Gavião Arqueiro/Jovens Vingadores

Créditos da imagem: Marvel Comics/Divulgação

Séries e TV

Lista

Gavião Arqueiro | Momentos dos quadrinhos que queremos ver na série

Vida movimentada - e divertida - de Clint Barton e Kate Bishop proporciona material rico para adaptação

Nico Garófalo
25.11.2021
15h02

A série do Gavião Arqueiro finalmente chegou ao Disney+ e, desde suas primeiras prévias, promete recriar para a TV todo o charme das desventuras vividas por Clint Barton e Kate Bishop na hilária e divertida fase dos quadrinhos comandada por Matt Fraction e David Aja. Obviamente, fãs da premiada HQ da Marvel têm seus momentos favoritos e alimentam esperanças de que a produção do MCU recrie essas passagens.

Como é muito difícil encaixar uma fase inteira dos quadrinhos em apenas seis episódios, separamos alguns momentos que queremos muito que apareçam em Gavião Arqueiro - confira:

Sortudo, o Cachorro-Pizza em...

O simpático cãozinho Sortudo tem sido grande destaque nas peças de divulgação de Gavião Arqueiro. O Cachorro-Pizza (“codinome” conquistado pelo amor do bicho por pizzas) é praticamente um dos protagonistas da HQ de Fraction e Aja e, na 11ª edição da série, ganha uma história inteira narrada de seu ponto de vista. A revista em questão traz pouquíssimas palavras, focando apenas naquelas que Sortudo entende (“pizza”, “Gavião Arqueiro”, “bom garoto” e “Flecha”, seu nome original). Ao longo do dia, Sortudo se apaixona, briga com um assassino, encara seu antigo dono e deixa Nova York ao lado de Kate rumo a Los Angeles.

Por mais que seja um episódio relativamente difícil de se executar, levar essa história para o Disney+ traria uma visão diferente do que nos acostumamos a ver em séries de super-herói e daria a Gavião Arqueiro um ar de novidade. Além disso, quanto mais tempo de tela Sortudo tiver, mais feliz seremos.

Capangas pedindo arrego

Quem assistiu aos primeiros dois episódios de Gavião Arqueiro já reparou que a Gangue dos Agasalhos será uma grande pedra no sapato de Clint (Jeremy Renner) e Kate (Hailee Steinfeld) durante a série. E caso a produção siga a linha dos gibis, os brutamontes podem protagonizar uma das melhores piadas recorrentes das histórias recentes dos Gaviões.

Ao longo dos últimos anos, capangas da Gangue dos Agasalhos e da Madame Máscara apanharam tanto e tantas vezes seguidas da Dupla Defeituosa que, só de ver uma flecha roxa por perto, eles já começam a correr de medo. A coisa fica tão feia para os capangas que, em determinado momento, tudo o que os Gaviões Arqueiros precisam fazer para derrubar um deles é puxar sua muleta.

Gavião Armeiro

No segundo episódio da série, somos apresentados a Grills (Clayton English), um bombeiro entusiasta de LARP (“RPG em pessoa”, em tradução livre) que encontra - e rouba - o traje de Ronin no incêndio causado pela Gangue dos Agasalhos no apartamento de Kate. Inofensivo, ele rapidamente se entende com Clint quando o vingador o procura para pegar o uniforme de volta.

Sua contraparte nos quadrinhos é um dos moradores do prédio que Clint comprou de mafiosos e um dos vizinhos mais simpáticos do local. Seu único problema é que ele parece incapaz de chamar o Gavião Arqueiro pelo seu nome correto e sempre que aparece chama o herói de “Gavião Armeiro” (em sua defesa, Clint também nunca acertou o nome do inquilino, que na verdade se chama Gil).

Por enquanto, ninguém usou o codinome errado de Barton e seria uma verdadeira decepção chegar ao fim da série sem alguém falar “Gavião Armeiro” (“Hawkguy” no original) pelo menos uma vez.

Barney Barton

Irmão trambiqueiro de Clint, Barney Barton já atuou como vilão sob o manto Flecha Certeira, tendo inclusive trabalhado para os Vingadores Sombrios de Norman Osborn. Depois de uma sucessão de infortúnios, o ex-artista circense se vê numa pindaíba danada e procura pela ajuda do irmão, com quem faz as pazes (não sem antes apanhar um bocado da Gangue dos Agasalhos).

A relação entre os Barton é um dos grandes trunfos do Gavião Arqueiro de Fraction e Aja e, se bem trabalhada, pode dar ainda mais profundidade ao vingador, que, até a estreia da série, era desenvolvido a conta-gotas.

Episódio sem som

Os primeiros dois episódios de Gavião Arqueiro já introduzem a progressiva perda de audição de Barton após anos de explosões acontecendo bem perto de seus ouvidos. Nos quadrinhos, a audição de Clint chegou a desaparecer completamente após um assassino atacar os ouvidos do vingador com duas de suas próprias flechas. As páginas seguintes trazem o Gavião se comunicando através da Língua de Sinais com o irmão e com os amigos.

Em 2021, o MCU começou a dar seus primeiros passos na inclusão de personagens surdos, como Makkari (Lauren Ridloff) em Eternos e Eco (Alaqua Cox), sendo esta uma das novas personagens de Gavião Arqueiro. Adaptar a passagem das HQs citada acima seria parte natural do caminho de representatividade que o Marvel Studios vem construindo em suas produções.

Jovens Vingadores

Eli Bradley/Patriota, Cassie Lang/Estatura, Billy Kaplan/Wiccano e Tommy Shepherd/Célere são, ao lado de Kate Bishop, os membros dos Jovens Vingadores já introduzidos ao MCU, quase todos só em 2021. Enquanto os planos do Marvel Studios para o grupo ainda estão trancados a sete chaves, já ficou bem claro que eles existem.

Como Gavião Arqueiro marca a primeira vez que um membro do grupo estrela (ou co-estrela, no caso) de fato um título do estúdio, a série traz a oportunidade perfeita para Kevin Feige e seu time deixarem claro que os Jovens Vingadores estão vindo.

Nova York contra os Gaviões

O legado de Fraction e Aja para o Gavião Arqueiro é inegável e, de praxe, a dupla incluiu no gibi um momento que seria a cena pós-créditos perfeita para a série do Disney+. Depois do barulho que Clint e Kate causam ao desmantelar várias células criminosas por toda Nova York, os principais líderes da máfia da cidade se reúnem para discutir o que fazer com a Dupla Defeituosa.

Coruja, Lápide, Maria Tifóide, Cabeça de Martelo, Senhor Negativo, Madame Máscara, Derek Bishop e mais mafiosos se reúnem para decidir o destino dos Gaviões e votam a favor de transformá-los em inimigos número um do submundo do crime. A reunião é comandada por ninguém mais, ninguém menos que Wilson Fisk. Só imaginar o retorno de Vincent D’Onofrio no terno do Rei do Crime com os dizeres “Kate Bishop retornará” nos últimos segundos de Gavião Arqueiro já é o bastante para causar arrepios (dos bons) em qualquer fã de quadrinhos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.