Elenco em cena de Outlander

Créditos da imagem: Outlander/Starz/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Outlander se prepara para encerrar temporada com episódio sobre lar e família

Capítulo também termina com um gancho para trama conhecida dos livros

Camila Sousa
05.05.2020
18h00

Após um episódio que facilmente poderia ser o encerramento da temporada por terminar o arco de Stephen Bonnet (Ed Speleers), Outlander retornou esta semana com um capítulo mais intimista, que fala sobre os conceitos de lar e família e termina com dois grandes ganchos.

[Spoilers de “Journeycake” abaixo]

A quinta temporada de Outlander tinha Bonnet como seu vilão principal. Ainda que a família Fraser tenha enfrentado vários desafios, era a sombra dele que pairava o tempo todo. Por isso foi curioso a escolha de encerrar o arco do vilão a dois episódios do final. Com a morte de Bonnet, a produção entregou um sentimento mais intimista em “Journeycake”, capítulo que fala sobre família e lar.

Logo no começo, a reação do pequeno Jemmy ao tocar uma pedra trouxe a resposta que muitos estavam esperando. Sim, agora o garotinho já poderia atravessar as pedras, abrindo caminho para que Roger (Richard Rankin) e Brianna (Sophie Skelton) voltem para um local mais seguro no tempo. E embora seja uma decisão difícil, a filha de Jamie (Sam Heughan) e Claire (Caitriona Balfe) sabe que essa é a coisa certa a fazer e começa os preparativos.

Com essa premissa, o capítulo foca nas despedidas, especialmente de Brianna, que sente em cada abraço que dá ao dizer que vai deixar os pais para viver com Roger em Boston. Uma cena, em específico, chama a atenção: quando Jamie tem uma conversa com a filha e lhe conta sobre seu irmão, William. O trecho é tocante e muito bem executado pelos atores. As semelhanças entre Jamie e Brianna sempre foram tão alardeadas, que os fãs esperavam mais cenas entre os dois e o desenvolvimento de uma relação de pai e filha. Ao invés disso, o patriarca ainda parece pouco à vontade na frente dela e, apesar de aquecer o coração dos espectadores, o trecho chega com certo atraso.

Já Claire encara o momento tentando deixar seu lado racional falar mais alto. Ela sabe que é mais seguro para a filha deixar aquele tempo, afinal, ela e Roger já sofreram tanto que esperar mais poderia significar uma tragédia ainda maior. Mas em seu coração de mãe, há uma dor muito grande em deixar a filha partir. Brianna foi o porto seguro de Claire quando esta voltou ao presente para se salvar. Ela era a lembrança e prova de seu amor por Jamie e, por mais que já tenha se despedido antes, o momento é muito difícil.

A família Fraser se reúne e come sanduíche de manteiga de amendoim e geleia antes da partida da família e o momento é único, ao mostrar uma família que passou por vários problemas, se separou, se uniu, riu e chorou, mas está junta e continuará, mesmo à distância.

Mas o clima bucólico de “Journeycake” é deixado de lado no final, quando o capítulo entrega dois grandes ganchos. O primeiro é a própria partida de Brianna, Roger e Jemmy. Os dois passam sim pelas pedras, mas para onde eles foram segue como dúvida que esperamos que seja respondida ainda nesta temporada.

O outro ponto é uma trama conhecida pelos fãs dos livros como uma das mais tristes para Claire e Jaime, levando em consideração tudo pelo que o casal já passou. Ao final do episódio, Claire é sequestrada e levada de Fraser’s Ridge, deixando Jaime desesperado para saber seu paradeiro. A prévia do finale da 5ª temporada já adianta que ambos sofrerão muito e resta aos fãs esperar que eles se unam em breve.

A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.