Imagem de Outlander

Créditos da imagem: Outlander/Fox Premium/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Como o streaming ajudou no sucesso de Outlander

Presença do seriado em plataformas como a Netflix ajudou na conquista de novos fãs

Camila Sousa
20.02.2020
13h03
Atualizada em
20.02.2020
18h29
Atualizada em 20.02.2020 às 18h29

A produção televisiva tem crescido muito nos últimos anos e um dos fatores que impulsiona isso são os streamings. Há uma competição cada vez maior no mercado, já que os fãs são bombardeados todas as semanas com novas séries e histórias para acompanhar. Neste cenário, ter uma produção como Outlander chegando em sua quinta temporada é uma vitória. A base de fãs dos livros de Diana Gabaldon é grande e contribui para isso, mas a presença do seriado em plataformas como a Netflix, que atualmente conta com as três primeiras temporadas no Brasil, também serviu para popularizar a série e conquistar novos admiradores.

Em entrevista ao Omelete durante uma visita ao set na Escócia, Sam Heughan, intérprete de Jamie, afirma que os streamings ajudam muito para que a série sempre tenha um novo público. “Isso é incrível para nós, atores, e também para a série, que acaba ganhando uma sobrevida, com pessoas descobrindo a história agora. Percebemos muitos fãs dizendo que descobriram a série há pouco tempo. É um momento grandioso para a televisão. Há muita competição, então seria fácil se perder no meio de tudo isso, mas acho que a nossa série tem seu nicho particular e sua identidade”.

Caitriona Balfe, intérprete da protagonista Claire, afirma que a chegada de novos fãs sempre é algo incrível e que a dedicação de toda a equipe ao longo das temporadas contribui para que o trabalho agrade ao público. “Acho que nesta quinta temporada e na sexta que já está confirmada, é importante continuar tentando ser melhor a cada episódio e não ficar acomodado. O mercado está bem disputado, há muitas coisas incríveis sendo feitas na TV. Temos a sorte de termos ganhado esse lindo presente que é a história de Diana Gabaldon e esse mundo incrível que ela criou. Não é fácil manter as novidades temporada após temporada e manter todos motivados, mas todos amamos o que fazemos e amamos essa série”.

A popularização de Outlander também criou uma base de fãs específica para o casal Jamie e Claire. A relação dos dois passa longe de ser perfeita e exatamente por isso entrega algo mais real ao público. Para Heughan, o fascínio com o casal e toda a cultura da Escócia é algo realmente especial, embora seja difícil lembrar disso o tempo todo. “As pessoas olham para a Jamie e Claire e realmente gostariam de emular a relação deles. É algo único. Vejo muitas séries que terminam com poucas temporadas, então sinto que temos muita sorte de ter isso. Vindo para o trabalho hoje, fiquei pensando: quando tudo isso acabar, realmente vamos sentir falta. Sabemos que fazemos parte de algo notável, embora seja difícil de lembrar disso no dia a dia. Fomos para a Comic-Con de Nova York e vimos todos esses fãs tão empolgados, esperando há tanto tempo pela temporada”, relembra o astro.

Horror e Stephen King?

Cravar o segredo do sucesso de uma série é uma tarefa difícil - quase impossível - e o showrunner Matthew B. Roberts sabe bem disso. No entanto, em entrevista por videoconferência em nossa visita ao set, o executivo afirma que a mistura de vários gêneros dentro da mesma série é um diferencial em Outlander e indica até que os fãs de Stephen King podem ter uma surpresa nesta temporada. “Temos capítulos que são de gângster, outros que são uma aventura épica e episódios mais leves, com uma história de amor. Isso também tem a ver com os livros, que são bem episódios em relação à história que é contada. Então quando olhamos para a história dos livros, sempre pensamos: qual sabor esse episódio terá? Já nesta temporada temos um que é assustador, quase como Stephen King, algo que nunca fizemos antes”.

Ser uma série que entrega novidades em sua quinta temporada não é uma tarefa fácil. Porém, mesmo toda essa mistura de gêneros, o showrunner garante que o fio condutor de tudo é o romance entre Jamie e Claire. “Há séries que são incríveis por mostrar sempre a mesma coisa, mas Outlander é diferente, no sentido de que tentamos surpreender o público. Lembrando sempre que a base de tudo é uma história de amor. Não importa se mergulhamos no terror ou em outros gêneros, sempre há a história de amor entre Jamie e Claire”.

A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.