Indicado ao Oscar 2024 de Melhor Ator Coadjuvante, Robert Downey Jr. se juntou ao coro dos artistas que não aceitaram Margot Robbie ter sido esnobada pela Academia após seu trabalho em Barbie. Em bate-papo com os também indicados Sterling K. Brown e Willem Dafoe (via Variety), o eterno Tony Stark do MCU disse que a atriz não está recebendo os devidos créditos que merece.
"Nunca deixa de impressionar e me lembrar o quão pouco você precisa fazer para ser eficaz. Apenas a versão mais simples de expressão, é isso que a câmera quer. Quanto mais perto a câmera chega, mais ela quer", começou o ator.
"Margot Robbie não está recebendo crédito suficiente, na minha opinião", continuou. "A América [Ferrera] tem esse discurso incrível. E, aliás, ela arrasa! Estou assistindo e penso: 'Uau, essa foi muito difícil. É como uma peça de um ato. O filme inteiro depende disso.' Mas são os cortes para Robbie ouvindo tão ativamente que fazem perceber que Greta está realmente no caminho certo aqui"
- Margot Robbie e mais: Confira os esnobados e as surpresas do Oscar 2024
- Oscar 2024: Tudo o que você precisa saber sobre a premiação
Na maior premiação do cinema, Barbie concorre na disputada categoria de Melhor Filme e também nas de Ator Coadjuvante, com Ryan Gosling, e Atriz Coadjuvante, com America Ferrera, entre outras. No entanto, Margot Robbie foi esnobada da categoria de Melhor Atriz, e a diretora Greta Gerwig ficou de fora da disputa em Melhor Direção, o que provocou intensas reações nas redes sociais -- e motivou críticas do próprio Gosling. "Não existe Ken sem Barbie, e não existe filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas mais responsáveis por este filme histórico e mundialmente celebrado”, disse o ator.
Faturando US$ 1,4 bilhão ao redor do mundo, Barbie foi o maior sucesso de bilheteria de 2023, e tem sido figura importante na temporada de premiações - incluindo o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards.
Barbie está disponível para streaming na HBO Max.