Filmes

Artigo

Star Wars: A Ascensão Skywalker e o nerd no divã

Discutimos como o filme reflete a relação dos fãs com as obras

A cozinha
20.12.2019
15h26

Embora não seja um método de avaliação preciso, a nota de Star Wars: A Ascensão Skywalker no Rotten Tomatoes está atualmente em 58% por parte da crítica. É um dos menores números da franquia no site, perdendo apenas para Star Wars - Episódio I - A Ameaça Fantasma, que tem 53%.

Já a reação dos fãs nas redes sociais foi dividida: enquanto alguns detestaram como o longa deixou de lado vários conceitos apresentados em Os Últimos Jedi, outros tantos estão satisfeitos com o encerramento da nova trilogia, ainda que não neguem os problemas de roteiro e as "conveniências" para encerrar a história dos Jedi. 

Como já afirmamos neste texto, as mudanças drásticas feitas em A Ascensão Skywalker refletem bastante a relação que os fãs possuem hoje com as obras da cultura pop. Se antes as produções eram lançadas com menos interferências externas, hoje o público tem muitos canais para expresar sua satistação (ou não) com o que viu em tela.

Isso aconteceu bastante com Os Últimos Jedi, filme de Rian Johnson "acusado" de não respeitar a franquia como um todo e brincar com conceitos considerados "sagrados" pelos fãs, como a relação do Jedi com sua arma principal, o sabre de luz. Trazer J.J. Abrams de volta mostra claramente que a Lucasfilm não planejou bem a trilogia completa e mudou de ideia no meio do caminho, voltando ao conceito do primeiro filme ao invés de assumir de vez e explorar ainda mais a ousadia mostrada em Os Últimos Jedi.

No entanto, ainda que não seja um filme inovador, A Ascensão Skywalker tocou no coração de muitos fãs ao apresentar conceitos conhecidos da franquia e fazer paralelos claros entre o novo trio e o antigo, formado por Han, Leia e Luke. As avaliações positivas do longa levam a pensar se Star Wars precisa de fato de grandes inovações, ou se encantar os fãs com o que é familiar não é o suficiente. Confira acima nossa live sobre o tema. 

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas.