâmica entre os dois. E não apenas pelo parentesco, eles se tornam amigos de certa forma”.

Parte disso é mostrado já no primeiro episódio, quando Jamie leva Brianna ao altar para se casar com Roger (Richard Rankin). No trecho, os dois se olham com uma verdadeira admiração e Brianna se mostra feliz por ter o pai ali e não precisar imaginá-lo, como aconteceria se ela estivesse em seu próprio tempo. Já o sentimento dele é de que está perdendo sua filha muito cedo, já que os dois não tiveram muito tempo antes do casamento da jovem.

O laço entre mãe e filha

Enquanto Jamie tenta encontrar seu espaço na vida da filha, a relação entre Claire e Brianna é ainda mais profunda. No passado as duas tiveram uma relação conturbada, especialmente quando Frank (Tobias Menzies) ainda estava vivo e Brianna não entendia as atitudes de Claire. Agora, no entanto, as duas passaram por jornadas difíceis e semelhantes, algo aproximou mãe e filha.

“As duas tiveram 20 anos de um relacionamento estranho, mas um vez que elas criam um laço, se conhecem e se entendem mais. Com a passagem de tempo vemos que Brianna e Claire se tornaram realmente boas amigas, e agora que Brianna é mãe também, há um respeito mútuo. As duas se entendem muito mais e a dinâmica muda, algo que eu gosto bastante. Às vezes Brianna terá até um papel de mãe para Claire, quando ela está preocupada com alguma coisa. As duas trocam conselhos agora, o que é uma dinâmica muito bonita”, completa Skelton.

Já para a matriarca, que viu sua filha voltar ao passado e sofrer muito antes de encontrar a felicidade, o momento é de satisfação, especialmente pelo casamento com Roger. Caitriona Balfe explica que Claire preferiu que Roger tivesse seu tempo para pensar sobre o casamento, ao invés de embarcar em uma jornada difícil ao lado de sua filha apenas para se arrepender depois.

“Ela está orgulhosa de Brianna, depois de tudo o que aconteceu na temporada passada. De Brianna e de Roger. Não foi uma situação fácil para eles passarem como casal. Definitivamente não foi fácil para Brianna passar por isso tão jovem. Ela lidou com coisas horríveis, então Claire está apenas orgulhosa dela. Está orgulhosa que ela conseguiu passar por tantos traumas e ser uma jovem mãe. Brianna encontrou um modo de ficar aberta à felicidade, aberta à criar uma vida para si mesma”, diz a atriz, claramente feliz com a relação entre as personagens.

Porém, mesmo com a felicidade de ter filha, genro e neto tão perto, Claire sabe que talvez voltar para o seu tempo seja o melhor para Brianna, o que pode significar uma nova e dolorosa separação entre as duas, já que Claire não pretende mais sair do lado de Jamie. “É uma questão muito complicada para Claire. Ela ama ter sua família por perto e, claro, ter Brianna perto dela neste tempo, com Jamie. Ter essa família junta, que nunca existiu antes é algo que completa vários aspectos de sua vida. Mas há aspectos deste tempo que tornam as coisas complicadas para Brianna e Roger. O que Claire quer, antes de tudo, é a felicidade de Brianna, que ela seja a melhor versão de si mesma. Ela quer a filha em um tempo em que a jovem possa conquistar o que quer, sem ser relegada a ser apenas uma mãe ou dona de casa”, completa Balfe no set, indicando, novamente, que os fãs podem se preparar para muitas emoções ao longo da 5ª temporada.

A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.