Homem-Aranha/Friends/ER

Créditos da imagem: Marvel Entertainment/NBC/Divulgação

Séries e TV

Lista

Séries que completam 30 anos em 2024

O ano de 1994 foi forte na TV

Omelete
1 min de leitura
01.02.2024, às 19H01
ATUALIZADA EM 01.02.2024, ÀS 19H53
ATUALIZADA EM 01.02.2024, ÀS 19H53

Gigantesco no cinema, o ano de 1994 também foi bem icônico na televisão. As telinhas mostraram o tetracampeonato do Brasil na Copa do Mundo dos Estados Unidos, Os Simpsons chegava ao seu 100º episódio e a Sessão da Tarde era povoada por comédias policiais com Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone. Em outros programas, vimos estreias de séries icônicas, algumas que continuam extremamente populares graças a reprises e ao streaming.

Abaixo, você confere algumas das produções mais marcantes que estrearam em 1994 (pois é!):

Friends

Não tinha como começar esta lista de outra forma: a estreia de Friends é, sem dúvida, o grande marco histórico da televisão hollywoodiana de 1994. A série, que acompanha um grupo de seis amigos vivendo em Nova York, se tornou um sucesso de audiência mundial, marcando a geração millennial como poucos outros títulos conseguiram.

Os últimos anos foram um verdadeiro atestado da grandeza de Friends na cultura pop. A HBO Max, por exemplo, usou o evento de reunião da série como um de seus principais chamarizes quando foi lançada na América Latina em 2021. A comoção causada pela morte de Matthew Perry em outubro de 2023 também mostrou a importância da produção para os fãs, que sentiram a perda do ator como se fosse um ente querido.

Disponível para streaming na HBO Max

ER

Antes de ser o Batman, George Clooney foi o confiante e charmoso Dr. Doug Ross em ER, mais conhecido no Brasil como Plantão Médico. Grande sucesso da NBC — que também transmitia Friends —, a série ainda contou com outros nomes conhecidos do público, como Linda Cardellini (Gavião Arqueiro), Alex Kingston (Doctor Who), Ming-Na Wen (O Livro de Boba Fett), Julianna Margulies (The Good Wife) e Shane West (Gotham).

Com 15 temporadas, o procedural médico se tornou o grande destaque do boom de séries hospitalares, que passou ainda por House, New Amsterdam e segue vivo até hoje com produções como The Good Doctor e Grey’s Anatomy.

Disponível para streaming na HBO Max

Homem-Aranha

1994 viu a Marvel lançar algumas produções animadas, como Quarteto Fantástico e Homem de Ferro, mas apenas Homem-Aranha realmente fez jus às HQs que adaptou. A série não era necessariamente o ápice da animação, mas da abertura icônica às ótimas cenas de ação, foram poucos os segundos do desenho que não entraram no hall de grandes momentos do Teioso fora dos gibis.

Nos anos seguintes, outras ótimas animações do Cabeça de Teia foram lançadas, como O Espetacular Homem-Aranha (melhor, em minha modesta opinião), mas Homem-Aranha segue sendo a grande favorita entre muitos millenials. Infelizmente, a série foi cancelada antes de concluir alguns de seus principais mistérios, deixando fãs curiosos por décadas.

All That

Ok, no Brasil All That não teve repercussão o bastante para ser… isso tudo. Mas o programa juvenil de esquetes na Nickelodeon se tornou um grande celeiro de talentos, tendo lançado nomes como Kenan Thompson, Kel Mitchell (ambos de Kenan & Kel), Amanda Bynes (Ela É o Cara), Jack De Sena (Avatar: A Lenda de Aang) e Nick Cannon (Os Renegados). Praticamente uma versão “júnior” do icônico Saturday Night Live, a produção durou dez temporadas em sua transmissão original.

Ainda que seu sucesso internacional seja mínimo, All That marcou diferentes gerações no exterior e até ganhou um revival em 2019, mas a nova versão não passou da primeira temporada. Infelizmente, apenas esses episódios mais recentes podem ser assistidos legalmente no Brasil.

Uma temporada disponível para streaming no Paramount+

Party of Five — O Quinteto

O drama familiar Party of Five pode até não ter o mesmo impacto que outros títulos desta lista, mas, assim como All That, a série apresentou alguns grandes astros ao grande público, ao mesmo tempo em que abordava temas delicados da convivência em família. Estrelada por Neve Campbell (franquia Pânico), Matthew Fox (Lost), Scott Wolff (O Resgate de Ruby), Lacey Chabert (Meninas Malvadas) e Jennifer Love Hewitt (9-1-1), a série durou seis temporadas.

Não disponível no streaming

Ellen

Protagonizada por Ellen DeGeneres, Ellen começou como uma sitcom típica que acompanhava uma dona de livraria de 30 e poucos anos tentando lidar com os estresses do dia a dia. A série, no entanto, tomou proporções gigantescas quando sua principal personagem se revela lésbica — na mesma época em que a própria DeGeneres assumiu ser homossexual.

Claro, Ellen não tem a mesma presença global de Friends, a outra grande comédia de 1994. Mas a produção abriu uma porta para que personagens LGBTQIA+ passassem (aos poucos) a ser representados de formas menos estereotipada e começassem a ter mais espaço em Hollywood.

Não disponível para streaming

My So-Called Life

Embora tenha durado apenas 19 episódios, My So-Called Life tinha um charme realista todo especial, que ajudou a série a se conectar com diversos adolescentes dos anos 1990. Tudo bem, talvez a produção não tenha quebrado recordes de audiência, mas conquistou seu público com reprises e exibições fora dos Estados Unidos, tornando-se um sucesso cult.

Não bastasse, My So-Called Life ainda lançou astros como Claire Danes (Homeland) e Jared Leto (Morbius). O programa ainda contou com uma pequena participação de Kaley Cuoco (Harley Quinn), que viveu uma versão mais nova da personagem de Danes.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.