Séries e TV

Artigo

WandaVision | Entenda a cena pós-créditos do oitavo episódio

Capítulo revelou mistérios com uma grande referência aos quadrinhos

26.02.2021, às 18H45.
Atualizada em 27.02.2021, ÀS 13H07

WandaVision aproveitou a reta final de sua primeira temporada para resgatar um velho truque do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel): as cenas pós-créditos. O trecho que encerrou o oitavo episódio, especialmente, fez a alegria dos fãs ao responder um dos mistérios com uma grande referência aos quadrinhos.

[Cuidado com spoilers a partir daqui]

No aclamado episódio de Halloween, Darcy Lewis (Kat Dennings) descobre que a E.S.P.A.D.A. esteve trabalhando em um projeto chamado Catarata. Por se tratar de uma doença que ataca os olhos, a ligação com o herói Visão (Paul Bettany) foi quase imediata, especialmente porque já era sabido que a organização tinha uma forma de rastrear o sintozóide dentro do bairro de Westview. O enigma foi respondido no penúltimo capítulo da temporada, que mostra o corpo do Visão sendo religado com o auxílio de um drone que retornou do HEX.

Além de fazer a chocante revelação de que o corpo do Visão - morto por Thanos em Vingadores: Guerra Infinita - não foi sequestrado por Wanda, e sim religado pela E.S.P.A.D.A., o momento revela essa nova versão inteiramente na cor branca. Essa mudança ajuda a diferenciar entre os diferentes Visões, mas também fazgrande referência a uma das mais notórias HQs do herói.

A Busca pelo Visão é uma das mais famosas histórias de John Byrne à frente da revista dos Vingadores da Costa Oeste. Na história, o sintozóide é sequestrado por uma organização formada pelos líderes de vários países do mundo, que usaram uma réplica do Ultron para distrair os Vingadores e levar o Visão. Esse rapto acontece porque meses antes o herói havia surtado e invadido todos os computadores do mundo em busca de dominação mundial. Por medo de que ele usasse os segredos descobertos para o mal, a saída foi apagá-lo.

Ao descobrir o plano, Wanda e os demais Vingadores partem para o resgate e o encontram totalmente desmontado. O enredo se desenrola com Hank Pym, o Homem Formiga original, tentando reconstruir Visão mesmo havendo chances de que ele não voltasse ao normal após o apagamento de suas memórias no desmanche.

A princípio, o Visão volta à vida de forma quase sem consciência e ataca os Vingadores. Após uma luta em que a equipe se contém para não machucar o colega, ele é desligado e remontado por Pym, que traz o sintozóide de volta à vida em uma versão completamente branca. Mesmo ciente de suas responsabilidades como herói, ele retorna sem memórias ou sentimentos e, por consequência, sem entender a natureza de seu relacionamento com Wanda - com quem já havia se casado e tido os gêmeos Tommy e Billy.

O Anti-Visão

Vale lembrar que essa também não foi a única vez que o Visão apareceu completamente de branco nos quadrinhos. Em 1993 ele ganhou sua primeira HQ solo, que apresentou o Anti-Visão, uma versão maligna do herói que veio de outro universo com o intuito de roubar o corpo do Visão. Ainda que esse quadrinho não seja exatamente memorável, é de se esperar que essa seja a interação entre as diferentes versões do herói no capítulo final de WandaVision. Afinal de contas, uma das metades do sintozóide deve prevalecer, resta saber se seu corpo real ou se sua alma.

Todas as sextas-feiras, os críticos do Omelete se reúnem na twitch.tv/omeleteve, a partir das 16h30, para discutir o episódio da semana e o futuro da série e do MCU. Venha conversar com a gente!