Norman Reedus como Daryl em The Walking Dead

Créditos da imagem: The Walking Dead/AMC/Divulgação

Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Penúltimo episódio pré-hiato eleva a tensão na 10ª temporada

Capítulo 7 justifica paranoia dos sobreviventes com revelação

Arthur Eloi
20.11.2019
19h28

Falta apenas um episódio para The Walking Dead concluir a primeira metade da 10ª temporada. O começo não foi dos melhores, mas a produção soube trabalhar um ritmo agoniante que eleva os mistérios da trama e suspeitas dos personagens. Aquecendo para o hiato, o penúltimo capítulo avança os conflitos ao revelar um traidor entre os sobreviventes.

[Cuidado! Spoilers do S10E07 de The Walking Dead abaixo]

Open Your Eyes” cresce a tensão acumulada ao continuar a onda de má sorte do grupo de Alexandria. Desgastados pelas hordas intermináveis de zumbis e os ataques surpresas dos vilões, as coisas pioram quando um surto de doenças toma conta, sobrecarregando o médico Siddiq (Avi Nash), que já sofre pela falta de sono. O episódio é focado nele e na forma que sua condição precária abre espaço para o trauma de ter visto seus amigos executados em sua frente voltar com força. A abordagem permite toques de terror ao programa, com alucinações rápidas e sombrias de Alpha (Samantha Morton) decepando a cabeça de Enid. Em consequência, Siddiq fica paranóico - mas o decorrer dos eventos mostram que há base para o sentimento.

O arco complementar do capítulo mostra os sobreviventes interrogando um Sussurrador capturado. Carol (Melissa McBride) tenta ganhá-lo na simpatia mas, ao perceber que o refém lembra muito seu falecido marido abusivo, parte para a tortura para extrair informações. A mudança não é repentina, e segue o arco da personagem de se tornar mais violenta para ficar a altura de seus inimigos, mas falha em conseguir os resultados desejados. De qualquer forma, a trama deixa claro o foco da semana com o refém morrendo inesperadamente, por um erro médico de Dante (Juan Javier Cardenas). Siddiq não compra o ocorrido, e a paranoia faz com que ele investigue e, eventualmente, ligue os pontos.

A série então revela que Dante é um Sussurrador infiltrado no grupo, infectando a água dos sobreviventes e cultivando um estado de terror psicológico, alinhado com a estratégia de Alpha. É uma faca de dois gumes: a revelação soa um pouco gratuita, mas a tensão do confronto entre Siddiq e o traidor é muito bem-vinda. Além do mais, mesmo que Dante não tenha tido destaque o suficiente para chamar atenção, o programa deixou bastante pistas para que tudo faça sentido. Novamente a construção narrativa de Angela Kang compensa, e deixa um enorme gancho para fechar com chave de ouro a primeira metade.

The Walking Dead é transmitida aos domingos, às 23h, pelo canal pago Fox. Os episódios inéditos também são disponibilizados no streaming Fox App.