Eamon Farren como Cahir na série de The Witcher

Créditos da imagem: The Witcher/Netflix/Divulgação

Netflix

Artigo

The Witcher | Entenda quem é Cahir, o vilão da primeira temporada

Com um dos melhores arcos dos livros e um ator talentoso na série, é alguém para se ficar de olho

Arthur Eloi
27.12.2019
22h36
Atualizada em
28.12.2019
01h32
Atualizada em 28.12.2019 às 01h32

The Witcher dá bastante foco ao trio de protagonistas, mas o mesmo não pode ser dito do vilão. Enquanto Geralt (Henry Cavill), Yennefer (Anya Chalotra) e Ciri (Freya Allan) têm seus passados e personalidades exploradas ao longo de diferentes linhas temporais, a série ocasionalmente mostra um militar de Nilfgaard em busca da menina. Quem é esse homem?

Seu nome é Cahir - especificamente, Cahir Mawr Dyffryn aep Ceallach, mas é mais fácil ficar só com o primeiro nome. Vale a pena conhecê-lo porque o futuro da saga guarda bastante importância para ele. Por enquanto, porém, ele é um cavaleiro de Vicovaro que serve Nilfgaard, e é diretamente escolhido por Emhyr var Emreis, o imperador do reino, para encontrar e capturar Cirilla. A série da Netflix cita tudo isso rapidamente, mas usa apelidos desconhecidos pelo público: durante um diálogo, Cahir menciona que sua missão lhe foi dada pela Chama Branca - que nada mais é do que um dos títulos de Emhyr.

O seriado já mostrou o rosto do vilão mas, nos livros de Andrzej Sapkowski, há uma aura de mistério. O cavaleiro é conhecido por sua armadura negra, de capacete ornamentado com asas. Cahir ajudou a conduzir o massacre em Cintra, e a imagem de sua vestimenta sombria atormenta os pesadelos de Ciri por muito tempo. O guerreiro é altamente habilidoso, mas também impulsivo e raivoso. Isso é mostrado na adaptação, e é o que resulta na sua derrota - ainda que a série tenha tomado a liberdade criativa de fazê-lo ter dificuldades em combater os feiticeiros no combate de espada, algo que seria impensável nos livros.

Até o momento, considerando que a segunda temporada deve dar início à adaptação dos romances da saga, isso é tudo que precisa ser dito sobre Cahir. Inclusive, para quem realmente não quer nenhum spoiler, é recomendado evitar pesquisar qualquer coisa sobre ele ou Emhyr, já que ambos têm segredos vitais para o programa. Seu destaque mesmo vem a partir dos eventos de Tempo de Desprezo, o segundo livro, que traz o cavaleiro em busca de redenção por ter deixado Ciri escapar. As coisas tomam rumos sangrentos e a continuação, Batismo de Fogo, traz uma reviravolta que o consagra como um excelente personagem. Seu arco é facilmente um dos melhores dos livros!

Resta torcer que a série acerte nesse desenvolvimento. Não falta talento na escrita da showrunner Lauren S. Hissrich, e o ator que interpreta o vilão - Eamon Farren - é bastante convincente, tendo atuado ao lado de Anya Chalotra (a Yen) em The ABC Murders e também participado da excelente Twin Peaks: The Return. Mesmo em projetos questionáveis, como o terror meia boca A Maldição da Casa Winchester, não ofuscam seu talento: o filme é decepcionante, mas Farren rouba a cena como um fantasma atormentado, vingativo e raivoso. Lembra alguém?

A primeira temporada de The Witcher já está disponível no catálogo da Netflix. Já a segunda é prevista para 2021, também com oito episódios.