Séries e TV

Lista

WandaVision | 5 HQs que você precisa ler antes da nova série da Marvel

Série da Feiticeira Escarlate e do Visão no MCU chega ao Disney+ na sexta-feira (15)

Gabriel Avila
12.01.2021
09h00
Atualizada em
15.01.2021
14h35
Atualizada em 15.01.2021 às 14h35

Após um ano sem novas produções do MCU (Universo Cinematográfico Marvel), está chegando a hora de conferir WandaVision, nova série original do Disney+, que estreia na sexta-feira (15). Protagonizada pela Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e pelo Visão (Paul Bettany), a produção vai mostrar como ficou o casal após os eventos de Vingadores: Guerra Infinitae Ultimato.

Para você se preparar para a chegada da produção que promete mudar o Universo Marvel, indicamos, por ordem de lançamento, cinco HQs que você precisa ler para se preparar para WandaVision. Confira abaixo:

Visão e Feiticeira Escarlate: Dia das Bruxas (1982)

Reprodução/Marvel

Embora o Visão de Tom King tenha ganhado atenção dos fãs e da crítica recentemente, essa não foi a primeira vez que os heróis tentaram uma vida normal. Visão e Feiticeira Escarlate: Dia das Bruxas mostra o casal se mudando para uma casa nos subúrbios após deixar a equipe dos Vingadores. As coisas até estavam dando certo, mas uma magia maligna passa a ameaçar a dupla - e todo o universo.

Com roteiro de Bill Mantlo e arte de Rick Leonardi, a minissérie é altamente indicada não apenas por mostrar o casal tentando conciliar sua carreira heróica com uma vida normal, mas também porque faz uma retrospectiva completa da trajetória da Feiticeira Escarlate e do Visão até aquele momento.

Vale notar que a HQ será republicada pela Panini junto com a revista Giant-Size Avengers #4, que mostra o casamento dos heróis.

A Busca pelo Visão! (1989)

Reprodução/Marvel

Um ponto chave na trajetória do Visão e da Feiticeira Escarlate é a história A Busca pelo Visão!, de 1989. Escrita e desenhada por John Byrne (X-Men; Quarteto Fantástico), esse é um arco da HQ Vingadores da Costa Oeste que começa com o Visão sendo capturado e desmontado, iniciando uma sequência de eventos que redefiniram a natureza do personagem como alguém mais robótico do que humano.

A grande importância desse arco está na revelação da verdadeira natureza dos filhos gêmeos da Feiticeira Escarlate e do Visão, o que acabou causando o divórcio do casal e, especialmente, plantou uma semente sobre a insanidade de Wanda Maximoff - que se tornaria ponto chave para um dos maiores eventos do Universo Marvel no futuro.

A Busca pelo Visão! foi publicada no Brasil pela Salvat.

Dinastia M (2005)

Reprodução/Marvel

Outro quadrinho fortemente recomendado quando o assunto é Feiticeira Escarlate é Dinastia M. Com roteiro de Brian Michael Bendis e arte de Olivier Coipel, a HQ se inicia em um momento em que a heroína está com sua sanidade comprometida, depois de uma série de eventos traumáticos, como perder seus filhos gêmeos, acidentalmente matar o Visão e acabar com os Vingadores.

Nesse contexto, um grupo de heróis é reunido para decidir o que fazer com ela, considerada extremamente perigosa por conta da soma de sua instabilidade mental e seus enormes poderes. Quando o grupo chega à Feiticeira, de repente se inicia uma realidade alternativa em que todos vivem uma vida feliz e perfeita - interrompida quando alguns heróis passam a se lembrar da realidade como ela é.

Essa é outra HQ que tem uma clara influência em WandaVision, já que a série se passa em uma realidade alternativa em que a heroína não perdeu o Visão e vive uma vida perfeita com ele, até as coisas começarem a dar errado. Vale lembrar que a série terá ligação com Doutor Estranho 2, filme que terá foco no Multiverso e deve abordar a influência da heroína na criação de novas realidades.

Dinastia M foi publicada no Brasil pela Panini e pela Salvat.

Jovens Vingadores: A Cruzada das Crianças (2010)

Reprodução/Marvel

É sabido que um dos mais traumáticos eventos para a Feiticeira Escarlate foi perder seus filhos, gêmeos que na verdade eram fragmentos da alma de um demônio que viria tomá-los no futuro. Porém, essa chaga da heroína foi fechada em Jovens Vingadores: A Cruzada das Crianças, HQ que oficializou os jovens Wiccano e Célere como reencarnações dos filhos perdidos de Wanda e Visão.

É pouco provável que Wiccano e Célere apareçam na forma de adolescentes super-poderosos na primeira temporada de WandaVision, mas vale lembrar que as prévias já mostraram não apenas Wanda grávida, como também o casal segurando dois bebês - indicando a presença dos gêmeos. Essa inclusive pode ser uma das várias sementes que a Marvel já está plantando para apresentar os Jovens Vingadores no MCU.

Jovens Vingadores: A Cruzada das Crianças foi publicada no Brasil pela Panini e pela Salvat.

Visão (2016)

Reprodução/Marvel

A essa altura do campeonato, indicar a HQ do Visão escrita por Tom King é quase como chover no molhado, mas não tem como ignorar essa história, que claramente serviu como influência para a série.

No quadrinho, que se passa no período em que os protagonistas de WandaVision já estão separados, o herói decide recomeçar e literalmente constrói uma família para si mesmo. Sua ideia é simplesmente viver uma vida normal com sua mulher e filhos, mas logo descobre que “ser normal” é mais complexo do que parece.

Ainda que tenha pouco envolvimento da Feiticeira Escarlate, essa HQ é fundamental para entender o tom de WandaVision. Assim como os trailers já prometeram, a história começa com um clima leve e descontraído de uma família no subúrbio e logo toma contornos mais sombrios, conforme eventos chocantes começam a aparecer.

Visão foi publicada no Brasil pela Panini.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.