Henry Cavill como Geralt de Rivia em The Witcher, da Netflix

Créditos da imagem: The Witcher/Netflix/Divulgação

Netflix

Lista

The Witcher | Entenda as diferentes linhas temporais da série

Três arcos diferentes se desenvolvem por episódio; saiba onde cada um se encaixa

Arthur Eloi
21.12.2019
16h57

The Witcher pode parecer um pouco confusa logo de cara. O motivo - que não fica claro durante os primeiros episódios - é que a série da Netflix conta épocas diferentes da mesma história simultaneamente, com trocas bruscas entre linhas temporais. Isso é algo que acontece desde o primeiro capítulo, e não entender isso pode prejudicar mais a experiência do espectador desavisado.

Existe uma razão para isso: o seriado adapta duas coletâneas escritas por Andrzej Sapkowski. Enquanto os contos se passam no mesmo universo e compartilham alguns personagens além de Geralt, as conexões não vão tão além disso, para serem lidas como tramas individuais. O programa, por outro lado, cria uma ordem própria para tudo. Além disso, a feiticeira Yennefer (Anya Chalotra) e Ciri (Freya Allan) são parte fundamental da trama dos cinco romances que seguem as coletâneas. Para chegar lá com arcos bem desenvolvidos, a série optou por adiantar a chegada das duas, de forma que elas compartilham tempo de tela com Geralt (Henry Cavill). Caso ainda esteja confuso, abaixo esclarecemos quando tudo está rolando na série - e fique tranquilo, já que a segunda temporada deve ser mais linear.

[Cuidado! Spoilers de alguns eventos da série abaixo]

Mais recente: Ciri

Freya Allan como Ciri em The Witcher, da Netflix
The Witcher/Netflix/Divulgação

Vale se nortear pelo arco da garota Ciri, o mais recente em termos de cronologia. Aqui Ciri já tem 12 anos de idade, e é forçada a sobreviver sozinha após Nilfgaard invadir Cintra, reino de sua família. É bom se atentar ao fato da guerra já ter eclodido, já que as outras tramas discutem como possibilidade ou algo iminente.

Intermediária: Geralt

Henry Cavill como Geralt em The Witcher, da Netflix
The Witcher/Netflix/Divulgação

O protagonista está bem no meio de suas colegas. Enquanto o bruxo mata monstros, conhece Jaskier (Joey Batey) e se envolve em todo tipo de problema, Ciri sequer sonhava em nascer, mas Yennefer já se formou na academia mágica de Aretusa e serve em côrtes reais. O primeiro episódio firma bem o lugar de Geralt no meio durante um diálogo com Renfri (Emma Appleton), em que a jovem fala que “a rainha Calanthe acabou de vencer sua primeira batalha”. Nas cenas de Ciri, porém, a avó Calanthe (Jodhi May) já é uma guerreira veterana.

Mais antiga: Yennefer

Anya Chalotra como Yennefer em The Witcher, da Netflix
The Witcher/Netflix/Divulgação

A história de origem de Yennefer é a linha temporal mais antiga do seriado. Expandindo eventos apenas citados nos livros, aqui é mostrado desde quando a feiticeira era um plebeia má formada. Graças a seu treinamento com a reitora Tissaia de Vries (MyAnna Buring) em Aretusa, Yen se torna uma feiticeira poderosa, com um processo que repara sua imagem permanentemente, sem chances de envelhecimento - mesmo que com um custo altíssimo para ela. É isso que permite com que ela continue igual durante toda as épocas. O sinal de que os eventos de Yennefer são os mais antigos acontece durante o terceiro episódio: Geralt pega o contrato do rei Foltest (Shaun Dooley) para curar a estrige mas, no lado de Yen, Foltest é apenas um garoto, o que demonstra o quão antes de tudo ela está.