Imagem de Outlander

Créditos da imagem: Outlander/Fox Premium/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Como o streaming ajudou no sucesso de Outlander

Presença do seriado em plataformas como a Netflix ajudou na conquista de novos fãs

20.02.2020, às 13H03.
Atualizada em 20.02.2020, ÀS 18H29

A produção televisiva tem crescido muito nos últimos anos e um dos fatores que impulsiona isso são os streamings. Há uma competição cada vez maior no mercado, já que os fãs são bombardeados todas as semanas com novas séries e histórias para acompanhar. Neste cenário, ter uma produção como Outlander chegando em sua quinta temporada é uma vitória. A base de fãs dos livros de Diana Gabaldon é grande e contribui para isso, mas a presença do seriado em plataformas como a Netflix, que atualmente conta com as três primeiras temporadas no Brasil, também serviu para popularizar a série e conquistar novos admiradores.

Em entrevista ao Omelete durante uma visita ao set na Escócia, Sam Heughan, intérprete de Jamie, afirma que os streamings ajudam muito para que a série sempre tenha um novo público. “Isso é incrível para nós, atores, e também para a série, que acaba ganhando uma sobrevida, com pessoas descobrindo a história agora. Percebemos muitos fãs dizendo que descobriram a série há pouco tempo. É um momento grandioso para a televisão. Há muita competição, então seria fácil se perder no meio de tudo isso, mas acho que a nossa série tem seu nicho particular e sua identidade”.

Caitriona Balfe, intérprete da protagonista Claire, afirma que a chegada de novos fãs sempre é algo incrível e que a dedicação de toda a equipe ao longo das temporadas contribui para que o trabalho agrade ao público. “Acho que nesta quinta temporada e na sexta que já está confirmada, é importante continuar tentando ser melhor a cada episódio e não ficar acomodado. O mercado está bem disputado, há muitas coisas incríveis sendo feitas na TV. Temos a sorte de termos ganhado esse lindo presente que é a história de Diana Gabaldon e esse mundo incrível que ela criou. Não é fácil manter as novidades temporada após temporada e manter todos motivados, mas todos amamos o que fazemos e amamos essa série”.

A popularização de Outlander também criou uma base de fãs específica para o casal Jamie e Claire. A relação dos dois passa longe de ser perfeita e exatamente por isso entrega algo mais real ao público. Para Heughan, o fascínio com o casal e toda a cultura da Escócia é algo realmente especial, embora seja difícil lembrar disso o tempo todo. “As pessoas olham para a Jamie e Claire e realmente gostariam de emular a relação deles. É algo único. Vejo muitas séries que terminam com poucas temporadas, então sinto que temos muita sorte de ter isso. Vindo para o trabalho hoje, fiquei pensando: quando tudo isso acabar, realmente vamos sentir falta. Sabemos que fazemos parte de algo notável, embora seja difícil de lembrar disso no dia a dia. Fomos para a Comic-Con de Nova York e vimos todos esses fãs tão empolgados, esperando há tanto tempo pela temporada”, relembra o astro.

Horror e Stephen King?

Cravar o segredo do sucesso de uma série é uma tarefa difícil - quase impossível - e o showrunner Matthew B. Roberts sabe bem disso. No entanto, em entrevista por videoconferência em nossa visita ao set, o executivo afirma que a mistura de vários gêneros dentro da mesma série é um diferencial em Outlander e indica até que os fãs de Stephen King podem ter uma surpresa nesta temporada. “Temos capítulos que são de gângster, outros que são uma aventura épica e episódios mais leves, com uma história de amor. Isso também tem a ver com os livros, que são bem episódios em relação à história que é contada. Então quando olhamos para a história dos livros, sempre pensamos: qual sabor esse episódio terá? Já nesta temporada temos um que é assustador, quase como Stephen King, algo que nunca fizemos antes”.

Ser uma série que entrega novidades em sua quinta temporada não é uma tarefa fácil. Porém, mesmo toda essa mistura de gêneros, o showrunner garante que o fio condutor de tudo é o romance entre Jamie e Claire. “Há séries que são incríveis por mostrar sempre a mesma coisa, mas Outlander é diferente, no sentido de que tentamos surpreender o público. Lembrando sempre que a base de tudo é uma história de amor. Não importa se mergulhamos no terror ou em outros gêneros, sempre há a história de amor entre Jamie e Claire”.

A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.