Filmes

Lista

Coringa | Entenda os filmes e quadrinhos que foram referência

Longa deve se inspirar em clássicos do cinema

Fábio de Souza Gomes
03.04.2019
13h42

Warner revelou o primeiro trailer de Coringa e o longa dirigido por Todd Philipps deve usar de inspiração alguns clássicos do cinema, além da clássica HQ de Alan Moore chamada A Piada Mortal

Confira as inspirações do cineasta:

O Rei da Comédia

O diretor Todd Philipps revelou que uma de suas inspirações para o longa é o clássico cult de Martin Scorsese O Rei da Comédia. Na história, Robert De Niro vive o comediante fracassado Rupert Pupkin – um homem que decide sequestrar o apresentador de talk show mais popular dos EUA para se apresentar em seu programa. O filme é uma comédia com tons de drama e mostra que, apesar de seus atos absurdos, ele consegue a sonhada fama. O trailer mostra o Coringa se preparando para entrar em um programa (coincidentemente apresentado por Robert De Niro), o que deve aumentar a fama do Palhaço do Crime. 

A Piada Mortal

Em A Piada Mortal, Alan Moore mostra o Coringa antes de se transformar em um vilão. Em pequenos flashbacks, descobrimos que antes de ser o principal rival do Batman ele era um comediante fracassado que só conseguia fazer sua esposa rir. O filme deve tomar algumas liberdades em relação a essa origem, mas é possível ver o personagem escrevendo possíveis piadas em um caderno e também se apresentando em um palco. Sua esposa será substituída por sua mãe e seu possível interesse romântico, ou a única pessoa que consegue fazer rir, deve ser vivida por Zazie Beetz.

Charles Chaplin

Charles Chaplin parece ser uma das referências para o longa. Em uma cena do trailer podemos ver um pôster de Tempos Modernos e, ao longo do clipe, toca a trilha sonora de Luzes da Ribalta. A cena em que ele coloca maquiagem, inclusive, parece ser uma referência a esse clássico sobre um palhaço que, depois de anos de sucesso, cai no fundo do poço. Sua única motivação para continuar vivo é uma jovem bailarina que ajuda na rua, que pode ser a personagem de Zazie Beetz.

Taxi Driver

O filme ficou conhecido por mostrar um lado mais sombrio de Nova York e o filme deve mostrar um lado de Gotham que foi pouco explorado no cinema. O personagem principal vivido por Robert De Niro é um psicopata que tenta se encaixar na sociedade e o Coringa deve passar pelo mesmo drama.

O Operário

O filme de 2005 estrelado por Christian Bale mostra um homem que sofre de insônia e isso prejudica seu peso e aos pouco começa a deixa-lo insano. Coringa parece fazer uma referência a esse longa por conta do físico absurdamente magro do protagonista e a queda para insanidade do personagem principal deve ser semelhante.