Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Créditos da imagem: Sony Pictures/Divulgação

Filmes

Artigo

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa | Entenda as cenas pós-créditos

Sequências dão dicas para o futuro do MCU

Nico Garófalo
16.12.2021
17h12
Atualizada em
17.12.2021
08h13
Atualizada em 17.12.2021 às 08h13

[Texto contém spoilers de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa]

O aguardado Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa enfim chegou aos cinemas e, seguindo a tradição das produções do MCU, o longa terminou com duas cenas pós-créditos. Como já é de se esperar, as sequências apontam para o futuro da franquia dos cinemas, mas não se limita aos títulos estrelados por Tom Holland.

A primeira dessas cenas se conecta diretamente a Venom: Tempo de Carnificina e mostra Eddie Brock (Tom Hardy), recém-chegado à realidade principal do MCU, bebendo em um bar e questionando bartender - interpretado por Cristo Fernández, o Dani Rojas de Ted Lasso - sobre a existência de tantos superseres no mundo, algo não tão comum em seu universo. Além de Peter Parker, são citados ainda Hulk e Thanos, que são alvo de comentários depreciativos de Brock e seu simbionte.

A dupla, no entanto, não permanece por muito tempo no MCU. Em consequência dos acontecimentos mostrados no clímax do filme (que, convenhamos, não seria justo descrever neste texto), Eddie e Venom são transportados de volta para sua própria realidade. Sentindo que está prestes a deixar esse universo desconhecido, o simbionte protesta e, de algum jeito, consegue deixar um pedaço de si para trás, dando a entender que a próxima trilogia do Aranha no MCU pode incluir a Saga do Uniforme Negro, que deu origem ao Venom nos gibis.

Multiverso da Loucura

Como as prévias de Sem Volta Para Casa já revelaram há meses, o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) é parte importante do filme. Não à toa, a segunda cena pós-créditos traz uma prévia do longa, que tem direção de Sam Raimi. Neste teaser, é possível ver a realidade do MCU entrando em colapso por causa do mesmo feitiço que trouxe Doutor Octopus (Alfred Molina), Duende Verde (Willem Dafoe), Electro (Jamie Foxx) e mais para o mundo dos Vingadores. Por não conseguir resolver esses problemas sozinho, o Mago Supremo vai atrás de Wanda (Elizabeth Olsen), que vive isolada desde os eventos de WandaVision, e pede por sua ajuda.

Os momentos seguintes mostram o que parecem ser versões alternativas de Mordo (Chiwetel Ejiofor) e Christine (Rachel McAdams), além de dar um primeiro vislumbre de América Chavez (Xochitl Gomez) e do monstro interdimensional Shuma-Gorath. A prévia mostra também Wanda em seus trajes de Feiticeira Escarlate e dá a entender que ela agravará os problemas do multiverso.

Por fim, o teaser conecta Doutor Estranho no Multiverso da Loucura a What If…?, trazendo a aparição do Estranho Supremo, versão de Strange que absorveu infinitos seres mágicos para tentar salvar Christine da morte. Aqui, não fica claro se ele será um aliado ou um antagonista do Doutor Estranho “principal”. Por um lado, a animação do Disney+ criou para ele um arco de redenção. Por outro, ele aparece na prévia logo depois de Mordo dizer a Strange que “a maior ameaça para a nossa realidade é você”.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa contará com o retorno de vários antigos astros da franquia: de Jamie Foxx, de O Espetacular Homem-Aranha 2, novamente no papel do vilão Electro; a Alfred Molina, de Homem-Aranha 2, como o Doutor Octopus.

O filme está atualmente em cartaz nos cinemas.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.