Gavião Arqueiro

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

Gavião Arqueiro | Os principais easter eggs do 3º episódio

“Ecos” conta com falas dos quadrinhos, novo vilão e referência a lendas do MCU

Nico Garófalo
01.12.2021, às 16H42

[Spoilers de Gavião Arqueiro à frente]

Terceiro episódio de Gavião Arqueiro, “Ecos” foi disponibilizado nesta quarta-feira (1º) no Disney+ e apresentou Eco (Alaqua Fox), uma das líderes da Gangue dos Agasalhos e próxima heroína do MCU a ganhar uma série solo. Além dela, o novo capítulo trouxe vários easter eggs relacionados ao restante da franquia e aos quadrinhos que inspiraram o programa.

Confira abaixo as principais referências do episódio:

Shang-Chi

“Ecos” abre com um flashback da infância de Eco. Na sequência, vemos a garota conversando com o pai, William (Zahn McClarnon), e perguntando o som de algumas coisas, que ela desconhece por ter nascido surda. Em determinado momento, ela pergunta ao pai se dragões existem e ele responde dizendo que, caso eles existam, eles vivem em outro mundo, longe do nosso.

O diálogo remete imediatamente a Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e à aparição do Grande Protetor, dragão que guarda a cidade de Ta Lo contra as forças sombrias e empresta as escamas para que seu povo possa se proteger dos inimigos que ameaçam a realidade. Como disse William, a criatura vive em outro mundo: a dimensão paralela que oculta Ta Lo.

Tio

Em uma cena que deixou os fãs em polvorosa, Gavião Arqueiro introduziu o Tio, verdadeiro líder da Gangue dos Agasalhos e que mostra um carinho pela jovem Maya, que no futuro se tornará a Eco. Sua ligação com a garota e seu alto cargo na máfia obviamente levantaram a possibilidade de o homem ser na realidade Wilson Fisk. Mais especificamente, a versão vivida por Vincent D’Onofrio nas séries da Marvel produzidas pela Netflix.

A oficina mecânica Fat Man (homem gordo, em tradução livre) usada pela Gangue dos Agasalhos pode ser outro sinal de que Fisk será reapresentado ao MCU. O clássico vilão sempre foi apresentado com uma aparência corpulenta e, com frequência, seus inimigos fazem referências pejorativas à sua forma física em uma tentativa de irritá-lo.

Obviamente, ainda não há qualquer confirmação sobre a identidade do vilão, que só teve a mão mostrada no episódio.

“Máscara” da Eco

Anos depois da conversa entre Maya e William, Clint (Jeremy Renner), usando seu manto de Ronin, rastreou e eliminou membros da Gangue dos Agasalhos, incluindo o pai da Eco. Em seus últimos momentos de vida, o homem toca o rosto da filha, carimbando sua mão com sangue. A cena foi diretamente tirada dos quadrinhos que contam a origem de Eco, que passa a pintar a palma do pai no rosto quando começa a atuar como vigilante.

Além dessa marca, o logo circular que Eco carrega em seu traje nos quadrinhos pode ser visto tatuado no pescoço de William.

Kazi

Vivido por Fra Fee, Kazi é um dos membros de maior destaque da Gangue dos Agasalhos na série. Nos quadrinhos, ele é um assassino contratado pelos principais líderes da máfia de Nova York para matar Clint Barton depois que ele atrapalha seus planos. Sob o codinome de O Palhaço, Kazi comanda um ataque ao prédio que Clint mora e chega a deixar o herói completamente surdo após um ataque surpresa.

Ainda, Kazi chegou a trocar beijos com Kate em uma festa da socialite novaiorquina. Na ocasião, a Gaviã Arqueira obviamente não sabia da identidade de Kazi. Esse momento também é referenciado na série, quando a personagem de Hailee Steinfeld descreve o capanga como “gato” em uma conversa com Clint.

“Ela tem nove anos. E é muito mimada”

A relação fraternal entre Clint e Kate ganha novas camadas em “Ecos”, com o Gavião original se inclinando aos poucos para um papel de protetor e mentor da garota. Quando Eco questiona por que a jovem estava usando a roupa do Ronin, o vingador argumenta que sua nova parceira não sabia o significado da roupa. Para reforçar sua defesa, Clint diz que “ela tem nove anos. E é muito mimada”. Essa fala está presente da mesma maneira na HQ Gavião Arqueiro de Matt Fraction e David Aja e é proferida na primeira cena em que Kate aparece no título.

Viúva Negra

Interrogado por Eco, Clint afirma que o Ronin, responsável pela morte de vários membros da Gangue dos Agasalhos, morreu e que foi a Viúva Negra (Scarlett Johansson) que o matou. Obviamente, o Gavião quis dizer que Natasha o convenceu a abandonar o manto do ninja assassino em Vingadores: Ultimato e ajudar seus colegas de equipe a recuperar as Joias do Infinito.

Challenger 72 e a perseguição em alta velocidade

Quando conseguem escapar de Eco e da Gangue dos Agasalhos, Clint e Kate se deparam com um Dodge Challenger 1972, que rapidamente chama a atenção da garota. O carro é idêntico ao que o vingador compra na história de Fraction e Aja, assim como a perseguição em que ele é usado. Ao contrário do gibi, no entanto, os Gaviões Arqueiros usam um carro preto, com o Challenger sendo dirigido por Eco.

Assim como o automóvel, a perseguição também é diretamente tirada dos gibis, onde a dupla também atira flechas com massinha, ácido, bombas e ganchos.

Flecha com Partículas Pym

Uma das grandes novidades da aljava de Clint em Gavião Arqueiro é a flecha com Partículas Pym - criação de Hank Pym que permite que Homem-Formiga e Vespa mudem de tamanho - na ponta, que permite que o Gavião faça uma flecha comum de Kate aumentar a um tamanho impressionante e impeça um caminhão usado por agasalhados de atropelar a Dupla Defeituosa.

Flecha USB

A flecha USB faz sua segunda aparição de 2021 em “Ecos”. A arma, que já foi usada pelo Gavião Arqueiro para derrubar um porta-aviões da SHIELD em Os Vingadores, também foi usada em What If…?. No desenho, a versão animada de Clint usa a seta para baixar Arnim Zola (Toby Jones) no corpo de Ultron.

Gavião quem?

O falso-musical Rogers proporcionou uma hilária cena de abertura para Gavião Arqueiro. Em “Ecos”, o musical volta a ser referenciado em um outdoor ilustrado com a silhueta dos Vingadores originais. O Gavião Arqueiro, no entanto, aparece bem menor e afastado do grupo, ilustrando a maneira como o herói é visto pelo público dentro do MCU.

Gavião Arqueiro #19

Em uma lista publicada no Omelete após a estreia de Gavião Arqueiro, apontamos a edição da HQ de Fraction e Aja que traz Clint completamente sem audição como um dos momentos dos gibis que mais queríamos ver na série. A sequência foi entregue já no terceiro episódio da produção, que mostra o quanto o Gavião teve seu sentido prejudicado pelos anos de combate.

Essa perda de audição também é usada de forma tocante pela série quando Clint recebe uma ligação de seu filho mais novo, Nathaniel (Cade Woodward), e consegue conversar com ele por telefone graças à ajuda de Kate.

Uniforme original de Clint

Kate cresceu admirando o Gavião Arqueiro e, claramente, tem suas próprias ideias de como ele deveria trabalhar sua “carreira” de super-herói. Entre outras coisas, a garota inclusive imaginou um novo e chamativo uniforme para Clint, que, apesar de ser bem diferente dos trajes táticos que ele vestiu até agora no MCU, é bem similar ao uniforme clássico do herói nos gibis da Marvel.

 

Kate Bishop, detetive particular

Quando assumem o título da Gaviã Arqueira na Marvel, Kelly Thompson e Leonardo Romero mostram Kate Bishop tentando emplacar uma carreira como detetive particular em Los Angeles. Na HQ, a garota mostra grande capacidade de observação e dedução, características que começaram a ser introduzidas em “Ecos”. Na série do Disney+, ela mostra em conversa com Clint que está quase entendendo a razão do novo mentor estar tão obstinado em recuperar o traje do Ronin, embora ainda não tenha deduzido a verdadeira identidade do ninja sanguinário.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.