Gavião Arqueiro

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Gavião Arqueiro | 4º episódio começa introdução de nova geração de Vingadores

“Parceiros, Certo?” mostra primeiro contato de novos personagens legado do MCU

Nico Garófalo
08.12.2021, às 08H19

[Spoilers de Gavião Arqueiro à frente]

Já não é segredo para ninguém que Kate Bishop, vivida na série do Gavião Arqueiro por Hailee Steinfeld, é uma importante peça da equipe dos Jovens Vingadores criada por Allan Heinberg e Jim Cheung no começo dos anos 2000. Com a jovem arqueira co-protagonizando a produção do Disney+, fãs esperam desde a estreia do programa por uma referência, por mínima que seja, à superequipe. E foi no quarto episódio, “Parceiros, Certo?”, que tivemos o primeiro aceno - literalmente - a um possível surgimento do grupo nos próximos anos. O novo capítulo, que foi ao ar nesta quarta-feira (8), enfim trouxe a esperada participação de Florence Pugh como Yelena Belova, em uma cena que recriou o primeiro contato entre Clint (Jeremy Renner) e Natasha (Scarlett Johansson).

Enquanto tentam invadir um apartamento para recuperar o relógio roubado pela Gangue dos Agasalhos, Clint e Kate são atacados individualmente por Yelena e Eco (Alaqua Fox). A cena rapidamente evolui para uma espécie de battle royale, com a nova Viúva e a líder dos agasalhos atacando tanto os Gaviões quanto uma à outra. Depois de forçar Maya a recuar, a jovem Bishop aponta seu arco para a espiã, mas baixa sua mira após uma troca de olhares e um rápido aceno de Belova.

Obviamente, esses segundos poderiam ser vistos como apenas mais um exemplo da inocência e inexperiência de Kate, mas, considerando a já conhecida história de Clint e Natasha, é difícil não traçar um paralelo com os famosos eventos de Budapeste, onde o então agente da SHIELD se recusou a matar a assassina russa. Assim como espelha esse primeiro confronto entre Gavião Arqueiro e Viúva Negra, “Parceiros, Certo?” pode também ter dado um passo importante na formação de um novo grupo de Vingadores, desta vez unindo versões legado dos primeiros membros escolhidos por Nick Fury (Samuel L. Jackson) para a equipe.

Quando começou a considerar nomes para a Iniciativa Vingadores na já distante Fase 1 do MCU, o coronel incluiu Natasha e Clint, antes mesmo de Tony Stark (Robert Downey Jr.). Tendo na dupla de amigos dois de seus agentes mais confiáveis, Fury inclusive os coloca para observar a entrada de potenciais novos membros: a Viúva, por exemplo, faz uma avaliação psicológica completa do Homem de Ferro, enquanto o Gavião acompanhou Erik Selvig (Stellan Skarsgård) desde que o físico teve contato com Thor (Chris Hemsworth).

A escolha de Clint de deixar Natasha viva anos atrás desencadeou eventos que, entre outras coisas, levaram à formação dos Vingadores originais. Como Kevin Feige raramente permite que sua equipe dê ponto sem nó, o paralelo recriado por Kate e Yelena também deve trazer consequências a longo prazo no MCU. Por mais que a dupla raramente se encontre nos quadrinhos, esse leve aceno trocado em Gavião Arqueiro pode significar o começo de um novo ciclo de Vingadores, que deve continuar nos próximos anos.

Por outro lado, essa especulação toda pode também ser apenas uma grande forçação de barra e a troca de olhares entre Kate e Yelena pode muito bem ser só e apenas uma troca olhares.

A trama de Gavião Arqueiro acompanha Clint Barton (Jeremy Renner) ensinando a novata Kate Bishop (Hailee Steinfeld) a ser uma heroína sem superpoderes, assim como ele.

A série terá seis episódios, e será escrita e produzida por Jonathan Igla, de Mad Men. Esta será a quarta série em live-action do MCU no Disney+, já que o estúdio lançou neste ano WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal e Loki.

Gavião Arqueiro tem novos episódios disponibilizados toda quarta-feira no Disney+.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.