Cavaleiro da Lua

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

Cavaleiro da Lua | Os principais easter eggs e referências do quarto episódio

Indiana Jones (de novo), fase icônica dos gibis dominam “A Tumba”

Omelete
1 min de leitura
Nico Garófalo
20.04.2022, às 13H02
ATUALIZADA EM 20.04.2022, ÀS 13H13
ATUALIZADA EM 20.04.2022, ÀS 13H13

[Spoilers de Cavaleiro da Lua - “A Tumba” à frente]

Quarto episódio de Cavaleiro da Lua, “A Tumba” estreou nesta quarta-feira (20) no Disney+, com o já tradicional pacotão de easter eggs esperado das produções do Marvel Studios. Referenciando os quadrinhos que dão origem à minissérie, o episódio também fez (mais uma) piada com a franquia Indiana Jones.

Confira abaixo as principais referências mostradas no capítulo:

Figurino

Marvel Studios/Divulgação

Com Khonshu (F. Murray Abraham) aprisionado, Marc/Steven (Oscar Isaac) fica impossibilitado de invocar o traje do Cavaleiro da Lua e, por isso, nunca assume a identidade em “A Tumba”. O departamento de figurino da minissérie, no entanto, tenta matar a saudade do público dando ao ex-mercenário uma roupa bem parecida com o uniforme místico, incluindo um casaco branco longo e com capuz.

Origens do Cavaleiro da Lua e o pai de Layla

Marvel Studios/Divulgação

Em determinado momento do episódio, Layla (May Calamawy) confronta Marc sobre a morte de seu pai e o ex-mercenário conta que ele e seu parceiro na época encontraram a escavação. Esse segundo mercenário viu os tesouros escondidos e, em um ato de ganância, matou todos os presentes para roubar os artefatos para si e enriquecer.

Essa história é a mesma dos quadrinhos, em que o parceiro em questão se chama Bushman e, após tentar assassinar Marc, ele se torna um dos grandes vilões do Cavaleiro da Lua. À medida que a minissérie avança na exposição do passado de Marc, fica mais e mais provável que o vilão faça sua estreia no MCU.

A fase de Jeff Lemire e Greg Smallwood

Marvel Comics/Divulgação

Desde as primeiras prévias de Cavaleiro da Lua, já sabemos que a fase icônica comandada por Jeff Lemire e Greg Smallwood serviria de base para a minissérie. Em “A Tumba”, a adaptação é quase exata, com Marc se encontrando em um hospício após ser baleado por Harrow (Ethan Hawke).

Nos gibis, esse cenário é criado por Ammit dentro da Heliópolis, dimensão fora da realidade habitada pelos deuses egípcios. Lá, a deusa se disfarça como a psiquiatra Dra. Emmet (que aqui é substituída por Harrow) e tenta quebrar Marc Spector, convencendo-o de que ele está internado desde a infância e que toda a sua vida como o Cavaleiro da Lua não passou de uma alucinação. Ao fim da história, Marc, ao lado de suas outras personalidades, escapa de Heliópolis e recupera o controle sobre a própria mente.

Indiana Jones e Lara Croft

Marvel Studios/Divulgação

O espectador de Cavaleiro da Lua é introduzido ao núcleo do hospício com a ajuda de um filme antigo estrelado por um charmoso arqueologista. Indiana Jones? Não. O explorador em questão é um britânico chamado Steven Grant, estrela do longa Tomb Buster - título que brinca com a franquia de games Tomb Raider.

Harrow, o “psiquiatra” de Marc, tenta convencê-lo que ele usou o filme de inspiração para suas alucinações, incluindo sua personalidade a parte, também chamada Steven Grant.

Rostos conhecidos

Marvel Studios/Divulgação

Quando a câmera passa pelo salão do hospício, vemos alguns velhos conhecidos de Marc e Steven. Além de Layla, é possível ver Crawley (Shaun Scott), Donna (Lucy Thackeray) e os dois policiais que abordaram Steven em seu apartamento, que aqui aparecem como os enfermeiros Bobbi (Ann Akinjirin) e Billy (David Ganly).

Vale apontar que Bobbi e Billy eram também os nomes dos dois chacais de Ammit nos quadrinhos de Lemire e Smallwood e que a dupla também se disfarçava de enfermeiros para manter Marc prisioneiro em Heliópolis.

Layla, a Escaravelho Escarlate?

Marvel Studios/Divulgação

Como já foi dito na lista da semana passada, a esposa de Marc nos gibis, Marlene, foi substituída na minissérie por Layla El-Faouly. Apesar da troca, as duas têm histórias de vida bem parecidas, incluindo o pai arqueólogo morto por um parceiro de Marc. Alguns detalhes de Cavaleiro da Lua podem indicar um papel maior para Layla no futuro do MCU.

Tanto o apelido carinhoso dado por seu pai (pequeno escaravelho) quanto seu sobrenome indicam que ela pode ser uma versão do Escaravelho Escarlate, vilão dos Invasores introduzido em 1977. Nos gibis, Abdul Faoul era um dos líderes dos Filhos do Escaravelho, grupo que buscava acabar com o domínio do Reino Unido no Egito. Durante a Segunda Guerra, ele enganou Capitão América, Namor e companhia para encontrar o Escaravelho Rubi, que o dá superforça, projeção de energia e poderes de voo.

Além da “coincidência” de sobrenomes com Faoul, Layla também aparece em “A Tumba” com um curioso dedal branco. Nele, está desenhado um pequeno escaravelho vermelho, algo que pode reforçar a ligação entre os personagens.

Jake Lockley

A terceira personalidade que divide o corpo com Marc e Steven é mais uma vez referenciada no novo episódio de Cavaleiro da Lua. Se nos capítulos anteriores ele “apareceu” por meio dos apagões violentos do Cruzado da Crescente, “A Tumba” insere Jake Lockley através de um misterioso sarcófago vermelho pelo qual Marc e Steven passam no hospício depois que o mercenário salva sua contraparte, que também estava presa em um sarcófago. Mais uma vez, a produção dá a entender que Jake é uma identidade violenta desconhecida por Steven e Marc e que deve ser liberada nos próximos capítulos da série.

O elenco de Cavaleiro da Lua conta com Oscar Isaac (Cenas de Um Casamento) como o personagem-título, Ethan Hawke (Boyhood) como o vilão Arthur Harrow, May Calamawy (Ramy) como Layla, Gaspard Ulliel (em sua última performance antes de morrer) como o Homem da Meia-Noite e F. Murray Abraham (Amadeus) como dublador do deus egípcio da Lua, Khonshu.

A série terá novos episódios liberados todas as quartas-feiras no Disney+.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.