6 perguntas deixadas pela nova trilogia de Star Wars

Créditos da imagem: Divulgação/LucasFilm

Filmes

Lista

6 perguntas deixadas pela nova trilogia de Star Wars

A Ascensão Skywalker encerrou a saga, mas deixou questões

Gabriel Avila
20.12.2019
19h45
Atualizada em
20.12.2019
20h19
Atualizada em 20.12.2019 às 20h19

Star Wars: A Ascensão Skywalker chegou aos cinemas com a missão de encerrar não só a nova trilogia, iniciada em O Despertar da Força, mas toda a saga iniciada por George Lucas em 1977. Mesmo com um grande cuidado para dar um final digno à uma das mais amadas histórias da cultura pop, a conclusão deixou escapar alguns conflitos estabelecidos nos filmes anteriores. Confira abaixo seis perguntas deixadas pela nova leva de filmes e cuidado com spoilers a partir daqui:

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas.

Como Maz Kanata conseguiu o sabre de Anakin?

Em O Despertar da Força, o primeiro filme da nova trilogia, Rey (Daisy Ridley) chega ao sabre de luz que pertenceu a Anakin Skywalker através de Maz Kanata (Lupita Nyong'o). Ao questionar sobre como ela chegou à arma, Kanata responde que essa é uma história para “outra hora”. Porém, nunca é revelado como a arma, perdida por Luke Skywalker (Mark Hamill) durante o confronto contra Darth Vader no Episódio V, chega às mãos da anciã.

De onde vêm os Cavaleiros de Ren?

No início da nova trilogia, Kylo Ren (Adam Driver) é apresentado como membro dos Cavaleiros de Ren, um grupo de guerreiros sanguinários que agia sob comando da primeira ordem. Deixado de lado no Episódio VIII, o bando retornou no IX, onde são descritos como “carniceiros” por alguns Stormtroopers. Porém, suas origens e motivações não foram apresentadas, fazendo com que eles não passem de uma espécie de acessório para Kylo. Ainda que HQs que fazem parte do cânone investiguem os Cavaleiros de Ren, os filmes não apresentam o grupo.

O que Finn quer falar para Rey?

No início do Episódio IX, Finn (John Boyega) diz à Rey que quer dizer algo a ela após voltar de uma missão que quase acabou em morte. A questão volta a ser citada várias vezes durante o filme, mas nunca é feita. Com o ritmo apressado de Ascensão Skywalker, é possível que a questão tenha sido deixada de lado por não se encaixar na sequência de eventos da trama principal.

Como Palpatine voltou?

Grande mestre Sith da primeira trilogia, o retorno do Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) foi uma das primeiras revelações a respeito do Episódio IX. Considerando que o vilão havia morrido no Episódio VI no confronto em que Anakin Skywalker deixou o lado sombrio, sua volta dos mortos era uma das grandes questões que A Ascensão Skywalker tinha a responder. Porém, a questão nunca é colocada em pauta, deixando em aberto como ele teria sobrevivido (ou renascido) após a conclusão da trilogia clássica.

Quem é o pai da Rey?

Uma das grandes revelações de A Ascensão Skywalker é que Rey é neta do Imperador Palpatine. Embora finalmente responda quem são os pais da Jedi, não há desenvolvimento a respeito de suas identidades e origens, deixando no ar não uma, mas várias perguntas. Ele tem uma mãe biológica ou é gerado a partir da Força? Ele tem é sensitivo à Força? Por que o vilão não tentou treiná-lo como aprendiz?

Qual é a origem de Snoke?

Quando chega ao esconderijo de Palpatine, Kylo Ren passa por uma espécie de aquário com corpos similares ao de Snoke (Andy Serkis), seu mestre nos episódios VII e VIII. Embora o próprio Imperador tenha atestado que estava por trás de todas as vozes que Ren ouviu - Snoke incluso -, a origem do vilão não é explicada. Não fica claro se ele era apenas um disfarce, um aprendiz ou qualquer outro tipo de plano mirabolante.