Gavião Arqueiro

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Gavião Arqueiro | De quem é o misterioso relógio procurado por Clint

Objeto é disputado por personagens desde o primeiro episódio da série

Nico Garófalo
08.12.2021, às 12H44

[Spoilers de Gavião Arqueiro à frente]

Desde que estreou no Disney+, Gavião Arqueiro tem apresentado diferentes mistérios a serem desvendados pelos espectadores. O que mais chamou a atenção, por enquanto, foi a aparição do misterioso Tio, figura que comanda a Gangue dos Agasalhos das sombras. O mais longo, no entanto, diz respeito ao relógio de pulso encontrado no complexo dos Vingadores e leiloado no mesmo evento clandestino que o uniforme que Clint Barton (Jeremy Renner) usou durante seu sangrento período como Ronin. O quarto capítulo da série, “Parceiros, Certo?”, trouxe algumas novas informações sobre o Rolex, que, segundo o Gavião Arqueiro, contém informações sobre um amigo que abandonou a vida de espionagem e pode levar quem o decifrar direto para as portas deste ex-espião. Por mais que a produção possa estar preparando o terreno para a chegada de um novo personagem, muitas pistas indicam que o espião em questão já seja uma velha conhecida dos fãs: Laura Barton (Linda Cardellini), esposa do vingador.

Introduzida em Vingadores: A Era de Ultron, Laura fazia parte de uma “vida secreta” de Clint, conhecida apenas por Natasha (Scarlett Johansson), sua melhor amiga e parceira de campo, e Nick Fury (Samuel L. Jackson), que arranjou o enorme terreno habitado pelos Barton. O presente da personagem é relativamente simples: mãe de três filhos, ela vive escondida com as crianças para que os inimigos da SHIELD e dos Heróis Mais Poderosos da Terra não os machuquem. Seu passado, por outro lado, é completamente desconhecido. Como ela conheceu o marido? Ela tinha uma carreira antes de precisar se isolar? Por que Fury arriscou tanto para dar um lar para um agente que, até onde se sabia, estava longe da aposentadoria? Embora essas questões possam ser apontadas como simples furos de roteiro, as aparições de Laura em Gavião Arqueiro dão a entender que a personagem é muito mais do que apenas a “Sra. Barton”.

Em retrospecto, um passado na espionagem encaixa perfeitamente na forma como ela foi apresentada em A Era de Ultron. Além de não mostrar qualquer surpresa ao conhecer lendas vivas como Capitão América (Chris Evans) e Thor (Chris Hemsworth), Laura engana Tony (Robert Downey Jr.) com extrema facilidade ao guiá-lo para conversar com Fury. Aliás, o diretor da SHIELD claramente confia na esposa de Barton pelo menos o bastante para permitir que ela viva mesmo depois do Gavião Arqueiro lhe contar sobre seus casos com e sem os Vingadores. Nem mesmo a vida de Natasha antes de entrar para a SHIELD é segredo para Laura.

A suspeita sobre um passado obscuro de Laura só aumenta quando prestamos atenção em seus atos em Gavião Arqueiro, que deixa bem claro que ela sabe tudo o que Clint fez como Ronin. Quando reencontramos o Gavião Arqueiro e seus filhos passeando por Nova York, a matriarca da família Barton é a única da família a dispensar o passeio, permanecendo no terreno remoto presenteado por Fury. Se o local foi escolhido para esconder os entes queridos do arqueiro, por que ele, famoso por salvar o mundo pelo menos três vezes, sai sem problemas com as crianças para visitar pontos turísticos em uma das cidades mais populosas do mundo?

A desculpa de Barton ser “irreconhecível”, por exemplo, não cola. Só no primeiro episódio da produção, ele é reconhecido quatro vezes por civis, incluindo a própria Kate (Hailee Steinfeld). Jack (Tony Dalton), Eco (Alaqua Fox) e vários capangas da Gangue dos Agasalhos também o identificam sem grandes problemas. Ainda assim, ele e seus filhos nunca são ameaçados pelos antagonistas da série.

Voltando para Laura, ela demonstra habilidades bem decentes de espionagem. Em “Parceiros, Certo?”, ela rapidamente encontra informações que ligam Jack a uma empresa de fachada da Gangue dos Agasalhos e muda de forma natural o idioma em que conversa com o marido no telefone. Além disso, Laura tem acesso ao sistema de rastreamento do relógio, que ela própria deduziu que não havia sido destruído. Os Barton ficam visivelmente assustados quando consideram a possibilidade de os dados guardados no acessório caírem nas mãos erradas e, quando descobre a localização do Rolex, Clint se desvia de seus planos de ajudar Kate com o caso da Gangue dos Agasalhos para imediatamente buscar o relógio.

O único grande peso contra essa possibilidade é, ironicamente, apresentado na mesma cena em que Kate recupera o relógio. Junto do acessório, a Gaviã Arqueira encontra uma pequena lista com o nome dos cinco Bartons: Clint, Laura, Cooper (Ben Sakamoto), Lila (Ava Russo) e Nate (Cade Woodard). Partindo do pressuposto que Eco e a Gangue dos Agasalhos realmente estejam atrás do relógio por causa de Laura, é difícil imaginar que eles tenham descoberto seu nome e estado civil sem considerar a possibilidade de ela ser seu alvo final. Por outro lado, os membros da facção foram definidos pela própria mamãe Barton como “idiotas”, então talvez eles não tenham tanta facilidade em ligar esses pontos.

Por enquanto um dos mistérios mais divertidos da Marvel na TV, a identidade guardada no relógio deve ser revelada até 22 de dezembro, quando for disponibilizado o último episódio de Gavião Arqueiro. Até lá, toda teoria é bem-vinda.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.