Divulgação/Warner Bros.

Filmes

Notícia

Coringa | Joaquin Phoenix teve medo de aceitar viver o palhaço no filme solo

Ator revelou que a sensação se tornou positiva e definiu o filme como “desafiador”

22.08.2019, às 13H20.

Joaquin Phoenix teve medo em aceitar o papel de Coringa. O ator, que viverá o palhaço do crime no filme de Todd Phillips, revelou em entrevista ao Total Film que inicialmente teve receio em entrar para o projeto, mas a sensação se tornou positiva e o levou a se dedicar mais:

“Levou um tempo [para aceitar]. Agora, quando olho para trás, não entendo por que. Havia muito medo, sim. Mas sempre digo que há o medo motivador e o medo debilitante. Existem medos em que você não consegue dar um maldito passo, e existe o tipo ‘Ok, o que faremos? Isso não é bom o bastante’. E você está cavando mais profundamente. Eu amo esse tipo de medo. Ele nos guia, nos faz trabalhar mais.”

Vale lembrar que Phillips havia afirmado anteriormente que o ator está “confortável” no papel. Phoenix fez uma comparação entre Coringa e os outros filmes de super-heróis, afirmando que o longa do palhaço foi planejado para se aproximar do público e causar emoções na plateia:

“Acredito que constantemente, nesses filmes, nós temos esses arquétipos simplificados e reducionistas e que permitem ao público ficar distante do personagem, assim como faríamos na vida real, em que é mais fácil rotular alguém como mau para em seguida dizer ‘bem, eu não sou assim’. E ainda assim somos todos culpados. Todos pecamos. E então pensei que há esse filme e esses personagens, em que não seria fácil para você como espectador. Algumas vezes você vai se sentir conectado e torcendo por ele, e às vezes ele vai te causar repulsa.”

Por fim, o ator afirmou que desafiar a si mesmo e aos espectadores não é comum em filmes baseados em quadrinhos:

“E gosto da ideia de desafiar o público e desafiar a mim mesmo a explorar um personagem como esse. É raro explorar um papel em algum esses filmes, especialmente no gênero de super-heróis.”

O diretor Todd Phillips revelou que o filme foi escrito especialmente para Joaquin Phoenix e celebrou ter conseguido levar o universo dos quadrinhos para o ator:

“Nós escrevemos esse roteiro para Joaquin. É verdade, Joaquin sabe disso. Metade da razão para querermos ao menos começar a escrever foi [pensar] ‘Cara, imagine se conseguirmos Joaquin. Pense no que poderíamos fazer.’ O objetivo nunca foi levá-lo para o universo de filmes baseados em HQs, mas levar o universo dos filmes de quadrinhos até ele.”

Abaixo você pode conseguir duas imagens inéditas de Coringa reveladas pela Total Film:

As primeiras projeções de bilheteria apontam que o filme solo do vilão pode arrecadar mais do que Aquaman em sua estreia nos EUA. Segundo a sinopse oficial, a produção contará “uma história nunca vista antes nas telonas, explorando a história de Arthur Fleck (Phoenix). O personagem ganhará um estudo de personagem arrojado, como também um amplo conto preventivo".

A estreia de Coringa está marcada para 3 de outubro no Brasil.